SóProvas


ID
2884198
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Por que é que morreram tantos remédios? Por que é que os remédios morrem? Tal é o problema. Não basta expô-lo; força é achar-lhe solução. Há de haver uma razão que explique tamanha ruína. Não se pode compreender que drogas eficazes no princípio de um século sejam inúteis ou insuficientes no fim dele. Tendo meditado sobre este ponto algumas horas longas, creio haver achado a solução necessária.

            Esta solução é de ordem metafísica. A natureza, interessada na conservação da espécie humana, inspira a composição dos remédios, conforme a graduação patológica dos tempos. Já alguém disse, com grande sagacidade, que não há doenças, mas doentes. Isto que se diz dos indivíduos, cabe igualmente aos tempos, e a moléstia de um vi não é exatamente a de outro. Há modificações lentas, sucessivas, por modo que, ao cabo de um século, já a droga que a curou não cura; é preciso outra. Não me digam que, se isto é assim, a observação basta para dar a sucessão dos remédios. Em primeiro lugar, não é a observação que produz todas as modificações terapêuticas; muitas destas são de pura sugestão. Em segundo lugar, a observação, em substância, não é mais que uma sugestão refletida da natureza. 

(Machado de Assis. Disponível em: http://www.cronicas.uerj.br/home/cronicas/machado/rio_de_janeiro/ano1893/19nov1893.html. Fragmento.)

Mantendo a correção linguística e a coesão textual, assinale a reescrita correta para o trecho “Não basta expô-lo; força é achar-lhe solução.” (1º§)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: Erro da B: O pronome oblíquo “lhe” é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Enquanto os pronomes o, a, os, as e variações como lo, la são dos objetos diretos.

    Ex: a) Quero cumprimentar meu pai pelo esforço. Quero cumprimentá-lo pelo esforço.

    Agora, observe uma oração na qual o verbo exige um complemento com preposição:

    a) Respondeu ao chefe prontamente. Respondeu-lhe prontamente.

  • fabio, vc simplesmente sanou uma dúvida mortal minha. Havia estudado isso, mas não peguei bem.

  • Para conferir se o pronome átono está corretamente empregado...

    a) verifique se tal pronome está substituindo um complemento DIRETO. Se sim, então esse pronome é O ou suas flexões.

    b) verifique se tal pronome está substituindo um complemento INDIRETO. Se sim, então esse pronome é LHE ou suas flexões.

    Isso se justifica pelo fato de o LHE "ter embutido nele" uma preposição obrigatória, isto é:

    LHE = a ele / para ele / dele / para ele / para você / de você / etc.

  • Poderia ser a letra A, caso fosse: achar-lho