SóProvas


ID
2884486
Banca
FAFIPA
Órgão
COMAFEN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo:

I. Arquivo corrente é formado pelo conjunto de documentos atuais que são objeto de consultas frequentes.

II. Arquivo temporário é formado pelo conjunto de documentos oriundos do arquivo corrente que aguardam para serem eliminados.

III. Arquivo permanente é formado pelo conjunto de documentos que possuem valor histórico, cultural ou científico, mas que não são consultados com frequência e, portanto, são chamados também de arquivo morto.

Quais assertivas estão CORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • I. Arquivo corrente é formado pelo conjunto de documentos atuais que são objeto de consultas frequentes.

    II. Arquivo temporário é formado pelo conjunto de documentos oriundos do arquivo corrente que aguardam para serem eliminados. Podem ser recolhidos ao arquivo permanente para guarda.

    III. Arquivo permanente é formado pelo conjunto de documentos que possuem valor histórico, cultural ou científico, mas que não são consultados com frequência e, portanto, são chamados também de arquivo morto. São chamados de arquivo permanente.

    Gabarito: A

  • Sobre essa questão do arquivo morto, não tem jeito, algumas bancas dizem que pode usar e outras não. Infelizmente a única alternativa é dar a sorte de a banca ter alguma questão anterior que aborde o assunto pra que possamos entender o posicionamento dela.

  • II. Arquivo temporário é formado pelo conjunto de documentos oriundos do arquivo corrente que aguardam para serem eliminados. E tá errado? O arquivo intermediário pode ser eliminado OU ser recolhido (transformado em arquivo permanente). O item estaria errado, ao meu ver, se dissesse que aguarda exclusivamente/como única opção a eliminação.

  • Arquivo temporário é igual conversa com ex no wpp.

    A gente nunca elimina vai que um dia precise para jogar na cara.

  • Professor Sirlo Oliveira, em uma videoaula, já chamou arquivo permanente de "arquivo morto". Afff, banca imunda

    GABARITO A

  • LETRA A

  • I. Arquivo corrente é formado pelo conjunto de documentos atuais que são objeto de consultas frequentes. Certo

    II. Arquivo temporário (intermediário) é formado pelo conjunto de documentos oriundos do arquivo corrente que aguardam para serem eliminados. Ou podem ser recolhidos ao arquivo permanente para guarda.

    III. Arquivo permanente é formado pelo conjunto de documentos que possuem valor histórico, cultural ou científico, (informativos ou probatórios) mas que não são consultados com frequência e, portanto, são chamados também de arquivo morto

    Gabarito: A

  • Arquivo permanente também pode ser chamado de arquivo MORTO

  • Sobre essa questão, nem o professor do QC sabe. Tanto é que nem comenta!

  • acredito que o erro na três está quando fala que 'não são consultados com frequência' - isso não tem absolutamente nada a ver com o arquivo ser permanente. a questão não esta errada ao chamar de arquivo morto, isso é indiferente aqui nesse caso

  • Letra A

    A III acredito estar errada porque ela afirma que o arquivo é chamado de morto por não ter mais consultas frequentes. O arquivo permanente é chamado de morto porque ele perdeu seu principal valor, o valor administrativo.

    Mas é só uma opinião não sei se é exatamente por isso.

  • Vai entender... Esses dias respondi uma questão que considerava o "arquivo morto" como correto.

    Enfim, em regra o arquivo morto está em desuso... Errei aqui por achar que a outra questão tinha razão, mas, depois de ver na literatura, realmente não se utiliza mais o termo "arquivo morto".

  • O item II está incorreto, primeiro, porque na idade intermediária (que o item chamou de temporário, porque há uma obra que o examinador utilizou como referência que trata a segunda idade desta forma: "Manual da Secretária", dos autores HENRNADES e MEDEIROS) os documentos aguardam para serem eliminados ou recolhidos para guarda permanente. O item afirma que seria somente a eliminação.

    O item III está incorreto porque diz que no arquivo permanente os documentos não são utilizados com frequência (a questão de ser muito ou pouco utilizados se referem à primeira e segunda idade, respectivamente). Não há na bibliografia referência à freqência de consulta na terceira idade. Quando o item fala em muito ou pouco consultado está se referindo às idades corrente e intermediária. O termo "arquivo morto" também não é aceito na Arquivologia (embora tenhamos obras "duvidosas" que utilizam este termo...