-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS - Também denominada departamentalização por fases do processo, por processamento ou, ainda, por equipamento. É frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento são feitos por meio de sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado. É o processo de produção dos bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação e agrupamento.
Vantagens
▪ Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto, a focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de seu início até o fim;
▪ Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.
Desvantagens
▪ Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, este tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação
▪ Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.
▪ Com o mesmo problema encontrado na estrutura funcional, ocorre a redução da cooperação e comunicação interdepartamental, devido ao isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento tem seus próprios objetivos e prioridades, que sob pressão criam-se diversas barreiras e conflitos. Também são criadas limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
▪ Cada administrador no departamento de processos é especialista em apenas uma parte do processo, não sendo capaz de concluir um processo por inteiro, com isso, torna-se difícil uma substituição de um administrador, mesmo sendo de igual função, por um outro administrador de um processo diferente.
-
GABARITO: "E".
Nesse tipo, as atividades e os recursos são agrupados em torno de processos-chave específicos da empresa. Em uma montadora de automóveis, por exemplo, poderíamos ter os setores de pintura e montagem.
Dessa maneira, dividimos o trabalho de acordo com as atividades principais que ocorrem dentro de uma organização. Assim sendo, os profissionais encarregados de cada processo estariam localizados nos setores responsáveis por eles.
Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística. Assim, a tecnologia passa a ser o foco desse modelo.
O maior problema desse tipo de departamentalização é a pouca flexibilidade em um contexto de mudança tecnológica grande ou necessidade de mudança dos processos.
(RENNÓ, 2013).
-
GAB E
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO TEM COMO CARACTERÍSTICA...
O AGRUPAMENTO POR FASES DO PROCESSO, DO PRODUTO OU DA OPERAÇÃO. [há agrupamento mas também divisão]
ÊNFASE NA TECNOLOGIA UTILIZADA.
ENFOQUE INTROVERSO.
-
GAB E
Maravilhoso o resumo da colega Alexandrina Oliveira sobre o assunto! Show! Obrigada!
-
GAB= E
-
A questões cobra conhecimento sobre os tipos de departamentalização.
De acordo com Chiavenato (2014), ela é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão e seus principais tipos são: Funções, produtos ou serviços, localização geográfica, clientes, fases do processo (ou processamento) e projetos.
A) Incorreto. Não é um tipo de departamentalização. Tem a ver com a variedade do produtos e não com agrupamento da organização.
B) Incorreto. A departamentalização por clientes "envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado." (Chiavenato, 2014)
C) Incorreto. A departamentalização por projetos é temporária. Ela "envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa." (Chiavenato, 2014)
D) Incorreto. A departamentalização por produtos "envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização. Todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço – mesmo que sejam dissimilares – devem ser agrupadas no mesmo departamento." (Chiavenato, 2014)
E) Correto. Na departamentalização por processo, como no caso do enunciado em que divide a fabricação do produto, "a diferenciação e o agrupamento são feitos por meio de sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado." (Chiavenato, 2014)
Bibliografia: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9 ed. Manole 2014
Gabarito: Letra "E".