-
arranjo físico > frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo = layout de processo.
-
Gentileza atentar: Nesse caso, as pessoas e máquinas são dispostas no ambiente conforme sua especialidade. Outra informação importante: Também chamada de layout funcional.
-
O arranjo físico é a disposição dos equipamentos, pessoas e materiais, da maneira mais adequada ao processo produtivo.
a) De Processo - É o layout utilizado quando o produto sofre freqüentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo. Sua principal vantagem é a flexibilidade. As desvantagens são os custos elevados de produção e os custos de movimentação de materiais.
c) Estacionário ou de Posição - É o layout utilizado na produção de produtos como navios, maquinários pesados e de grande porte, grandes estruturas, aviões, material ferroviário etc. Nos quais o ciclo de fabricação é longo e envolvendo muitas áreas diferentes. A sua vantagem está na enorme flexibilidade do arranjo, que permite modificações no projeto e no planejamento da produção.
e) De Produto - É o layout utilizado quando o produto é padronizado e não sofre modificações. Suas principais vantagens são os custos reduzidos de produção e de movimentação de materiais, bem como a facilidade de planejamento e de controle da produção. As desvantagens estão na falta de flexibilidade e nos elevados investimentos em equipamentos.
-
Segundo Chiavenato, existem três tipos básicos de layout de produção: layout de processo, layout de produto e layout estacionário.
Vamos relembrar as principais características de cada um deles:
Gabarito: A
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de layout. Neste caso, vejamos qual dos tipos tem como característica frequentes modificações no produto e o volume de produção é relativamente baixo.
A - correto. De Processo - a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.
B - incorreta. Não existe o tipo geográfico de arranjo físico.
C - incorreta. Estacionário ou de Posição Fixa - mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões.
D - incorreta. Não existe arranjo físico de distribuição.
E - incorreta. De Produto - tem os recursos dispostos em torno dos produtos, facilitando a produção e reduzindo as distâncias percorridas.
GABARITO: A