SóProvas


ID
288595
Banca
TRF - 4ª REGIÃO
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A- Certa. A inconstitucionalidade por omissão pode ser tanto pela falta de ato legislativo como ato administrativo, e ocorre justamente pela não edição desses atos. 

    LETRA B - Errada. Só vale para os tribunais a cláusula de reserva de plenário (full bench clause – cuidado - essa expressão em inglês já caiu numa prova para juiz federal substituto  do TRF 2).
    O juiz singular pode declarar a inconstitucionalidade de lei.
    Cuidado – os órgãos fracionários dos tribunais depois que já fora declarada a inconstitucionalidade pelo PLENO OU ÓRGÃO ESPECIAL, não precisam mais de enviar novamente a matéria àquele órgão (incidente de argüição de inconstitucionalidade)

    LETRA C - Errada. No caso, há efeito vinculante.

    LETRA D Errada. A inconstitucionalidade pode ser formal ou material. É formal quando não respeita a competência ou procedimento, por exemplo, instituir empréstimo compulsório por meio de lei ordinária.  A material ocorre quando afronta norma substancial da Constituição, por exemplo, instituir imposto de renda sobre a renda de igrejas ou templos.

    LETRA E- Errada. Não há comunicação ao Senado no controle concentrado e abstrato (ADI e ADC).

    FONTE:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:zcnn7sq-TlUJ:sergio-brito.zip.net/+%22A+administra%C3%A7%C3%A3o+p%C3%BAblica,+em+virtude+do+princ%C3%ADpio+da+legalidade,+pode+alterar+as+condi%C3%A7%C3%B5es+de+concurso+p%C3%BAblico+constantes+do+respectivo+edital+para+adapt%C3%A1-las+%C3%A0+nova+legisla%C3%A7%C3%A3o+enquanto+n%C3%A3o+conclu%C3%ADdo+e+homologado+o+certame%22&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

  • Essa suspensão de execução da lei pelo Senado só ocorre no controle difuso. Não há suspensão da execução da lei pelo Senado no controle concentrado. Ocorre somente para decisões proferidas pelo STF (tem que ser decisão definitiva do STF, não é qualquer tribunal) no controle difuso. Isso está previsto no regimento interno do STF, no art. 178.
     
    A suspensão da execução da lei é feita através da resolução. O senado edita uma resolução para suspender a execução da lei. Essa resolução é ato vinculado ou discricionário? Ele é obrigado a editar essa resolução ou edita a resolução apenas se entender conveniente? Na doutrina, há divergências. Para maioria, é ato discricionário. A minoria diz que é ato vinculado (a exemplo de Zeno Veloso). Se o STF declarou a inconstitucionalidade de uma lei, o Senado é obrigado a suspender sua execução. Para ele, Zeno Veloso, é ato vinculado.
     
    No entanto, o entendimento majoritário na doutrina é de que seria um ato discricionário. É também o entendimento do Senado, que entende não ser obrigado a editar a resolução, e é também o entendimento do STF.
  • Lembrando que o Supremo aceitou a tese do Gilmar e deu efeitos meramente divulgatórios à suspensão do Senado

    Abraços

  • c) As decisões definitivas de mérito nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei produzirão eficácia contra todos, mas não terão efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Judiciário, que manterão sua independência.

     

    Errada.

     

    LEI Nº 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999.

     

    Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

     

    Art. 28. Dentro do prazo de 10 dias após o trânsito em julgado da decisão, o STF fará publicar em seção especial do DJ e do DOU a parte dispositiva do acórdão.

     

    §ú. A DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE ou DE INCONSTITUCIONALIDADE, inclusive A INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO e A DECLARAÇÃO PARCIAL DE INCONSTITUCIONALIDADE SEM REDUÇÃO DE TEXTO, têm eficácia contra todos e EFEITO VINCULANTE em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública federal, estadual e municipal.

     

    _______________________

     

     

    b) Estabelecido pelo artigo 97 da Constituição Federal que “somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei”, não poderá o juiz singular considerar lei inconstitucional em suas decisões.

     

    Errada.

     

    Cláusula de reserva de plenário (Full Bench) é aplicável somente nos tribunais, podendo os juízes em controle difuso de constitucionalidade considerar lei inconstitucional em suas decisões, não as aplicando.

     

    TRF5/2017: A regra da reserva de plenário não se aplica a julgamento de competência singular, podendo o juiz, mesmo de ofício, deixar de aplicar preceitos normativos que considere contrários ao texto constitucional. (Correta)

     

     

    NÃO SE APLICA CLÁUSULA RESERVA DE PLENÁRIO:

     

    1. Quando houver interpretação conforme;

     

    2. Declaração de constitucionalidade;

     

    3. Análise de direito pré-constitucional, pois é caso de não recepção;

     

    4. Pleno ou órgão especial do Tribunal já tiver julgado questão idêntica;

     

    5. Julgamento de Recurso Extraordinário pelo STF;

     

    6. Juizados Especiais, por não se tratar de julgamento em plenário;

     

    7. Decisão de juiz de 1º Grau.

     

     

  • A A inconstitucionalidade por omissão verifica-se nos casos em que não sejam praticados atos legislativos ou administrativos requeridos para tornar plenamente aplicáveis normas constitucionais.

    B Estabelecido pelo artigo 97 da Constituição Federal que “somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei”, não poderá o juiz singular considerar lei inconstitucional em suas decisões.

    C As decisões definitivas de mérito nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei produzirão eficácia contra todos, mas não terão efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Judiciário, que manterão sua independência.

    D A inconstitucionalidade por ação somente se configura quando há normas formadas por autoridades incompetentes ou em desacordo com formalidades ou procedimentos estabelecidos pela Constituição Federal.

    E Sempre que julgada procedente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo federal ou estadual, o Supremo Tribunal Federal deverá comunicar ao Senado para suspensão da lei ou do ato normativo.