-
B) manter a fidelidade e a defesa dos princípios liberais proclamados e estabelecidos pela assembleia das cortes portuguesas.
MAS pq não A ?
-
-
Não entendi porque o gabarito dessa questão é B e não A.
Nessa época, houve uma distribuição de panfletos em Salvador, que teve o objetivo de influenciar a independência do Brasil, porque o país ainda era colônia de Portugal.
-
Alguém explica esse gabarito por favor!!!
SEJA FORTE.
-
essa questão está errada !
gabarito certo, letra A
-
Esse gabarito pra mim não faz o menor sentido! Letra A)
-
totalmente sem fundamento essa resposta. A correta e a letra ( A )com toda a certeza.
-
A questão não se refere à conjuração baiana, mas a aderência dessa provincia aos ideais da Revolução do Porto.
-
A Bahia no final do século XVIII e início do XIX era um dos grandes centros difusores das ideias iluministas, ou seja, liberais. Propunham governos constitucionais (constituições eram novidades políticas na época), divisão dos poderes, e os mais radicais, a proclamação da república e a abolição da escravidão. Em 1798 ocorreu a principal conflito separatista colonial, a conjuração baiana, ou revolta dos alfaiates. O contexto da independência do Brasil está ligado à um movimento liberal português, que expulsou os ingleses que ainda estavam lá, tomaram o poder e instituíram uma monarquia constitucional e a abertura das cortes portuguesas. As cortes eram o poder legislativo que fora implantado, influência das ideias liberais, e tentavam reorganizar politicamente Portugal e recolonizar o Brasil. Podemos eliminar a alternativa [A], pois ela faz referência à conjuração baiana. A alternativa [B] é correta, mas dá dúvidas: Se tentaram colonizar o Brasil, como uma revolta poderia ser fiel a eles? Mas não é fidelidade às cortes em si, mas fidelidade aos princípios defendidos pelas cortes portuguesas, que eram os princípios liberais. A [C] refere-se a revolta regencial baiana, a Sabinada. A alternativa [D] refere-se à revolta dos Malês.
Gabarito: B
Fonte: estratégia concursos correção da prova de história
-
a) Conjuração Baiana;
b) Gabarito;
c) Sabinada;
d) Revolta dos Malês.
Obs: A pista pra matar a questão é a menção aos rios (Douro e Tejo são rios portugueses) como exemplo, referenciando a Revolução de 1820 em Portugal (Revolução Liberal do Porto).
Questão muito confusa!
-
Só olhar a data a que o manuscrito se refere 1808 a 1830 . A conjuração baiana ocorreu em 1798 - 1799 , portanto se refere às guerras da independência , ocorridas na Bahia ,piauí, grão pará , maranhão e cisplatina.
-
Letra A resposta correta !
-
Sobre a CONJURAÇÃO BAIANA não era essa frase........
-
E aí, B ou A?
-
a conjuração baiana ocorreu em 1798.
-
Concordo que está de difícil interpretação, mas vamos lá, a questão demonstra a influência Liberal vinda da Europa com o a queda de Napoleão.
O texto faz referência ao movimento que teve influências liberais que estava ocorrendo em portugal.
"deram-vos o exemplo e por vós esperam"
A Revolução Liberal do Porto em - 1820
-
O único estado que fez algum movimento contra o primeiro reinado foi Pernambuco e não a Bahia com a Confederação do Equador em um contexto de crise ! A letra A é a primeira a ser anulada...
O rei era legitimo;
Letra D viajou ...
GABARITO B
#FOCONAFARDAESSA2020
-
oxe???????????ww
-
A chave pra matar essa questão está em descobrir em qual período se remete o texto confuso da questão.
Ele remete as guerras da independência.
A = Conjuração Bahiana
B = Guerras de Independência
C = Sabinada
D = Revolta dos Malês