SóProvas


ID
2886967
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Idoso de 72 anos, sexo masculino, reside em um sítio com a esposa de 72 anos, sem apoio da família. É cadeirante devido à amputação dos dois pés ao nível do tornozelo, por consequências da diabetes mellitus descompensada. É hipertenso e iniciou tratamento para depressão há 3 meses. É levado pelos vizinhos à Unidade Básica em razão de uma úlcera por pressão em região sacra, há um ano sem cicatrização, grau IV, apresentando dor moderada, secreção purulenta e tecido com necrose de coagulação. Sobre esse caso, assinale a alternativa que contém um diagnóstico de enfermagem INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Procedimento Operacional Padrão - UFTM

     

    CLASSIFICAÇÃO DE LPP (NPUAP, 2016)

     

     Estágio 1 – pele íntegra com eritema não branqueável, após a remoção de pressão, ou com alterações na sensação, temperatura ou consistência. No cliente de pele escura pode ser observado a descoloração da pele.

     Estágio 2 – perda parcial da espessura da pele com exposição da derme. Leito da ferida é viável, rosa ou vermelho, úmida e pode se apresentar como uma flictena com exsudato seroso intacto ou rompido.

     Estágio 3 – perda da espessura total da pele com exposição de tecido adiposo. O tecido de granulação e a borda despregada estão frequentemente presentes. Esfacelo e/ou escara podem ser visíveis.

     Estágio 4 – perda da espessura total da pele e perda tissular. Possível comprometimento de fáscia, músculos, ossos, tendões e/ou nervos. Esfacelo e/ou escara podem ser visíveis. Bordas despregadas, descolamentos e/ou tunelização ocorrem frequentemente.

     Lesão por pressão não estadiável – perda da pele em sua espessura total e perda tissular não visível, devido a cobertura densa de esfacelo ou escara.

     Lesão por pressão tissular profunda – pele intacta ou não intacta com área vermelho escuro persistente não branqueável, descoloração marrom ou roxa ou separação da epiderme revelando um leito da ferida escuro ou com flictena de sangue. Presente dor e alteração de temperatura local.

     Lesão por pressão relacionada a dispositivo médico – a lesão em pele geralmente apresenta o padrão ou forma do dispositivo. Essas lesões são categorizadas pelo sistema de classificação de LPP.

     Lesão por pressão em membranas mucosas - lesão em mucosas relacionada ao uso de dispositivos médicos no local do dano. Essas lesões não podem ser categorizadas.

    COMPLICAÇÕES DA LPP

     Alteração funcional permanente ou temporária

     Osteomielite

     Danos psíquicos-sócio-espirituais

     Sepse

     Óbito

     

    http://www2.ebserh.gov.br/documents/147715/0/Plano+de+Interven%C3%A7%C3%A3o+Enfermagem+LPP+7.pdf/dc42d4e9-2920-4453-81d3-c73ee57c1c00

  • Por quê a alternativa E é a incorreta?

  • Lais, porque é integridade tissular prejudicada pois já afetou camadas mais profundas. Integridade da pele prejudicada é no primeiro estágio da LP

  • Conforme o relato do caso, a mobilidade física prejudicada é evidenciada em decorrência da amputação.

  • para mim a d esta errada. como a depressao eh evidenciada pela a incapacidade de deambular? nao faz sentido.