SóProvas


ID
2887543
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 


                             Os camelos do Islã

Por Reinaldo José Lopes


      Quando a gente pensa em eventos históricos, precisa sempre levar em conta um termo meio técnico, meio filosófico, sem o qual é muito fácil cometer escorregadas feias. O termo é contingência. Em outras palavras, o papel do que poderíamos chamar de coincidência ou acaso em mover as engrenagens da história, e o fato de que os eventos históricos são caóticos, quase que no sentido físico do termo: alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes.

      Por que estou me saindo com essa conversa mole? Bem, porque escrevi não faz muito tempo uma reportagem para esta Folha contando como uma série de alterações climáticas ligadas a erupções de vulcões a partir do século 6º d.C. parecem ter contribuído para acabar com o mundo antigo e “criar” a Idade Média.

      No texto original, acabou não cabendo um detalhe absolutamente fascinante: segundo os modelos computacionais climáticos usados pelos pesquisadores suíços que assinam o estudo, um dos efeitos do frio intenso trazido pela erupção vulcânica pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia. E daí, perguntará você?

      Bom, mais chuva = mais grama para os camelos e cavalos comerem. Mais camelos e cavalos = mais poderio militar para as tribos árabes. As quais, no período de que estamos falando, tinham acabado de adotar uma nova e empolgante ideologia religiosa trazida por um certo profeta chamado Maomé — uma ideologia que estava “pronta para exportação”, digamos assim.

      Aí a gente cai de novo na tal da contingência. A expansão árabe certamente não teria acontecido sem o surgimento do Islã — mas talvez não fosse viável sem aquele monte de camelos e cavalos que só nasceram graças a algumas erupções vulcânicas. Fatores assim interagem o tempo todo, e dificilmente a gente tem clareza suficiente para entendê-los na hora em que estão ocorrendo, ou mesmo muitos séculos depois.

In: http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2016/03/08/os-camelos-do-isla/ Acesso em: 30 set. 2016

Ao escrever o Texto 1, o autor tem por finalidade principal e mais importante mostrar ao público leitor que:

Alternativas
Comentários
  • A expansão árabe certamente não teria acontecido sem o surgimento do Islã — mas talvez não fosse viável sem aquele monte de camelos e cavalos que só nasceram graças a algumas erupções vulcânicas = caso fortuito.

    Letra A

  • Eu tinha marcado a alternativa (d) por causa deste trecho:

    "Por que estou me saindo com essa conversa mole? Bem, porque escrevi não faz muito tempo uma reportagem para esta Folha contando como uma série de alterações climáticas ligadas a erupções de vulcões a partir do século 6º d.C. parecem ter contribuído para acabar com o mundo antigo e “criar” a Idade Média.

       No texto original, acabou não cabendo um detalhe absolutamente fascinante: segundo os modelos computacionais climáticos usados pelos pesquisadores suíços que assinam o estudo, um dos efeitos do frio intenso trazido pela erupção vulcânica pode ter sido um considerável aumento da umidade — chuva, portanto — na Arábia. E daí, perguntará você?"

    Neste trecho, ele trouxe uma nova informação que não foi possível numa reportagem anterior: os modelos computacionais usados pelos pesquisadores suiços comprovaram que uma das consequências do frio intenso trazido pela erupção vulcânica aumentou, consideravelmente, a umidade do ar. Mas, no parágrafo anterior, o autor fala que a série de erupções vulcânicas pode ter contribuído para o fim do mundo antigo. Questão passiva de anulação, na minha humilde opinião.

  • Jefferson Lima, tanto a alternativa C quanto a D - e até mesmo a E - não estão totalmente equivocadas. Mas se atente ao enunciado, ele quer saber a finalidade PRINCIPAL do texto que é trazida já na introdução: eventos fortuitos/aleatórios impactando grandemente a história.

  • Eita!

    Também optei pela "D"

  • Belo texto, diga-se de passagem.

  • Temos que interpretar o texto sempre na maneira com a qual ele se apresenta.Num concurso,nunca devemos colocar o que achamos , e sim, retirar do próprio texto o que se pede ,com raras exceções.

    neste caso a que mais se encaixa é " (A)grandes acontecimentos históricos, muitas vezes, decorrem de fatos fortuitos, que nunca foram planejados."

  • Gabarito, Letra A

    Ideia/intenção principal:

    "[...]alterações minúsculas podem conduzir a efeitos gigantes."

    Exemplificação da ideia:

    Erupção vulcânica Frio +Chuvas/Umidade + Grama + Camelo/cavalos +Poder Islã Expansão

  • O texto apresentado acima é de autoria de Reinaldo José Lopes e se chama "Os camelos do Islã".

    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa com relação às ideias do texto, analisaremos uma a uma:

    A) Essa alternativa está certa, pois o foco do texto é justamente mostrar que, na História, existem acontecimentos que decorreram de fatos do acaso, que não foram planejados, como, por exemplo, a erupção vulcânica, que trouxe mais frio e chuva, e, por consequência, mais alimento para os animais, que gerou mais poderio militar para as tribos árabes.

    B) Essa alternativa está errada, pois a finalidade principal do texto não é mostrar que só a pesquisa científica pode vir a esclarecer as causas e as consequências dos grandes eventos.

    C) Essa alternativa está errada, pois no texto isso não é apresentado como uma certeza, e sim como uma possibilidade.

    D) Essa alternativa está errada, já que o foco principal do texto não é mostrar ao leitor que em uma reportagem escrita anteriormente não vieram todas as informações necessárias para o esclarecimento das causas do fim do mundo antigo.

    E) Essa alternativa está errada, pois a finalidade principal do texto não é mostrar ao leitor a origem da ideologia religiosa que veio a constituir o Islamismo.

    Sendo assim, podemos concluir que a resposta certa está na letra A.

    Gabarito dado pela banca: letra A.

    Gabarito do professor: letra A.