SóProvas


ID
28876
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo. Na sua forma padronizada, é constituído por três proposições: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira, conclusão. As premissas são juízos que precedem a conclusão. Em um silogismo, a conclusão é conseqüência necessária das premissas. Assinale a alternativa que corresponde a um silogismo.

Alternativas
Comentários
  • A letra D parece certa, mas observe que certa seria se a segunda premissa fosse invertida: Todos os que gostam de fisica são matemáticos. A letra E é perfeita!
  • A letra D realmente confunde um pouco, mas é só pensar que, todos os matemáticos gostam de física, mas nem todo mundo que gosta de física é matemático!
  • Existem algumas proposições que podem ser negadasAlgum --> negação: NenhumNenhum --> negação: AlgumTodo --> negação: Algum nãoAlgum não ---> Negação: todo.Nessa questão basta negar todas as propições com suas equivalências supracitadas.
  • Basta fazer conjuntos (ou balões). É complicado tentar explicar sem fazer o balões, mas não é muito difícil entender o raciocínio (eu espero).(A) Há dois grupos "matemáticos" e "aqueles que gostam de física". Há uma interseção entre eles, com matemáticos que gostam e matemáticos que não gostam de física. Marcelo pode estar tanto em um como em outro grupo.(B) Mesmo raciocínio. Marcelo pode gostar ou não de física.(C) Há intersecção entre "matemáticos" e "gostam de física". Mário pode estar no grupo "matemáticos que gostam de física" e o outro grupo, "aqueles que gostam de física e não são matemáticos".(D) O grupo "matemáticos" está dentro de "os que gostam de física". Porém, Mario tanto pode ser matemático como pertencer a outro grupo que também goste de física.(E) Não há intersecção entre os grupos "os que gostam de física" e "matemáticos". Mário gosta de física, logo, ele não pode ser matemático. (Alternativa correta)
  • A letra D, tal como as 3 anteriores, não parece certa. Essa questão é fácil.
  • Fiz assim:
    Classifiquei cada elemento das premissas com uma letra que foi de A até D.
    A última é que parecia ser a mais coerente: D é C. Nenhum B é C, então D não é B.
  • aahh se todas as questoes de rlm fossem como esta....

  • e-

    Se nenhum gosta, e ele é um dos nenhum, entao ele nao gosta.

     

    Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Todos os matemáticos gostam de física.

    Conclusão: Mário gosta de física. Nao ha como relacionar que somente Todos os matemáticos gostam de física.

  • a) Premissa 1: Marcelo é matemático. Premissa 2: Alguns matemáticos gostam de física. Conclusão: Marcelo gosta de física.

    Somente alguns matemáticos gostam de física, outros podem não gostar. Assim, o fato de Marcelo ser matemático não garante que ele gosta de física. NÃO TEMOS um silogismo.

     b) Premissa 1: Marcelo é matemático. Premissa 2: Alguns matemáticos gostam de física. Conclusão: Marcelo não gosta de física.

    Marcelo, sendo matemático, pode fazer parte do conjunto de matemáticos que também gostam de física. NÃO TEMOS um silogismo.

     c) Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Alguns matemáticos gostam de física. Conclusão: Mário é matemático.

    Assim como alguns matemáticos gostam de física, outras pessoas (não-matemáticos) também podem gostar de física. Assim, não podemos afirmar que Mário é matemático. NÃO TEMOS um silogismo.

     

     d) Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Todos os matemáticos gostam de física. Conclusão: Mário é matemático.

    Assim como todos matemáticos gostam de física, outras pessoas (não-matemáticos) também podem gostar de física. Assim, não podemos afirmar que Mário é matemático. NÃO TEMOS um silogismo.

     e) Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Nenhum matemático gosta de física. Conclusão: Mário não é matemático.

    O conjunto dos matemáticos e dos físicos não tem intersecção (pois nenhum matemático gosta de física). Assim, como mário gosta de física, ele não pode fazer parte dos que gostam de matemática. Temos um SILOGISMO.

    Resposta: E