a) Premissa 1: Marcelo é matemático. Premissa 2: Alguns matemáticos gostam de física. Conclusão: Marcelo gosta de física.
Somente alguns matemáticos gostam de física, outros podem não gostar. Assim, o fato de Marcelo ser matemático não garante que ele gosta de física. NÃO TEMOS um silogismo.
b) Premissa 1: Marcelo é matemático. Premissa 2: Alguns matemáticos gostam de física. Conclusão: Marcelo não gosta de física.
Marcelo, sendo matemático, pode fazer parte do conjunto de matemáticos que também gostam de física. NÃO TEMOS um silogismo.
c) Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Alguns matemáticos gostam de física. Conclusão: Mário é matemático.
Assim como alguns matemáticos gostam de física, outras pessoas (não-matemáticos) também podem gostar de física. Assim, não podemos afirmar que Mário é matemático. NÃO TEMOS um silogismo.
d) Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Todos os matemáticos gostam de física. Conclusão: Mário é matemático.
Assim como todos matemáticos gostam de física, outras pessoas (não-matemáticos) também podem gostar de física. Assim, não podemos afirmar que Mário é matemático. NÃO TEMOS um silogismo.
e) Premissa 1: Mário gosta de física. Premissa 2: Nenhum matemático gosta de física. Conclusão: Mário não é matemático.
O conjunto dos matemáticos e dos físicos não tem intersecção (pois nenhum matemático gosta de física). Assim, como mário gosta de física, ele não pode fazer parte dos que gostam de matemática. Temos um SILOGISMO.
Resposta: E