SóProvas


ID
2888197
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nunca houve tempo em que se inventassem, com tanta perfeição, tantas ladroeiras legais. A fortuna particular de alguns, em menos de dez anos, quase que quintuplicou; mas o Estado, os pequenos burgueses e o povo, pouco a pouco, foram caindo na miséria mais atroz. (LIMA BARRETO. In: ALENCAR ET AL. 1996).


A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o primeiro período republicano brasileiro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : E

    Corrigindo o comentário do colega.

  • Política dos Governadores = coronelismo.

  • Gabarito E

  • Em 1929 houve a quebra da bolsa dos EUA. Logo, devido ao fato de os EUA ser o nosso maior comprador de café, com esse acontecimento foi gerado uma crise no nosso mercado também.

    GAB: E

  • O erro da D é quando fala que os operários ficaram incapacitados de lutar pelo seus direitos

  • D- Os operários não ficaram incapacitados, houve a formação de grupos que lutavam por seus direitos, como, também o aumento de greves e movimentos operários.

  • Durante a 1º República a economia brasileira girava em torno do café e principalmente dos cafeicultores. Não que existissem outras culturas ou até mesmo algumas fábricas, mas de longe o café era o principal contribuinte do PIB nacional, o que de certa forma levou o estado à realizar medidas que protegessem os produtores.

    Em 1906 houve a realização do Convênio de Taubaté em que ficou definido que os estados seriam responsáveis pela compra o excedente produzido, para que pudesse ser vendido posteriormente. Posteriormente Afonso Pena traria essa responsabilidade ao governo federal. Para garantir o lucro dos produtores o governo realizava empréstimos de fora para comprar o excedente, levando a formação de estoques com toneladas de café.

    Outra medida muito comum na época era a constante desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar, uma vez que os produtores recebiam em dólar, mesmo que o montante vendido fosse menor, a desvalorização da moeda garantiria o mesmo lucro sempre e no final das contas quem pagava era o restante da sociedade.

    A Crise de 1929 contribuiu para o desequilíbrio da economia, devido à retração da demanda do café no mercado internacional e ao fracasso da política de valorização artificial desse produto.

    Com a crise de 29, o mercado do café diminuiu drasticamente, para se ter uma noção a demandar MUNDIAL do café em 1928 fora de 24 milhões de sacas, enquanto que só a produção brasileira fora de 26 milhões de sacas. A política de valorização do lucro dos produtores vigente desde 1906, promoveu um efeito bola de neve, onde a dívida externa só crescia com a compra do excedente que também só crescia, visto que mais e mais produtores surgiam. Quando a bolsa quebrou, o mercado caiu, os credores passaram a cobrar e a chapa esquentou, crise! Tio Getúlio chegou e meteu fogo nos estoques.

    Fonte: meu caderno.

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Avante! CFO PM BA.

  • A crise de 29 e a depressão de 30 resultou na maior crise capitalista e responsável pela desorganização econômica cafeeira ocasionando a queima do café não sendo um fenômeno praticado somente no Brasil, na França também queimou trigo.

  • A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a economia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.

    A grande marca da República Velha e pela qual todos a conhece é o domínio que as oligarquias exerciam no país. As oligarquias eram pequenos grupos (a maioria deles era associada com a agricultura e pecuária) que detinham grande poderio econômico e político. O controle das oligarquias no Brasil dava-se por meio de práticas conhecidas como mandonismocoronelismo clientelismo.

    CFO PM BA

    Brasil!!!