SóProvas


ID
2888761
Banca
NC-UFPR
Órgão
Câmara de Quitandinha - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A edição 345, de julho/2018, da revista Ciência Hoje, traz matéria sobre a inovação no combate a doenças neurológicas. As frases a seguir são parte desse texto, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, identificando a sequência textual correta.


( ) O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica.

( ) Com o aumento da expectativa de vida da população, tem sido cada vez maior a prevalência de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo.

( ) Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

( ) Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea.

( ) Isso porque essa barreira semipermeável tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

(Adaptado de:<http://cienciahoje.org.br/inovacao-no-combate-a-doencas-neurologicas/>)


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (1) Com o aumento da expectativa de vida da população, tem sido cada vez maior a prevalência de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo.

    (2) Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

    (3) O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica.

    (4) Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea.

    (5) Isso porque essa barreira semipermeável tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

  • Gab.: A

    3 – 1 – 2 – 4 – 5.

  • Passei + ou - 48h para resolver essa, mas no final de certo.

  • Alguém teria alguma dica para responder esse tipo de questão de forma mais rápida?

  • Demorei para responder, mas acertei. Enfim, é uma questão para desestabilizar o candidato durante a realização da prova. Para responder esse tipo de questão sempre procuro achar expressões anafóricas para criar a sequência. É uma tática.

  • esse tipo de questão gasta muito tempo tem que praticar muito.

  • Esse tipo de questão não tem um ''bizu''. Tu vai ter que ler, quebrar a cabeça e já era. No dia da prova, apos passar o Gabarito para a folha de resposta, respira e vai tentar responde-la. KKK

  • A edição 345, de julho/2018, da revista Ciência Hoje, traz matéria sobre a inovação no combate a doenças neurológicas. 3 - O problema não se deve à falta de fármacos para essas doenças, mas à dificuldade que eles têm em atravessar a barreira que separa o sistema circulatório do sistema nervoso central (chamada barreira hematoencefálica) e chegar ao local onde devem desempenhar sua ação terapêutica.

    1- Com o aumento da expectativa de vida da população, tem sido cada vez maior a prevalência de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo.

    2 - Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

    4 - Embora tenha uma vasta rede de vasos capilares, o cérebro é provavelmente um dos órgãos menos acessíveis a substâncias que circulam na corrente sanguínea.

    5 - Isso porque essa barreira semipermeável tem como função proteger o cérebro de substâncias estranhas, como certos medicamentos, vírus e bactérias.

  • Gab.: A

    3 – 1 – 2 – 4 – 5.

  • essa deu trabalho pae rsrsrs

  • Esse tipo de questão não tem jeito, nos toma muito tempo.

  • ME DIGAM, QUAL O ERRO DA LETRA D.

  • Não consigo enxergar problema na letra D. A meu ver, não traria prejuízo à coerência/coesão, tampouco à compreensão inverter os itens 1 e 2. Se alguém puder dar uma luz. :(

  • ódio resume

  • Aos que ficaram em dúvidas da letra D

    Percebam que logo no início a frase traz uma ideia de concessão, pelo conectivo textual (Apesar de algo).

    A concessão nos remete a uma ideia que algo não deveria acontecer por existir uma oposição, porém acontece.

    Assim, o aumento da expectativa de vida da população cresce e mesmo com a evolução da tecnologia ainda existe doença neurológica (que afeta essa população mais idosa) sem tratamento eficaz.

    Ademais, vejam que a progressão textual ficaria afetada caso afirmassem que apesar da evolução da tecnologia [...] E a expectativa cresce.

    Nesse último caso seria duas afirmação desconexas uma da outra, ou seja, não haveria progressão textual.

    Dica: Para essas questões pense sempre na mesma estrutura das redações, pois seguem o mesmo padrão.

    #PERTENCEREMOS

  • Questão que não mede conhecimento algum.

  • AVANTE PM PR!!!

  • Não pode ser a (D) porque ocorreria uma repetição da locução "doenças neurológicas", implicando falta de coesão do texto.

    Imagine a sequência (D) entre 2ª e 3ª frase. A melhor escrita substituiria "doenças neurológicas" por pronome demonstrativo.

    (1) Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

    (2) Com o aumento da expectativa de vida da população, tem sido cada vez maior a prevalência de (dessas doenças) doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo.

    Ao se observar pela alternativa (A), fica coerente o texto, uma vez que "doenças neurológicas", nessa sequência, é usada para iniciar uma exemplificação. Até acho que caberia um pronome demonstrativo também, mas não é necessário para manter o texto bem compreensível.

    (1) Com o aumento da expectativa de vida da população, tem sido cada vez maior a prevalência de doenças neurológicas, atualmente uma importante causa de mortalidade no mundo.

    (2) Apesar dos rápidos avanços na tecnologia médica e na compreensão de como funciona o cérebro humano, várias doenças neurológicas, como as de Alzheimer e Parkinson e tumores cerebrais, permanecem sem um tratamento eficaz.

    É a conclusão a que cheguei até agora... apenas semeando.