SóProvas


ID
2889538
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A consolidação do espaço geográfico da capitania de Goiás, localizada na região central do Brasil, foi marcada pela política centralizadora de ocupação colonial portuguesa do século 18.

Em relação ao exposto, assinale a alternativa que indica o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    QUAL ALTERNATIVA: indica o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás (PARTIR 1744).

     

    A adoção do sistema de sesmaria e o incentivo às atividades mineradoras e agropastoris. 

     

    Mineração = atraia as pessoas

    Sistema Sesmaria  = Incentiva as pessoas (povoamento)

    Sistema Agropastoril = Mantinha (sentido de dinheiro e ter o que comer) as pessoas 

     

    Sesmaria = instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola.

  • Alternativa B por exclusão.

    Pois, não havia incentivo a atividade agropastoril, inclusive, havia por parte dos mineradores, preconceito por essa iniciativa, enxergavam-na como menos honrosa.

  • A alternativa certa é a letra B

    Contudo, o maior interesse dos bandeirantes era a mineração,a questão do agropastoril foi um incentivo malsucedido do governo em estimular a economia local,visto que essas pessoas não achavam o cultivo rentável.

  • INCENTIVO AGROPASTORIL!

    SÓ PENSAVAM EM OURO.

  • atividade agropastoril só foi incetivada após o declinio da mineração, sendo uma atividade de subsistência. ASP-GO2019

  • Resposta mais provável de estar correta: A

    "A limitação da ocupação portuguesa a Oeste do meridiano de Tordesilhas, conforme acordo entre os governos de Espanha e Portugal no ano de 1494."

    Oficialmente o movimento das entradas "respeitava" o tratado de Tordesilhas, apesar do movimento das Bandeiras não respeitar esta limitação.

    O Gabarito traz como resposta correta a alternativa B:

    A adoção do sistema de sesmaria e o incentivo às atividades mineradoras e agropastoris.

    Porém, deve se ressaltar que:

    As sesmarias existem desde o início da colonização do Brasil, as sesmarias eram o instrumento de povoamento por parte dos portugueses.

    O enunciado fala de “política centralizada de ocupação colonial portuguesa do século 18” e a centralização se deu com a criação de uma capitania, de casas de fundição e postos de fiscalização para cobrança de impostos.

    Caberia então um possível recurso.

    #ASPGO2019

  • Evitem comentarios desnecessarios por favor. ( Geralt Concurseiro, quem é você Geralt Concurseiro pra dizer quem é insignificante? Vindo de uma pessoa que não tem coragem de usar o próprio nome, isso não me afeta nem como uma zoada de mosquito.)

  • Instintivamente responderia a A , mas respondi B pois a questão tratava exclusivamente de aspectos econômicos. Acertei na cagada

  • Possível recurso

    (ALE-GO – Assistente Legislativo / 2019) A consolidação do espaço geográfico da capitania de Goiás, localizada na região central do Brasil, foi marcada pela política centralizada de ocupação colonial portuguesa do século 18.

    Em relação ao exposto, assinale a alternativa que indica o processo histórico na formação e desenvolvimento econômico da capitania de Goiás.

    A) A limitação da ocupação portuguesa a Oeste do meridiano de Tordesilhas, conforme acordo entre os governos da Espanha e Portugal no ano de 1494.

    B) A legitimação e ocupação do território de Goiás com o Tratado de Tordesilhas, firmado entre as coroas portuguesa e espanhola, em 1750.

    C) A proibição, por Portugal, da criação de prelazia na capitania de Goiás.

    D) A restrição, pela Coroa portuguesa, da construção de aldeamentos e limitação da entrada de imigrantes na região.

    E) A adoção do sistema de sesmaria e o incentivo às atividades mineradoras e agropastoris.

    Resposta oficial: [E]

    Sugestão: Sem resposta correta.

    O tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Espanha em 1494. Passava entre Belém e Laguna em SC, portanto a maior parte do território brasileiro era parte dos domínios espanhóis, inclusive a totalidade do território goiano. Em 1750 foi assinado o tratado de Madri, que estabeleceu as fronteiras atuais do Brasil, com pequenas alterações. A Igreja católica foi presente e importante no povoamento do território colonial e temos prelazias (domínios eclesiásticos) e aldeamentos (missões jesuíticas) em Goiás. As sesmarias existem desde os primórdios da colonização do território brasileiro. Agora a discussão: A alternativa [A] está errada pois realmente o território de Goiás estava em terras espanholas, mas na prática isso não isso não limitou a expansão territorial portuguesa, que avançou através de missões jesuíticas, pela pecuária, pela atividade bandeirante e mineradora. Na alternativa [E], que foi apresentada como correta, temos um grande problema: As sesmarias eram o instrumento fundamental de povoamento por parte da coroa portuguesa. Desde o início da colonização com a expedição de Martim Afonso de Souza foram demarcadas sesmarias e a doação destes lotes de terra era obrigação dos capitães donatários, para gerar o povoamento da colônia, mas talvez a banca quis dizer que a partir da mineração foram distribuídas as primeiras sesmarias. Temos que relacionar ao enunciado que fala de “política centralizada de ocupação colonial portuguesa do século 18” e a centralização não foi através de sesmarias, mas através da criação de uma capitania, de casas de fundição e postos de fiscalização, medidas que aumentam a presença portuguesa e centralizaram a administração.

  • Gab B !!

    Sec 18

    APOGEU DA MINERACAO

    INTRODUCAO DA PECUARIA ( ATENDER AS NECESSIDADES )

    ESGOTAMENTO DAS MINAS A PARTIR DE 1780

  • @cynthia oliveira sua explicação foi bem plausível, porém a questão fala de processo histórico na FORMAÇÃO ECONÔMICA o que torna a resposta da BANCA corretíssima.

  • Letra b.

    b) Certa. Dentro do sistema de Capitanias Hereditárias, o donatário podia conceder sesmarias, um instituto jurídico português que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola. O Estado, recém-formado e sem capacidade para organizar a produção de alimentos, decide legar a particulares essa função. Este sistema surgira em Portugal durante o século XIV, com a Lei das Sesmarias de 1375, criada para combater a crise agrícola e econômica que atingia o país e a Europa, e que a peste negra agravara. Em Goiás, o objetivo da concessão de Sesmarias foi incentivar a mineração e a agricultura.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • Capitanias Hereditárias (1530-1850) - Foi regulamentado por dois instrumentos jurídicos:

    • A Carta de Doação - dava ao donatário a posse da capitania, mas não a propriedade, para explorá-la como quisesse, podendo deixar os direitos de herança aos seus filhos. Mas a terra continuaria pertencendo à coroa portuguesa.
    • O Foral - que fixava os direitos e deveres do donatário e estabelecia que ele deveria colonizar a capitania, fundando arraiais e vilas, e no caso de encontrados metais preciosos, um quinto do valor obtido seria pago à Coroa.

    Sesmaria = lote de terras. Onde era permitida aos donatários a doação de sesmarias às pessoas de qualquer nacionalidade, desde que professassem a religião católica e administrassem a justiça em nome do rei. Deveriam promover a catequização dos indíos pacíficos, mas também podiam escravizá-los, caso fossem agressivos , montar engenhos, cobrar impostos e exercer a justiça em seus domínios. Foi o início do Latifúndio no Brasil.

    A distribuição de terras através da doação por sesmarias perdurou até 1850 quando o Congresso do Império aprovou a Lei de Terras nº. 601/1850.

    (Material Professor: Kanduka Oliveira)

  • A letra "A" está errada, pois tudo que estivesse a Oeste da linha, pertencia à Espanha, e tudo que estivesse a Leste pertencia à Portugal. 

  • a)   Se o Tratado de Tordesilhas fosse respeitado, o estado de Goiás não teria a formação territorial atual e provavelmente nem existiria. Foi o desrespeito ao Tratado, justamente, que possibilitou a expansão para o Oeste e a interiorização do país. ITEM INCORRETO.

    b)  ITEM CORRETO. As atividades mineradores e agropastoris contribuíram sobremaneira para a interiorização do território nacional e a conformação geográfica de Goiás.

    c)   Prelazia tem a ver com atividades religiosas, o que não era proibido por parte do Portugal. ITEM INCORRETO.

    d)  A Coroa portuguesa, a fim de expandir seus domínios, incentivava a interiorização do território brasileiro. ITEM INCORRETO.

    e)   O Tratado firmado entre as coroas portuguesa e espanhola em 1750 foi o de Madri. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B