-
Letra A.
A estrada de ferro surgiu em de e em 1911 chegando as terras goianas como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região. Especificamente a ferrovia veio ligar goiás ( Vila Boa) a cidade de Cbatão como fim da estação. A Estrada de Ferro surgiu como uma alternativa para romper o estrangulamento da economia goiana quanto à sua demanda por um meio de transporte que viesse atender as necessidades de escoamento de sua produção.
-
A ferrovia adentrou o território goiano efetivamente em 1911, proveniente do triângulo mineiro. A partir da respectiva construção, houve um impulso da agropecuária regional mediante o aumento das exportações, bem como o fortalecimento da economia urbana nas áreas de influência da ferrovia.
GB\A
PMGO
-
A ferrovia foi inaugurada em 1913 na cidade de ipameri-go , que na época o governador era Antônio Ramos Caiado ( toto caiado ) , que possibilitou a retomada nas negociações com os polos litorâneos por meio dar charqueadas .
-
Questão que confunde!
Aspgo!
-
A Estrada de Ferro Goiás foi uma ferrovia do governo federal, mais tarde incorporada à RFFSA, com aproximadamente quatrocentos e oitenta quilômetros de extensão e trinta estações, que ligava a cidade de Araguari, no Estado de MG, à cidade de Goiânia, no Estado de GO.
Fonte: Wikipédia.
-
Estrada de Ferro de Goias
Borges (1990), comenta que a criação da Companhia Estrada de Ferro Goiás, em 3 de março de 1906, tinha caráter privado e era apoiada pelo governo federal, pelo decreto nº 5.949 do então presidente Rodrigues Alves. A estrada de ferro surgiu como uma alternativa para romper o estrangulamento da economia goiana, quanto à sua demanda por um meio de transporte que viesse atender às necessidades de escoamento de sua produção. Em 28 de março de 1906, a estrada recebeu esse nome através do decreto federal nº 5.949, pois até então ela se denominava Estrada de Ferro Alto Tocantins, autorizada para construir e explorar o trecho de Catalão a Palmas, objetivando ligar então a capital de Goiás a Cuiabá, e estas à rede ferroviária do país.
Os trabalhos de construção da Estrada de Ferro Goiás, em solo goiano, tiveram início em 27 de maio de 1911, dois anos após o começo da implantação do trecho localizado na cidade de Araguari, no marco zero da ferrovia. Já em 1912, as obras avançaram 80 quilômetros, chegando, dessa cidade mineira, muito próxima à cidade goiana de Goiandira, segundo Araújo (1974).
Em função de problemas de caráter financeiro e administrativo, em 1920 a Companhia Estrada de Ferro Goiás, por meio do decreto nº 13.936 de janeiro daquele ano, obteve concessão para explorar os serviços ferroviários no Triângulo Mineiro e em Goiás, passando sua administração à União a qual levou adiante todas as suas obras de construção. Assim, a linha Araguari-Roncador com 234 quilômetros de extensão formou a nova Estrada de Ferro Goiás.
Até o ano de 1952, a “Goiás”, percorria com os seus trilhos, aproximadamente, 480 quilômetros, chegando ao seu ponto mais distante em Goiânia. No total, 30 estações serviam à estrada, onde se destacavam as de: Araguari, Amanhece, Ararapira, Anhanguera, Goiandira (ponto de ligação com a Rede Mineira), Ipameri, Roncador, Pires do Rio, Engenheiro Balduíno, Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, Anápolis e Goiânia (IBGE, 1954
-
LETRA A
ASP-GO
-
ASP - GO
"Nunca desistir"
-
NOME DA FERROVIA: CENTRO ATLÂNTICO
-
Tá faltando comentário construtivo... Chega dessa p* de rumo a pqp.
-
vai lá babá de preso!
-
Justamente. Ficam agregando zero coisas postando cacete de #ASP #PM, entupindo os comentários sem necessidade. Ninguém quer saber pra qual concurso vocês estudam não.
B(Na verdade os Estados quem construíram mas por problemas financeiros a administração passou a ser da União
C) Na verdade se estendeu no norte de TO ao sul do Goiás.
-
LETRA A
A Estrada de Ferro Goiás foi uma ferrovia do governo federal, mais tarde incorporada à RFFSA, com aproximadamente quatrocentos e oitenta quilômetros de extensão e trinta estações, que ligava a cidade de Araguari, no Estado de Minas Gerais, à cidade de Goiânia, no Estado de Goiás.
A criação da estrada de ferro:
A estrada de ferro surgiu em 3 de março de 1906, como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região. Denominada inicialmente Estrada de Ferro Alto Tocantins, de capital privado, foi autorizada a explorar o trecho de Catalão a Palmas, com o objetivo de ligar a cidade de Goiás, então capital do Estado, a Cuiabá. Em 28 de março de 1906, através do decreto 5.949 do então presidente Rodrigues Alves, a ferrovia passou a chamar se Estrada de Ferro Goiás. Em 27 de maio de 1911, dois anos após o início dos trabalhos no marco zero da ferrovia, os trilhos começaram a ser instalados no Estado de Goiás. Em janeiro de 1920, o governo federal assumiu a administração da Estrada de Ferro Goiás, que através do decreto nº 13.936, foi autorizada a explorar o transporte ferroviário na região do Triângulo Mineiro e em Goiás. A linha Araguari-Roncador, com 234 quilômetros de extensão, foi incorporada à nova Estrada de Ferro Goiás. Nos primeiros anos da década de cinquenta do século XX, a Estrada de Ferro Goiás já percorria todos os seus 480 quilômetros de extensão.
O desenvolvimento econômico da região:
A chegada dos trilhos da ferrovia, em solo goiano, teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia da região, dominada, até então, por comerciantes das cidades do Triângulo. Desde a construção, em 1907, do ramal ferroviário que ligava a cidade mineira de Araguari à cidade goiana de Catalão, a cidade de Goiandira era o ponto de encontro das estradas, os comerciantes mineiros vinham sofrendo prejuízos em seus negócios. A partir de 1915, as cidades do sudeste de Goiás acabaram assumindo o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do Triângulo Mineiro. A cidade mineira de Araguari, no entanto, continuou tendo significativa participação no comércio de Goiás, servindo de ponto de integração com as regiões sul e sudeste do País.
Fonte: Projeto Caveira
-
Em 1906 surgiu a estrada de ferro e tinha como objetivo solução para os produtores, comerciantes e políticos.
Primeiros trilhos em Goiás: 1911 e teve sua inauguração em 1913 na cidade de Ipameri/GO.
Em 1920 o Governo federal retomou a administração da estrada de ferro.
Nunca se esqueca dos nomes.
Antes: Estrada de ferro Alto Tocantins.
Depois: Estrada de ferro de Goiás.
_________________________
Deus abençoa quem luta.
-
Sou de RR, vou fazer a prova do ASP 2019 me adicionem em algum grupo de estudos daí do GOIÁS, please.
Contato: 95 99128-0022
-
Alguem sabe dizer por gentileza o erro da letra "D" pois no texto que o "Sousa Assis" postou tem exatamente o que esta escrito na questão.
desde ja grata.
-
ADRIANA MEDEIROS,
Ligando os municípios de Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), a Estrada de Ferro Goiás alcançou uma extensão de 480 km, totalizando 30 estações.
O correto seria Araguari (MG).
-
A estrada de ferro surgiu em 03/031906 de , como uma solução para os produtores, comerciantes e políticos goianos, que precisavam atender às necessidades da economia da região.
A chegada dos trilhos da ferrovia, em solo goiano, teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia da região, dominada, até então, por comerciantes das cidades do triangulo .
Desde a construção, em 1907, do ramal ferroviário que ligava a cidade mineira de araguari à cidade goiana de catalão, a cidade de goiandira era o ponto de encontro das estradas, os comerciantes mineiros vinham sofrendo prejuízos em seus negócios. A partir de 1915 , as cidades do sudeste de goias acabaram assumindo o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do triangulo mineiro. A cidade mineira de araguari , no entanto, continuou tendo significativa participação no comércio de goias , servindo de ponto de integração com as regioes sul e sudeste do País.
-
Letra a
a) Certa. A construção da malha ferroviária no estado de Goiás permitiu um impulso à produção agropecuária na medida em que diminuiu custos de transporte e favoreceu o escoamento da produção integrando a economia ao restante do país.
Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos
-
Em 1906 surgiu a estrada de ferro e tinha como objetivo solução para os produtores, comerciantes e políticos.
Primeiros trilhos em Goiás: 1911 e teve sua inauguração em 1913 na cidade de Ipameri/GO.
Em 1920 o Governo federal retomou a administração da estrada de ferro.
Nunca se esqueca dos nomes.
Antes: Estrada de ferro Alto Tocantins.
Depois: Estrada de ferro de Goiás.
( persistir é nunca desistir) foco na caveira...
-
Com essa questão impossível não lembrar da música Amor de Trem, na voz do Leonardo: "E o trem que vai, pra Araguari, eu partia de Goiânia com destino a Uberlândia...". Boa pra memorizar hehehe
-
a) ITEM CORRETO.
b) Inicialmente batizada de Estrada de Ferro Alto Tocantins, foi autorizada a explorar o trecho de Catalão a Palmas, com o objetivo de ligar a cidade de Goiás, então capital do Estado, a Cuiabá. Em 27 de maio de 1911, dois anos após o início dos trabalhos no marco zero da ferrovia, os trilhos começaram a ser instalados no Estado de Goiás. A Estrada de Ferro Goiás era uma ferrovia federal. ITEM INCORRETO.
c) A Estrada de Ferro Goiás contribuiu para conectar o estado principalmente às regiões Sul e Sudeste. ITEM INCORRETO.
d) Ligava a cidade de Araguari/MG (marco zero da ferrovia) à Goiânia/GO. ITEM INCORRETO.
e) À época, os trilhos avançam pelo estado, passando por cidades do Sudeste Goiano: Catalão, Goiandira, Ipameri, em 1913, Roncador (Pires do Rio), em 1914, Vianópolis, em 1924. Chega a Anápolis, em 1935, e em Goiânia, em 1952. Com a implantação da ferrovia, as cidades do Sudeste de Goiás passaram a assumir o controle do comércio regional, antes dominado pelas cidades do Triângulo Mineiro. ITEM INCORRETO.
Resposta: A