a) Errada, é justamente ele que impacta a acessibilidade, vencendo as alturas por escadas, rampas, plataformas ou elevadores.
b) Correta!
c) Errada, há muitas formas de modernizar os sistemas de elevadores, pode ser mais inviável, economicamente, se precisar alterar a estrutura da caixa, porém não é impossível. Mesmo assim, há uma grande variedade de modelos de elevadores que podem substituir os existentes, além disso pode-se adicionar caixas de elevadores nas fachadas para aumentar a oferta de circulação vertical.
d) Errada. De acordo com o Manual da Schindler, é necessário ter em mãos: População do edifício, Número de paradas dos elevadores, Percurso dos elevadores, Tipos de portas dos elevadores, Capacidade das cabinas, Velocidade dos elevadores e Quantidade de elevadores.
e) Errada, os elevadores panorâmicos e de portas opostas precisam ter o contrapeso lateralmente, para isso é NECESSÁRIA a colocação de vigas divisórias, além disso, são soluções mais onerosas, menos utilizadas.
https://www.slideshare.net/joelfilhofilho/palestra-elevadores-14052013
https://www.schindler.com/content/dam/web/br/pdf/ni/manual-transporte-vertical.pdf
Complementado o comentário da Corbusiana.
a. O transporte vertical tem baixo impacto sobre a acessibilidade para cadeirantes. Errada. A circulação vertical pode ser feita por escadas, rampas ou equipamentos eletromecânicos e é considerada acessível quando atender, no mínimo, a duas formas de deslocamento vertical.
b. A especificação do tipo de comando do conjunto de elevadores permite alcançar diferentes níveis de desempenho para um mesmo número de elevadores.
c. É importante planejar bem os elevadores, pois, uma vez executados, não há como tornar a respectiva operação mais eficiente. Errado. É possível a modernização de aparelhos, sendo possível até mesmo a troca completa por um novo equipamento, devido a grande quantidade de equipamentos disponíveis no mercado.
d. Para o cálculo de tráfego de elevadores, basta fixar o número de paradas e a velocidade e quantidade de elevadores. Segundo a NBR 5665, o cálculo de tráfego é feito considerando as unidades do grupo, a capacidade de passageiros, a quantidade de paradas, as paradas prováveis, o percurso, a velocidade, o tipo de portas e a abertura livre.
e. As soluções com contrapeso lateral são mais eficientes, pois exigem menor espaço de caixa e não precisam de vigas divisórias. Errado. Os elevadores de contrapeso lateral normalmente é utilizado quando existe a construção de edifícios sem casa de máquinas. Para essas situações, devem ser construídas vigas divisórias de concreto ou aço, em todos os pavimentos, com redobrado cuidado no prumo.