SóProvas


ID
2889997
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As obras financiadas por recursos públicos exigem correto e criterioso acompanhamento e desenvolvimento, dentro de todos os requisitos postos pela Lei no 8.666/1993, a Lei das Licitações. Na orçamentação de uma obra pública, é fundamental ter informações de qualidade para especificar referências de aceitabilidade dos preços ofertados nos processos licitatórios. Considerando a elaboração de orçamentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O anteprojeto já é capaz de oferecer informações para um orçamento detalhado e confiável. (Para realizar um orçamento detalhado é necessário o projeto básico (lei 8666) ou executivo)

    B) O custo direto de uma obra é obtido pelo somatório do produto “quantitativo x custo unitário” de cada um dos serviços necessários para a execução do empreendimento. (GABARITO)

    C) Na elaboração do orçamento detalhado, é dispensável a estimativa de despesas indiretas e da remuneração da construtora, visto que fazem parte do risco do projeto. (Na elaboração do orçamento detalhado de uma obra, é preciso:

    conhecer os serviços necessários para a exata execução da obra, que constam dos projetos, memoriais descritivos e especificações técnicas

    levantar com precisão os quantitativos desses serviços; calcular o custo unitário dos serviços

    calcular o custo direto da obra

    estimar as despesas indiretas e a remuneração da construtora)

    D) Nas licitações, na elaboração de orçamento sintético global, é permitido utilizar, nos casos de baixa definição do item, unidades de medida genérica como verba ou ponto. (TCU - Súmula Nº 258/2010 - As composições de custos unitários e o detalhamento de encargos sociais e do BDI integram o orçamento que compõe o projeto básico da obra ou serviço de engenharia, devem constar dos anexos do edital de licitação e das propostas das licitantes e não podem ser indicados mediante uso da expressão ‘verba’ ou de unidades genérica)

    E) O custo é o valor final pago ao contratado pelo contratante, incluindo lucro e despesas indiretas. (É o preço de venda = custos diretos + despesas indiretas + lucro e impostos)