SóProvas



Questões de Obras Públicas/Licitação


ID
42721
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a Lei no10.520 de 17/07/2002, e suas alterações, a fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados. Entre outras regras, essa legislação determina que o prazo fixado para apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a

Alternativas
Comentários
  • b) CORRETA - Art.4o. - V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

    V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

  • Complementando

    Pregão 8 dias ÚTEIS

    Convite 5 dias ÚTEIS

    Leilão 15 dias

    Concurso 45 dias

    Concorrência 45 dias ( Empreitada integral / melhor técnica e preço) ou 30 dias ( menor preço)

    Tomada de preços 30 dias (melhor técnica e preço) ou 15 dias ( menor preço)


ID
42742
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Lei no8.666, de 21/06/1993, e suas atualizações, nas Disposições Finais e Transitórias, o controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos por essa lei será feito pelo Tribunal de Contas competente. Contra irregularidades na aplicação dessa lei, poderá(ão) representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno

Alternativas
Comentários
  • Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei... (Art. 113.$1º)
  • Art. 113. O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos por esta Lei será feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto.
      § 1o Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste artigo.
  • Artigo 113 Completo

ID
78313
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a Lei nº 8.666/1993, para a habilitação nas licitações, exigir-se-á dos interessados exclusivamente documentação relativa a

I. habilitação jurídica;

II. qualificação técnica;

III. qualificação socioeconômica.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Art. 27. Para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:I - habilitação jurídica;II - qualificação técnica;III - qualificação econômico-financeira;IV - regularidade fiscal.

ID
78316
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.666/1993, licitação de alta complexidade técnica é aquela que

Alternativas
Comentários
  • § 9o Entende-se por licitação de alta complexidade técnica aquela que envolva alta especialização, como fator de extrema relevância para garantir a execução do objeto a ser contratado, ou que possa comprometer a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais.
  • Apenas completando o comentário do colega, isso esta no art. 30.


ID
78319
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Administração Pública, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, que NÃO poderá exceder a

Alternativas
Comentários
  • Art 31, lei 8.666/93 "parágrafo 3º O capital mínimo ou valor do patrimônio a que se refere o parágrafo anterior não poderá exceder a 10% do valor estimado da contratação..."
  • Resposta: Letra D

    A questão tenta nos confundir colocando várias porcentagens que encontramos na Lei 8.666.
    No art.31 podemos encontrar a resposta para essa questao:

    Art. 31.  A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

    I - balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

    II - certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

    III - garantia, nas mesmas modalidades e critérios previstos no "caput" e § 1o do art. 56 desta Lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratação.

    § 1o  A exigência de índices limitar-se-á à demonstração da capacidade financeira do licitante com vistas aos compromissos que terá que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato, vedada a exigência de valores mínimos de faturamento anterior, índices de rentabilidade ou lucratividade.

    § 2o  A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1o do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.

    § 3o  O capital mínimo ou o valor do patrimônio líquido a que se refere o parágrafo anterior não poderá exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, devendo a comprovação ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais.

    retirado: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm
  • GAB: LETRA D

    Fonte: Lei 8.666/93

    Art. 31.  A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

    § 2  A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, ou ainda as garantias previstas no § 1 do art. 56 desta Lei, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.

    § 3  O capital mínimo ou o valor do patrimônio líquido a que se refere o parágrafo anterior não poderá exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, devendo a comprovação ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais.


ID
177133
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O orçamento público juridicamente materializa-se em

Alternativas
Comentários
  • Alguém, por favor, pode me indicar onde encontro essa informação?
  • Oi, achei isso na internet, espero que ajude.
    http://www.cursojorgehelio.com.br/artigos/artigo_savioramses.asp
  • Resumindo:

    PPA = 4 anos - Planejamento estratégicos de metas, objetivos e diretrizes, é elaborada no primeiro ano do mandato para duração dos 4 próximos anos.

    LDO = 1ano - desenvolve a LOA do ano seguinte.

    LOA = 1 ano - Lei ordinária, documento legal, lei do orçamento público.

    Espero ter ajudado =)

  • Gabarito C, Lei ordinaria de validade anual (LOA)


ID
177151
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Das opções abaixo, indique aquela que contém todas as modalidades de licitação segundo a Lei nº 8.666/1993:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

     

    A modalidade PREGÃO nào esta prevista na Lei 8.666 e sim na Lei 10.520

  • Resposta LETRA B, facilmente encontrada na lei 8.666:


    "Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão."


    Bizu pra lembrar:  CO.LE.TO CO.CO

  • Letra B.

    Art. 22. São modalidades de licitação:
    I - concorrência;
    II - tomada de preços;
    III - convite;
    IV - concurso;
    V - leilão.

    Comentário:

    ▪ Além das modalidades expressamente previstas na Lei 8.666/1993, existe o pregão, regulamentado pela Lei 10.520/2002, e a consulta, aplicável às agências reguladoras, conforme a Lei 9.472/1997.


ID
191194
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, no art. 6o define como

Alternativas
Comentários
  •  

    A) empreitada por preço global UNITÁRIO a contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.

    B) tarefa o ajuste de mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais. CORRETA: Lei 8.666 Art. 6° VIII d)

    C) execução indireta DIRETA aquela que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios.

    D) empreitada por preço unitário GLOBAL a contratação para a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.

    E) execução direta aquela cujo SEGURO-GARANTIA o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

  • a) empreitada por preço global a contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas. ERRADA

     

    A banca misturou os conceitos de empreitada por preço global e por preço unitário para criar uma nova definição, errada para os dois casos

    Empreitada por preço global a contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo e total

    Empreitada por preço unitário a contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas 

     

     

     

    b) tarefa o ajuste de mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais. CORRETA

     

     

     

    c) execução indireta aquela que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios. ERRADA

     

    A banca misturou os conceitos de execução direta e indireta para criar uma nova definição, errada para os dois casos

    Execução indireta aquela que é feita pelos órgãos ou entidade contrata com terceiros sob um dos regimes possíveis 

    Execução direta aquela que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios; 

     

     

     

    d) empreitada por preço unitário a contratação para a execução da obra ou do serviço por preço certo e total. ERRADA

     

    A banca misturou os conceitos de empreitada por preço global e por preço unitário para criar uma nova definição, errada para os dois casos

    Empreitada por preço unitário a contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas 

    Empreitada por preço global a contratação para execução da obra ou do serviço por preço certo e total. 

     

     

     

    e) execução direta aquela cujo seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos. ERRADA

     

    A banca misturou os conceitos de execução direta e seguro-garantia para criar uma nova definição, errada para os dois casos

    Execução direta aquela que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios.

    Seguro-Garantia é o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

     

     

     


ID
216613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.666/1993, que institui normas para
licitações e contratos da administração pública, julgue o item
que se segue.

Para efeito de licitação pública de obras e serviços, o projeto básico e o projeto executivo significam a mesma coisa.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    De acordo com Art.6º da lei 8.666, vejam as diferencas:

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos... ( Por isso 'e possivel iniciar a licitacao apenas com o projeto Basico)

    X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra...

     

     


ID
216616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.666/1993, que institui normas para
licitações e contratos da administração pública, julgue o item
que se segue.

Como pessoa física, o autor do projeto básico ou executivo não poderá participar da licitação como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado

    De acordo com Art. 9º da Lei 8.666, 

    ANão poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:
    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;
    II - empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;
    III - servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.
    § 1o  É permitida a participação do autor do projeto ou da empresa a que se refere o inciso II deste artigo, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da Administração interessada.
     

    Entao o erro da questao 'e que nao frisou que seria EXCLUSIVAMENTE  a servico da administracao interessada.

  • A assertiva está certa, pois conforme a lei 8.666/93:
    Art. 9o  Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:
    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;

    Esta questão pode confundir o concurseiro devido ao parágrafo 1º do art. 9º:
    § 1o  É permitida a participação do autor do projeto ou da empresa a que se refere o inciso II deste artigo, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da Administração interessada.

    É importante observar que a assertiva generaliza a pessoa física, infere-se da questão que pode ser qualquer pessoa física, mas conforme o parágrafo 1º verifica-se que é necessário que o autor do projeto - pessoa física - deve estar exclusivamente a serviço da Administração interessada para participar da licitação.
  • A assertiva está certa, pois ele não poderá participar da licitação da obra, mas pode atuar depois exclusivamente a serviço da adm como fiscal, supervisor, etc.

     

     


ID
218728
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para obras e serviços de engenharia de valor estimado para contratação de até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), a modalidade de licitação indicada é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B

    Conforme a Lei 8666
    retirado: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm

    Art.22.§ 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
     Art.23
     - para obras e serviços de engenharia: 
    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais); 
    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);  
    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);  

  • QUESTÃO DESATUALIZADA


ID
218731
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma construtora contratada para execução de obra pública, diante da falta de um determinado material de acabamento especificado em contrato, propôs outro compatível. Esse caso,

Alternativas
Comentários
  • Reposta: Letra D

     

    Seção III


    Da Alteração dos Contratos

     

    Art. 65

    § 8o  A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.


ID
229705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto ao processo de medição e recebimento de obras públicas de engenharia e arquitetura, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  R: letra E

    Conforme Lei 8.666, Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:
    I - em se tratando de obras e serviços:
    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;
    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

    Art. 69.  O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.
    Art. 70.  O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.
    Art. 71.  O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato.

     

  • Manual do TCU

    Obras Públicas Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas - 4ª edição

    7.2.11.4 Documentação as built

    Ao final da construção do empreendimento, é importante que a Administração receba a documentação que retrate fielmente o que foi construído. Essa documentação é conhecida como as built – que significa “como construído” – e deve incluir todas as plantas, memoriais e especificações, com detalhes do que foi executado e quais insumos foram utilizados nessa execução. A exigência para entrega do as built deve constar do edital de licitação.


ID
542803
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Será contratada uma empresa para a execução de uma obra de arquitetura, através de licitação. As propostas técnica e comercial devem estar em acordo com as Leis nos 8.666/93 e 8.883/94. Os critérios que serão utilizados para a escolha da melhor proposta pela combinação de técnica e preço são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C
    Conforme a Lei 8.666

    Art. 46.  Os tipos de licitação "melhor técnica" ou "técnica e preço" serão utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaboração de projetos, cálculos, fiscalização, supervisão e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaboração de estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos, ressalvado o disposto no § 4o do artigo anterior. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 1o  Nas licitações do tipo "melhor técnica" será adotado o seguinte procedimento claramente explicitado no instrumento convocatório, o qual fixará o preço máximo que a Administração se propõe a pagar:

    I - serão abertos os envelopes contendo as propostas técnicas exclusivamente dos licitantes previamente qualificados e feita então a avaliação e classificação destas propostas de acordo com os critérios pertinentes e adequados ao objeto licitado, definidos com clareza e objetividade no instrumento convocatório e que considerem a capacitação e a experiência do proponente, a qualidade técnica da proposta, compreendendo metodologia, organização, tecnologias e recursos materiais a serem utilizados nos trabalhos, e a qualificação das equipes técnicas a serem mobilizadas para a sua execução;

    II - uma vez classificadas as propostas técnicas, proceder-se-á à abertura das propostas de preço dos licitantes que tenham atingido a valorização mínima estabelecida no instrumento convocatório e à negociação das condições propostas, com a proponente melhor classificada, com base nos orçamentos detalhados apresentados e respectivos preços unitários e tendo como referência o limite representado pela proposta de menor preço entre os licitantes que obtiveram a valorização mínima;

    2o  Nas licitações do tipo "técnica e preço" será adotado, adicionalmente ao inciso I do parágrafo anterior, o seguinte procedimento claramente explicitado no instrumento convocatório:

         I - será feita a avaliação e a valorização das propostas de preços, de acordo com critérios objetivos preestabelecidos no instrumento convocatório;
    II - a classificação dos proponentes far-se-á de acordo com a média ponderada das valorizações das propostas técnicas e de preço, de acordo com os pesos preestabelecidos no instrumento convocatório.


ID
542806
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Surgiram defeitos construtivos durante o período de responsabilidade legal da empresa contratada. Na ocasião do encerramento e entrega da obra licitada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E
    Conforme Lei 8.666
    Art.56, § 4o  A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente

    Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;

    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

     
    Art. 69.  O contratado é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.

    Art. 70.  O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.

ID
543727
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à administração de contratos de obras de infraestrutura, analise:

I. É dever do gestor do contrato anotar em registro próprio as ocorrências de qualquer natureza verificadas durante a execução do contrato, determinando o que for necessário para regularizá-las, inclusive notificando a contratada.

II. É dever do gestor do contrato encaminhar à autoridade superior proposta de rescisão do contrato, quando o objeto estiver sendo executado de forma irregular, em desacordo com as especificações e, ainda, quando constatada a paralisação da
execução ou cometimento de faltas que ensejam a adoção dessa medida, garantida ampla defesa à contratada.

III. A administração pública só poderá promover alterações contratuais em comum acordo com a contratada.

IV. O gestor do contrato pode ser responsabilizado penalmente caso não cumpra alguns deveres legais, porém, civil e administrativamente, a responsabilidade recai sempre sobre o chefe do setor ao qual o gestor do contrato está subordinado.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Aos que marcaram o item A, pergunto-vos: qual é a afirmativa V que consideraram como correta?

  • Na lei 8.666 não diz "gestor do contrato" e sim "representante da administração". Na lei também não diz nada sobre notificar a contratada. A assertiva I ao meu ver, está errada.

    Seção IV 

    Da Execução dos Contratos

    Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

    § 1o O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

  • Que vacilo foi esse da FCC??? Nao tem item V....


ID
553948
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

É elemento que NÃO pode ser exigido para habilitação, em uma licitação, nos termos da Lei n° 8.666/93:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666, art. 30:

    § 5o  É vedada a exigência de comprovação de atividade ou de aptidão com limitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos, ou quaisquer outras não previstas nesta Lei, que inibam a participação na licitação.

ID
639259
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No processo de projeto que será licitado, a escolha por determinado tipo de orçamento depende da finalidade da estimativa e da disponibilidade de dados.

Alternativas
Comentários
  • É um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidasde clientes. Se os projetos não estão disponíveis, o custo da obra pode ser determinado por área ou volumeconstruído. Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismos que calculam indicadores. Porexemplo, o CUB (Custo Unitário Básico), definido pela NBR 12721 e calculado pelo Sindicato da Indústria daConstrução Civil de cada estado é um indicador do custo unitário de construção (ABNT, 2006). Outros exemplos são o SINAPI (CAIXA), os indicadores da Fundação Getúlio Vargas (coluna 35, por exemplo) e os custos médiospublicados pela editora Pini, na revista Construção e Mercado. O orçamento paramétrico serve como estimativado custo total.

    http://pt.scribd.com/doc/29661695/8/Orcamento-parametrico

    O orçamento paramétrico é um orçamento aproximado, apropriado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes, quando os projetos não estão disponíveis. O custo da obra pode, então, ser definido pela área ou volume construído.

    O valor obtido no orçamento paramétrico é estimativo, e é indicado para a análise genérica de viabilidade, ou seja, permite ao proprietário ou interessado a verificação da ordem de grandeza e a adequação ao seu orçamento, para então definir, se deve ou não prosseguir na análise, já que provavelmente as etapas seguintes necessitarão de dispêndios financeiros (confecção de ante-projeto, orçamentos, entre outros).
    http://www.projetos.unijui.edu.br/petegc/wp-content/uploads/2010/03/TCC-Mariela-Bortolon.pdf

  • O orçamento paramétrico é ideal para aqueles clientes que ainda não possuem todos os projetos executivos mas querem ter uma ideia de custo da obra. 

    E também para investidores analisarem a viabilidade de um empreendimento. 

    Vou listar as 3 principais aplicações do Orçamento Paramétrico: 

    Com a utilização correta destes índices é possível ter uma margem de erro de 10 a 20% e ter uma estimativa do custo da obra de maneira rápida e fácil.

    O índice mais utilizado é o CUB (Custo Unitário Básico), porém existem muitos detalhes e maneiras de chegar no valor correto, sem deixar nenhum custo de fora do projeto. 

  • Por que não a letra E? Orçamento discriminado não é a mesma coisa de orçamento detalhado?


ID
639268
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A licitação é dividida em duas fases. Na fase

Alternativas
Comentários
  • Na vdd segundo o TCU a licitação irá se dividir em 5 fases

    Fase preliminar: Programa de necessidades / Estudo de viabilidade / Anteprojeto

    Fase interna: Projeto básico / Projeto executivo / Recursos orçamentários / Edital de licitação

    Fase externa: Publicação do edital / Comissão de licitação / Recebimento de propostas / Procedimento da licitação

    Fase contratual: Contrato / Fiscalização / Recebimento

    Fase Posterior: Operação e Manutenção


ID
703561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a obra e fiscalização, julgue os próximos itens

Para o orçamento-base da licitação de obra pública, é necessário conhecer a composição analítica do cálculo do custo unitário de um serviço, ou seja, os insumos necessários para sua realização, os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão de obra e o consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    § 1o A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

  • Manual de Obras Públicas do TCU- Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas

    5.2.5.1 Custo unitário de um serviço

    Para se calcular o custo unitário de um serviço, é preciso conhecer sua composição analítica, isto é, os insumos necessários para a realização desse serviço e os coeficientes de consumo de materiais, de produtividade da mão-de-obra e consumo horário dos equipamentos utilizados na sua execução. 

    Gab.: CERTO


ID
711211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na celebração de aditivos em contratos de obras públicas e serviços de engenharia, a prática conhecida por “jogo de planilha" é altamente recomendável como mecanismo para assegurar a economicidade da contratação.

                                                                   PORQUE

O denominado “jogo de planilha" consiste no estabelecimento de critérios de aceitabilidade de preços unitários, com a fixação de preços máximos, de forma a se evitar a disparidade exagerada entre os preços unitários e o valor global da proposta apresentada pelo licitante vencedor.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • De modo geral, o “jogo de planilha” caracteriza-se pela atribuição de diminutos preços

    unitários a serviços que de antemão a empresa sabe que não serão executados ou que terão

    os quantitativos diminuídos e de elevados preços a serviços que terão os seus quantitativos

    aumentados por meio de alterações contratuais sob o pretexto do atendimento do interesse

    público. Com isso, os licitantes vencem a competição propondo executar a obra por valor

    global abaixo dos demais concorrentes, valor este que pode se tornar o mais desvantajoso

    em relação às demais propostas ao longo da vigência contratual.


    Esse tipo de artifício já foi apreciado pelo TCU por diversas vezes, tal como no Acórdão

    1755/2004 – Plenário: “A modificação das condições iniciais do contrato por meio de

    termos aditivos pode representar prejuízo para a Administração, uma vez que retira da

    proposta da empresa contratada a vantagem comparativa que, à época da licitação,

    garantiu-lhe a primeira colocação do certame”.

    Outra maneira de ocorrer o “jogo de planilha” é quando o licitante atribui aos serviços

    iniciais do cronograma físico da obra preços excessivos e aos finais, preços reduzidos em

    relação aos de mercado. Com isso a empresa superfatura as medições iniciais e, ou

    abandona o canteiro de obras após receber os valores superfaturados, ou substitui os

    serviços finais com subpreço por novos serviços com o preço de mercado ou até com

    sobrepreço.

  • JOGO DE PLANILHA = "esquema" que possibilita que as empresas adotem preços mais elevados em quesitos que podem ter acréscimos quantitativos no decorrer da obra e preços mais baixos para os itens sujeitos a decréscimo, o que não é permitido pela legislação.

    O "jogo de planilhas" também permite atribuir sobrepreços às etapas iniciais do cronograma financeiro e subpreços às etapas finais. Com isso, os licitantes vencem a competição propondo executar a obra com valor global abaixo dos demais concorrentes. Depois, no entanto, o contratado pede revisão dos preços para que as obras não sejam paralisadas.

    via
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,criterio-de-preco-global-facilita-jogo-de-planilhas,561417,0.htm

ID
715555
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os contratos de obras públicas, regidos pela Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993,

Alternativas
Comentários
  • LETRA A


    Lei no 8.666

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos

    ..

  • e) podem ser modificados para melhor adequação às finalidades de interesse público, desde que haja consentimento do contratado.

    ERRADA

    A modificação do contrato não exige o consentimento do contratado, apenas que sejam respeitados os seus direitos.

    Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: 

    I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado; 

  • A) conferem à Administração Pública a prerrogativa de aplicar sanções ao contratado, motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste.

    CORRETA

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções: 

     

    B) são controlados exclusivamente por normas de direito público, denominadas cláusulas exorbitantes do direito privado.

    ERRADA

    Além do termo exclusivamente invalidar a opção, já que conforme artigo abaixo, as disposiçoes do direito privado sao aplicadas supletivamente, as cláusulas exorbitante são próprias de contratos regidos pelo direito público. 

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. 

     

     c) admitem celebração com prazo de vigência indeterminado, desde que justificado por escrito pela autoridade competente.

    ERRADA

    É vedado o prazo indeterminado. Além disso, a autorização da autoridade superior serve excepcionalmente, conforme § 4o, para prorrogar o prazo por até 12 meses, além do prazo já celebrado anteriormente.

    Art. 57. 

    §3o É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado. 

     

    d) podem ser rescindidos unilateralmente pelo contratado, em caso de atraso superior a sessenta dias dos pagamentos devidos pela Administração Pública.

    ERRADA

    A rescisão unilateral pode ser feita apenas pela Administração Pública. O contratado pode fazer a rescisão amigável ou judicial basicamente em situações em que há descumprimento contratual por parte da Administração. No caso de atraso dos pagamentos devidos, o período é de noventa dias.

    Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:

    XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação; 

    Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser:
    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;

    II-amigável, por acordo entre as partes, reduzidas a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração; 

    III - judicial, nos termos da legislação; 

    § 2o Quando a rescisão ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a:

     

  • B) são controlados exclusivamente por normas de direito público, denominadas cláusulas exorbitantes do direito privado.

    Art. 54. Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público , aplicando-se-lhes, supletivamente , os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado. 

    C) admitem celebração com prazo de vigência indeterminado, desde que justificado por escrito pela autoridade competente.

    Art. 57. 

    §3o É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado. 

    D) podem ser rescindidos unilateralmente pelo contratado, em caso de atraso superior a sessenta dias dos pagamentos devidos pela Administração Pública.

    A rescisão unilateral pode ser feita apenas pela Administração Pública. O contratado pode fazer a rescisão amigável ou judicial basicamente em situações em que há descumprimento contratual por parte da Administração. No caso de atraso dos pagamentos devidos, o período é de noventa dias

    .


ID
721774
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito das modalidades licitatórias previstas na Lei no 8.666/93 e legislação correlata, é correto afirmar que se aplica

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    De acordo com o artigo 22, § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
  • § 4º Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

  • Concurso - selecionar um trabalho

    - técnico,

    -científico

    -artístico,

    sendo ofertado ao vencedor um prêmio ou uma remuneração.

    Pregão a aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor envolvido.

    Leilão :  utilizado quando a Administração desejar alienar bens (móveis e imóveis) .

    -não consta valores.


ID
727126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do levantamento de quantitativos e do planejamento e
controle físico-financeiro, julgue os itens que se seguem.

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), adotado na elaboração dos orçamentos do serviço público, é um sistema de pesquisa mensal que informa os custos e índices da construção civil. O Sindicato das Indústrias da Construção (SINDUSCON) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) são os responsáveis pela divulgação oficial dos resultados, manutenção, atualização e aperfeiçoamento do cadastro de referências técnicas, métodos de cálculo e do controle de qualidade dos dados disponibilizados pelo referido sistema.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI é um sistema de pesquisa mensal que informa os custos e índices da construção civil e tem a CAIXA e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE como responsáveis pela divulgação oficial dos resultados, manutenção, atualização e aperfeiçoamento do cadastro de referências técnicas, métodos de cálculo e do controle de qualidade dos dados disponibilizados pelo SINAPI.
  • DECRETO No 7.983, DE 8 DE ABRIL DE 2013 

    [...] Art. 3o O custo global de referência de obras e serviços de engenharia, exceto os serviços e obras de infraestrutura de transporte, será obtido a partir das composições dos custos unitários previstas no projeto que integra o edital de licitação, menores ou iguais à mediana de seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil ­- Sinapi, excetuados os itens caracterizados como montagem industrial ou que não possam ser considerados como de construção civil.


    Parágrafo único. O Sinapi deverá ser mantido pela Caixa Econômica Federal ­- CEF, segundo definições técnicas de engenharia da CEF e de pesquisa de preço realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ­- IBGE


    [...] Art. 7o Os órgãos e entidades responsáveis por sistemas de referência deverão mantê­-los atualizados e divulgá­-los na internet


ID
727177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As irregularidades normalmente associadas à celebração e
administração de contratos de execução de obras de arquitetura e
engenharia incluem

divergências entre a descrição do objeto no contrato e a constante do edital de licitação.

Alternativas
Comentários
  • 9.2 Irregularidades concernentes ao contrato

    Com relação à celebração e à administração de contratos, apresentam-se como exemplos de irregularidades:

    divergência entre a descrição do objeto no contrato e a constante do edital de licitação;

    divergências relevantes entre os projetos básico e executivo;

    não-vinculação do contrato ao edital de licitação (ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu) e à proposta do licitante vencedor;

    ausência de aditivos contratuais para contemplar eventuais alterações de projeto ou cronograma físico-financeiro;

    não justificativa de acréscimos ou supressões de serviços;

    extrapolação, quanto aos acréscimos ou supressões de serviços, dos limites definidos na Lei nº 8.666/1993;

    alterações, sem justificativas coerentes e consistentes, de quantitativos, reduzindo quantidades de serviços cotados a preços muito baixos e/ou aumentando quantidades de serviços cotados a preços muito altos, podendo gerar sobrepreço e superfaturamento (jogo de planilha);

    acréscimo de serviços contratados por preços unitários diferentes da planilha orçamentária apresentada na licitação;

    acréscimo de serviços cujos preços unitários são contemplados na planilha original, porém acima dos praticados no mercado;

    execução de serviços não previstos no contrato original e em seus termos aditivos;

    subcontratação não admitida no edital e no contrato;

    contrato encerrado com objeto inconcluso;

    prorrogação de prazo sem justificativa.

    FONTE: RECOMENDAÇÕES BÁSICAS CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO OBRAS PÚBLICAS-TCU


ID
727192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As irregularidades normalmente associadas à celebração e
administração de contratos de execução de obras de arquitetura e
engenharia incluem

a não vinculação do contrato ao edital de licitação, ou ao termo que ocasionou a dispensa ou a inexigibilidade, e à proposta do licitante vencedor.

Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM SABE POR QUE TÁ CERTA?


ID
727207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Constitui irregularidade no recebimento de obras públicas a

emissão do habite-se sem a realização de vistorias dos órgãos públicos competentes.

Alternativas
Comentários
  • 9.5 Irregularidades concernentes ao recebimento da obra

    Com relação ao recebimento da obra, apresentam-se como exemplos de irregularidades:

    ausência de recebimento provisório da obra pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes;

    ausência de recebimento definitivo da obra, por servidor ou comissão designada por autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após prazo de observação ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais;

    descumprimento de condições descritas no edital de licitação e no contrato para o recebimento da obra;

    descumprimento dos prazos de conclusão, entrega, observação e recebimento definitivo, conforme o caso, previsto no contrato e em seus termos aditivos;

    recebimento da obra com falhas visíveis de execução;

    omissão da Administração, na hipótese de terem surgidos defeitos construtivos durante o período de responsabilidade legal desta;

    não realização de vistorias dos órgãos públicos competentes para a emissão do “Habite-se”.

    FONTE: RECOMENDAÇÕES BÁSICAS CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO OBRAS PÚBLICAS-TCU


ID
727213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Constitui irregularidade no recebimento de obras públicas a

ausência de recebimento provisório da obra pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes em até quinze dias da comunicação escrita do contratado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 8.666:
    Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto será recebido:
    I - em se tratando de obras e serviços:
    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;
    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;"

  • A titulo de curiosidade...o recebimento provisório não se faz necessário para o recebimento definitivo

  • 9.5 Irregularidades concernentes ao recebimento da obra

    Com relação ao recebimento da obra, apresentam-se como exemplos de

    irregularidades:

    ausência de recebimento provisório da obra pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes;

    ausência de recebimento definitivo da obra, por servidor ou comissão designada por autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após prazo de observação ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais;

    descumprimento de condições descritas no edital de licitação e no contrato para o recebimento da obra;

    descumprimento dos prazos de conclusão, entrega, observação e recebimento definitivo, conforme o caso, previsto no contrato e em seus termos aditivos;

    recebimento da obra com falhas visíveis de execução;

    omissão da Administração, na hipótese de terem surgidos defeitos construtivos durante o período de responsabilidade legal desta;

    não realização de vistorias dos órgãos públicos competentes para a emissão do “Habite-se”.

    FONTE: RECOMENDAÇÕES BÁSICAS CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO OBRAS PÚBLICAS-TCU


ID
727216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Constitui irregularidade no recebimento de obras públicas a

ausência de recebimento definitivo da obra, por servidor ou comissão designada por autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após prazo de observação ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais.

Alternativas
Comentários
  • 8666 - Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;

    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

     

    § 2o  O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.

  • 9.5 Irregularidades concernentes ao recebimento da obra

    Com relação ao recebimento da obra, apresentam-se como exemplos de

    irregularidades:

    ausência de recebimento provisório da obra pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado assinado pelas partes;

    ausência de recebimento definitivo da obra, por servidor ou comissão designada por autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após prazo de observação ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais;

    descumprimento de condições descritas no edital de licitação e no contrato para o recebimento da obra;

    descumprimento dos prazos de conclusão, entrega, observação e recebimento definitivo, conforme o caso, previsto no contrato e em seus termos aditivos;

    recebimento da obra com falhas visíveis de execução;

    omissão da Administração, na hipótese de terem surgidos defeitos construtivos durante o período de responsabilidade legal desta;

    não realização de vistorias dos órgãos públicos competentes para a emissão do “Habite-se”.

    FONTE: RECOMENDAÇÕES BÁSICAS CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO OBRAS PÚBLICAS-TCU


ID
727225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto básico para execução de obras públicas deve apresentar

elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da ABNT.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93
    Art. 6º, X - define projeto executivo como o
    conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

  • Projeto básico é conjunto de elementos que define a obra, o serviço ou o complexo de obras e serviços que compõem o empreendimento, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução.

  • Gabarito: ERRADO

    ---

    Lei Federal 8.666/1993


    Art. 6o 

    [...] IX ­ Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    [...] X ­ Projeto Executivo ­- o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas ­ ABNT; 


ID
727231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto básico para execução de obras públicas deve apresentar

o custo global da obra, indicadas as diretrizes gerais para subsidiar o detalhamento a ser apresentado no projeto executivo em que serão fundamentados os quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.

Alternativas
Comentários
  • IX - Projeto Básico - (...) devendo conter os seguintes elementos:

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


    Acredito que o erro está na junção destes dois elementos distintos (subsídio e orçamento global).

  • Depois de muito reler as nbr's e a lei 8666, achei o erro dessa questão.

    A questão atribui a fundamentação dos quantitativos de serviços ao projeto executivo, sendo este um dos elementos do projeto básico.(Art 6º, IX, c)


ID
767308
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme a Lei no 8.666/93, art. 7o , seção III – das obras e serviços –, as licitações para execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência: projeto básico, projeto executivo, execução das obras e serviços. A respeito dessa seção específica, são exigências para licitação de obras e serviços a existência de

Alternativas
Comentários
  • lei 8.666 - art 7º

    § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:
    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

  • a) projeto básico aprovado pela autoridade competente que não deverá, sob hipótese alguma, ser disponibilizado para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

    ERRADA: Deverá ser disponibilizado para exame dos interessados...

     

     b) estimativa preliminar de preços em planilhas provisórias que expressem a composição inicial dos custos unitários das obras e dos serviços previstos no processo de licitação.

    ERRADA: No inciso II do § 2º diz que deve existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários. Portanto, quando se falar em estimativa preliminarplanilha provisória e composição inicial dá entender que a planilha não precisa de todos os dados detalhados.

     

     c) previsão de recursos orçamentários no exercício financeiro em curso que assegurem o pagamento das obras e dos serviços previstos, embora não haja a obrigatoriedade de aprovação prévia de projeto básico por autoridade competente. 

    ERRADA: Cada etapa (projeto básico → projeto executivo → execução de obras e serviços) será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação pela autoridade competente...

     

     d) planilhas de custos compatíveis com os recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obras e serviços, desde que previstos em exercícios financeiros plenamente encerrados. 

    ERRADA: Não há essa exigência...

     

     e) previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

    CORRETA: É o inciso III do § 2º.


ID
767311
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei no 8.666/93, de Licitações, que disciplina todas as etapas do processo licitatório, estabelece algumas modalidades de licitação, cada uma delas com forma distinta de procedimento administrativo. Quanto à definição das modalidades de licitação, de acordo com a Lei,

Alternativas
Comentários
  • A letra B está errada, porque na modalidade Convite não é obrigatório a publicação em Diário Oficial da União. Basta fixar o aviso de licitação no mural do órgão.


    A letra D está errada porque o prazo de antecedencia mínima é de 45 dias.


    A letra E está errada, pois a venda terá de ser igual ou superir ao valor da avaliação.

  • A) TOMADA DE PREÇO: é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados OU que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o  terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas observada a necessária qualificação.

    B) CONVITE: é a modalidade de licitação entre interessados do mesmo ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados OU não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.

    C) RESPOSTA CORRETA

    D)  CONCURSO: é a modalidade  de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração  aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias. 

    E) LEILÃO: é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens MÓVEIS inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens IMÓVEIS prevista no ART 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor de avaliação.  

  • a) tomada de preços é a modalidade entre interessados cadastrados até o quinto dia útil anterior à data do recebimento das propostas, sendo desnecessária a qualificação para os casos de notório saber. 

    ERRADA: Deve-se comprovar a posse dos requisitos mínimos de qualificação exigidos pelo edital. (Art. 22, § 1º)

     

     b) convite é a modalidade entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual publicará obrigatoriamente em Diário Oficial da União e do Estado onde se realiza a licitação a cópia do instrumento convocatório.

    ERRADA: No art. 21 não se incluiu a modalidade convite para publicação de aviso com antecedência seja no Diário Oficial da União, do Estado ou em jornal diário de grande circulação.

     

     c) concorrência é a modalidade entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    CORRETA: É o § 1º do art. 22.

     

     d) concurso é a modalidade entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado no Diário Oficial com antecedência mínima de 180 (cento e oitenta) dias.

    ERRADA: A antecedência é de 45 dias.

     

     e) leilão é a modalidade entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inalienáveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o maior lance, desde que superior ao valor da avaliação.

    ERRADA: Devem ser bens móveis inservíveis e o valor do maior lance pode ser igual ou superior ao valor da avaliação.


ID
778270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

A licitação é a seleção por meio da qual uma entidade coloca em oferta a realização de uma obra, prestação de serviço ou fornecimento de um bem ou equipamento de construção.

Alternativas
Comentários
  • Muito estranha esta questão. 

  • ESSA QUESTÃO ESTÁ ERRADA. ALÉM DE MAL FORMULADA.

  • Acho que a questão causa estranhamento mas a norma trata de todas esses conceitos mesmo.

    Resposta : C

    Licitação :  PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse, para obras , serviços , equipamentos , bens .

    Obras e serviço =seção 3 da 8666 -93 = execução de obras e serviços de engenharia .

    Equipamento =Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo

    -------Então todos os outros equipamentos que não são exclusivos dependem de licitação.

    Bens = Das Compras Art. 14. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários.

     Nas compras deverão ser observadas, ainda:

    I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca.

  • Fernanda, quanto a letra e também segui o mesmo raciocínio que vc.

    Mas quanto à letra C não estaria certo, porque a novação não exige que o devedor esteja em mora. Mesmo que a obrigação não tenha vencido pode ocorrer a novação.


ID
778273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

A licitação só poderá ser lançada por entidades de direito público.

Alternativas
Comentários
  • errado!
    Nos termos da Lei 8.666, de 1993, a licitação é dever aplicável a todos os entes integrantes da Administração Indireta do Estado. E a Administração Indireta se compõe por entes públicos e privados, logo a licitação é aplicada às entidades governamentais dotadas de personalidade jurídica de direito privado, exemplo das empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • Qualquer empresa pode licitar, algumas são obrigadas.


  • qualquer orgão, seja da adm. pública direta ou indireta, inclusive pessoas jurídicas privadas ou físicas


ID
778276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

A concorrência pública, a tomada de preço, o concurso e o leilão são diferentes modalidades de licitação de administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Art. 22
    (Lei 8666) 

    São modalidades de licitação:

    I — concorrência;

    II — tomada de preços;

    III — convite;

    IV — concurso;

    V — leilão.


ID
778288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

Reservar menos dinheiro do que o necessário para a realização de um processo de construção compromete os compromissos assumidos, podendo levar a graves consequências.

Alternativas

ID
807664
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a afirmação correta quanto à elaboração de Especificações Técnicas para licitação e construção de edifícios públicos.

Alternativas
Comentários
  • Complementado a letra "D": só será possível o uso de marcas nas licitações quando devidamente justificada por critérios técnicos ou expressamente indicativa da qualidade do material a ser adquirido.


ID
807667
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere aos orçamentos elaborados para licitação de edifícios públicos, assinale a afirmação correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O valor correspondente ao BDI não pode ser incluído no custo da obra. ERRADA - BDI - valor percentual que incide sobre o custo global de referência para realização da obra ou serviço de engenharia

    b) Os custos unitários considerados no orçamento executado pelo órgão público contratante da obra, cujo valor (do orçamento) serve de referência para a licitação, não podem ser divulgados aos licitantes. ERRADA - orçamento de referência - detalhamento do preço global de referência que expressa a descrição, quantidades e custos unitários de todos os serviços, incluídas as respectivas composições de custos unitários, necessários à execução da obra e compatíveis com o projeto que integra o edital de licitação

    c) São considerados custos diretos de uma obra somente aqueles referentes aos materiais utilizados na construção - ERRADA - Custos direitos: Materiais, mão de obra, equipamento

    d) CORRETA

    e) Nos orçamentos de obras públicas, não podem ser incluídos os custos de mão de obra, já que esses são valores muito variáveis. - ERRADA - São incluídos valores de mão de obra

  • D correta, porém incompleta... o BDI tb incide sobre os equipamentos..


ID
817510
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei no 8.666/1993 - que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública - prevê casos de “Inexigência de licitação” como, por exemplo, para a contratação de serviços técnicos de natureza singular com “profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b

    Literalidade da lei 8.666/93:


    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


ID
910369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Consoante a Lei Geral das Licitações, o denominado Projeto Básico deve possuir os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • X - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


  • a) desenvolvimento da solução escolhida, de forma a, com clareza, fornecer visão parcial da obra e identificação de todos os seus elementos constitutivos. 

    ERRADA: No lugar de "visão parcial" deveria ser "visão global".

     b) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação e a estratégia de suprimentos, sendo desnecessária a observância às normas de fiscalização.

    ERRADA: É necessária a observância das normas de fiscalização.

     c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, com identificação de marcas de melhor qualidade.

    ERRADA: Deve-se especificar o material e não definir qual marca deve ser utilizada (a fim de garantir o caráter competitivo).

     d) descrição genérica de soluções técnicas específicas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação durante as fases de elaboração do projeto executivo. 

    ERRADA: A descrição não deve ser genérica, mas, sim, suficientemente detalhada.

     e) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução. 

    CORRETA.


ID
910372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos termos da Lei Geral das Licitações, após executado o contrato, verifica-se que o seu objeto será recebido, em se tratando de

Alternativas
Comentários
  • Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;

    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

    II - em se tratando de compras ou de locação de equipamentos:

    a) provisoriamente, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com a especificação;

    b) definitivamente, após a verificação da qualidade e quantidade do material e conseqüente aceitação.

    § 1o Nos casos de aquisição de equipamentos de grande vulto, o recebimento far-se-á mediante termo circunstanciado e, nos demais, mediante recibo.

    § 2o O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm

  • A letra "c" também estaria correta de acordo com artigo postado pela Fabiana.

    Verifique o inciso II letra "a".
  • a) obras e serviços, de forma provisória, pelo responsável pelo seu acompanhamento e pela fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 30 dias da comunicação escrita do contratado.

    ERRADA: assinado pelas partes em até 15 dias...

     b) obras e serviços, de forma definitiva, por servidor designado pela autoridade competente, após vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais.

    *CORRETA.

     c) compras ou de locação de equipamentos, de forma provisória, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com a especificação.

    *CORRETA: não vi erros ao se comparar com a Lei de Licitações.

     d) compras ou de locação de equipamentos, de forma definitiva, após a verificação da qualidade e da quantidade do material e consumo final, o que caracterizará a aceitação.

    ERRADA: os parâmetros não incluem o consumo final.

     e) compras ou de locação de equipamentos ou de obras e serviços, de forma provisória, excluindo a responsabilidade civil pela solidez ou segurança da obra ou do material.

    ERRADA: o recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade...


ID
910375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O publicitário Henrique é convidado a participar de uma campanha por Caio, o gerente de eventos do Banco Super, uma empresa pública federal. Ao consultar o Departamento de Recursos Humanos para verificar os documentos necessários para a contratação, Henrique é informado que, por orientação do Departamento Jurídico, as atividades publicitárias deveriam submeter-se ao certame licitatório.

No que concerne à submissão às regras licitatórias, a Lei que estabelece normas gerais dispõe que as(os)

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm)

    "Existe, é verdade, jurisprudência segundo a qual as entidades estatais que explorem atividades econômicas em sentido estrito não se sujeitam a licitação quando o contrato que pretendam celebrar (de compra e venda, de prestação de serviços de natureza econômica, de concessão de crédito ou de financiamento etc.) tenha objeto relacionado às atividades-fim da entidade." (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo - Resumo de Direito Administrativo Descomplicado)


    Vale salientar que essas entidades estatais que exploram atividades econômicas em sentido estrito são regidas predominantemente pelo direito privado, principalmente quando se trata de suas atividades-fim.



ID
910429
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Consoante a Lei Geral das Licitações, as obras e os serviços poderão ser licitados, caso sejam observados alguns requisitos.

NÃO se encontra entre tais requisitos a existência de

Alternativas
Comentários
  • "e) edital que inclua no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para a sua execução."

    errado! vc está condicionando a licitação em troca de receber algum recurso financeiro... não pode!


    bons estudos!

  • Apesar da letra e estar incorreta, algumas considerações tem de serem feitas:

    "Além do projeto básico e do orçamento detalhado da obra ou serviço, a licitação, para ser promovida, exige que estejam previstos recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes do que for executado no exercício financeiro corrente, conforme o cronograma."


    "A exigencia de prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras é admissível, desde que prevista no edital convocatório, cabendo, nesse caso, ao contratado optar uma das modalidades (caução em dinheiro ou em títulos dívida pública,, seguro-garantia ou fiança bancária). O valor da garantia não pode exceder a 5% do valor do contrato (nos casos normais), ou a 10% do valor do contrato (nos casos de obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis)."


  • A questão pergunta exatamente o que não consta no  §2° do art. 7° da lei 8.666/93, Lei licitações e contratos. Vejamos:

     

    Art. 7o  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    (...)

    § 2o  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; (deixando claro que a lei não exige a efetiva disponibilidade financeira da Administração, mas, tão somente, que haja previsão desses recursos na Lei Orçamentária.)

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

     §3°- É vedado incluir no projeto da licitaçao a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob regime de concessão, nos termos da legislação epecífica.

     

     

    Força, guerreiros!


ID
1238431
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93

    Art.22

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.


ID
1241788
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à licitação e aos contratos, é correto afirmar que não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários: I) o autor do ______; II) empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do ______ ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de ______ do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado; III) servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    "Art. 9o Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;

    II - empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;

    III - servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

    § 1o É permitida a participação do autor do projeto ou da empresa a que se refere o inciso II deste artigo, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, nas funções de fiscalização, supervisão ou gerenciamento, exclusivamente a serviço da Administração interessada.

    § 2o O disposto neste artigo não impede a licitação ou contratação de obra ou serviço que inclua a elaboração de projeto executivo como encargo do contratado ou pelo preço previamente fixado pela Administração.

    § 3o Considera-se participação indireta, para fins do disposto neste artigo, a existência de qualquer vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista entre o autor do projeto, pessoa física ou jurídica, e o licitante ou responsável pelos serviços, fornecimentos e obras, incluindo-se os fornecimentos de bens e serviços a estes necessários.

    § 4o O disposto no parágrafo anterior aplica-se aos membros da comissão de licitação."


ID
1329310
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A licitação na modalidade pregão eletrônico traz agilidade e melhor gerenciamento das compras dos entes públicos. Marque C (CERTO) e E (ERRADO) para os princípios que, segundo o Decreto nQ 5.450, de 31 de maio de 2005, devem nortear esse processo.

( ) Legalidade.
( ) Publicidade.
( ) Razoabilidade.
( ) Proporcionalidade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o A licitação na modalidade de pregão é condicionada aos princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficiência, probidade administrativa, vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo, bem como aosprincípios correlatos da razoabilidade, competitividade e proporcionalidade.



ID
1334929
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na licitação ou na execução de obras ou serviços e no fornecimento de bens a eles necessários, é vedada a participação, direta ou indireta de:

Alternativas
Comentários
  • LEI 8.666/93

    Art. 9  Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:

    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;

    II - empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;

    III - servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

  • GAB.: B

    PROIBIDO LICITAR – AUTOR B.E – PF OU PJ/ EMPRESA B.E OU TENHA +5% / SERVIDOR OU DIRIGENTE DO ORGÃO


ID
1344568
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Lei n. 8666/93, que dispõe sobre normas para licitações e contratos da Administração Pública, as obras e serviços poderão ser executados, dentre outras, sob a forma de

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. As obras e serviços poderão ser executados nas seguintes formas:

    I - execução direta;

    II - execução indireta, nos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global;

    b) empreitada por preço unitário;

    c) (Vetado).

    d) tarefa;

    e) empreitada integral.

  • Lembrar sempre que são executadas INDIRETAS.

  • GABARITO "B"

    Art. 10. As obras e serviços poderão ser executados nas seguintes formas:

    I - execução direta;

    II - execução indireta, nos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global;

    b) empreitada por preço unitário;

    c) (Vetado).

    d) tarefa;

    e) empreitada integral.

    Parágrafo único. (Vetado).


  • Se for por execução direta, não tem variação.

    Se for por execução indireta, pode ser por:

    - empreitada por preço global;

    - empreitada por preço unitário;

    - tarefa;

    - empreitada integral

ID
1344580
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Licitação de alta conformidade técnica, segundo a Lei n. 8666/93, é entendida como aquela que envolve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    § 9o Entende-se por licitação de alta complexidade técnica aquela que envolva alta especialização, como fator de extrema relevância para garantir a execução do objeto a ser contratado, ou que possa comprometer a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais.
  • Como respondeu Cleyton, apenas completando: artigo 30, parágrafo 9

  • conformidade?? é complexidade... ou escreveram errado ou a banca se equivocou...

  • Gabarito A porém, é diferente do que o artigo fala: alta COMPLEXIDADE e a questão fala em alta ESPECIALIZAÇÃO 

     


    Art. 30, § 9o Entende-se por licitação de alta complexidade técnica aquela que envolva alta especialização, como fator de extrema relevância para garantir a execução do objeto a ser contratado, ou que possa comprometer a continuidade da prestação de serviços públicos essenciais.

  • Letra A


ID
1401664
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.666 de 21/06/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços que forem:

1 - produzidos ou prestados por empresas brasileiras;

2 - produzidos no país;

3 - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • § 2  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    I - produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional;               (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

      I - produzidos no País;                    (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

            II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e                   (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

        III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.                    (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

            III - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.                    (Redação dada pela Medida Provisória nº 495, de 2010)

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.                     (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.                  (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)    (Vigência)

  • Lembre-se:

    "Produzido (no país)

    por Empresa (brasileira)

    que Investe (em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país)

    em Acessibilidade" (investe em acessibilidade)


ID
1401667
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Num processo de licitação, realizado em conformidade com a Lei nº 8.666 de 21/06/1993, o valor estimado da contratação para obras e serviços de engenharia foi de R$1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais). Deverá ser utilizada a seguinte modalidade de licitação:

Alternativas
Comentários
  • Na referida lei, artigo 23:

    I - para obras e serviços de engenharia: (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais); (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);  (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);  (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

  • Artigo 23: (atualizado pelo Decreto 9.412/2018)

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);

    b) tomada de preços - até R$ 1.430.000,00 (um milhão quatrocentos e trinta mil reais);

    c) concorrência: acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão quatrocentos e trinta mil reais)

  • Esta questão pode ser facilmente anulada, poderia ser utilizada a modalidade concorrência.

  • Para obras e serviços de engenharia

    • dispensa de licitação: até o limite de R$ 33 mil;
    • na modalidade convite: até R$ 330 mil;
    • na modalidade tomada de preços: até R$ 3,3 milhões; e
    • na modalidade concorrência: acima de R$ 3,3 milhões.

    Para compras e serviços que não sejam de obras ou de engenharia:

    • dispensa de licitação: até o limite de R$ 17,6 mil;
    • na modalidade convite: até R$ 176 mil;
    • na modalidade tomada de preços: até R$ 1,4 milhão; e
    • na modalidade concorrência: acima de R$ 1,4 milhão.

    Fonte: https://www.conjur.com.br/2018-jul-16/novos-valores-licitacao-entram-vigor-nesta-quarta-feira

    LETRA B

  • Na minha opinião cabia anulação, já que a questão demanda que se marque a alternativa que determina qual modalidade seria obrigatória. No entanto, a lei 8.666 estabelece que a concorrência pode também vir a ser usada nos valores nos quais a tomada de preços possa. Assim sendo, a escolha entre tomada de preços e concorrência é facultativa.


ID
1422856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à execução e fiscalização de obras, à elaboração de orçamentos e à responsabilidade técnica profissional, julgue o item que se segue.

As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto executivo aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório, e quando existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

Alternativas
Comentários
  • LEI 8666 - ART 7o

    § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; quando for o caso.


ID
1504900
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para as licitações de obras e serviços de engenharia na modalidade de execução de empreitada por menor preço global. Considere que todas as exigências para o processo licitatório tenham sido cumpridas por todos os participantes.
Assinale a opção que indica a proposta considerada vencedora.

Alternativas
Comentários
  • Art. 48 da lei 8666

     Nas licitações para obras e serviços quando for adotada a modalidade de empreitada por preço global.Serão desclassificadas propostas com valor superior ao valor global ao estabelecido pela Administração e com preços manifestamente inexequíveis. Sendo preços inexequíveis os valores inferiores a 70% do menor dos seguintes valores:

    1)Média aritmética das propostas com valores superiores a 50% aos valor orçado pela Administração 

    2)Valor orçado pela administração


  • Letra D.

     

    LLC, art. 48.  Serão Desclassificadas:

    II - Propostas com valor Global superior ao limite estabelecido ou com preços manifestamente inexequíveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade...

     

    Logo, vence a proposta que apresente o menor valor global, desde que inferior ao valor global da Administração (inferior ao preço máximo que a administração está disposta a pagar) e superior ao preço inexequível (aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade) .


ID
1504975
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A modalidade de licitação entre interessados já devidamente cadastrados e outros que atendem às condições exigidas para cadastramento, observada a necessária qualificação, é definida pela Lei nº 8.666 como

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. São modalidades de licitação:

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação

  • Alguém consegue explicar a diferença entre Tomada de Preço e Concorrência? 
    Além do limite de valor, para mim, parecem a mesma coisa.

  • Tomada de preço é entre pessoas cadastradas (ou aptas a se cadastrar) Concorrência não há essa exigência.
  • Por que não pode ser convite?

  • LEI 8666/93 ART.22

    A) TOMADA DE PREÇOS

    só podem participar os licitantes cadastrados no orgão ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o 3º dia anterior ao recebimento das propostas.

    * obras e serviços de engenharia: até 1 milhão e 500 mil reais

    * bens e outros serviços: até 650 mil reais

     

    B) MENOR PREÇO

    (não é uma modalidade de licitação)

     

    C) CONCURSO

    quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artistico, mediante pagamento de prêmio.

    (leva em conta o OBJETO da licitação)

     

    D) CONVITE

    participam somente os convidados ou não pela Adm.

    * obras e serviços de engenharia: até 180 mil reais

    * bens e outros serviços: até 80 mil reais

     

    E) CONCORRÊNCIA

    quaisquer interessados, leva em conta o valor

    * obras e serviços de engenharia: acima de 1 milhão e 500 mil reais

    * bens e outros serviços: acima de 650 mil reais

  • Dica: Toma de quem tem (potencial já registrado)


ID
1564801
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a legislação de licitações, uma obra pública deve ser contratada com um nível de detalhamento mínimo correspondente a um projeto

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93
    Art 6°, IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, ...
    Art 7°, § 2° - As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório; ...

    Resposta: B




ID
1564804
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As especificações técnicas em memoriais de projeto em obras públicas podem, dentro do que se estabelece nas normas técnicas oficiais e na legislação de licitações, ser desenvolvidas por meio de

Alternativas
Comentários
  • Especificações Técnicas


    As especificações técnicas são representadas por um documento que caracteriza os materiais, equipamentos e serviços a serem utilizados na obra, visando a desempenho técnico determinado. Deverão ser elaboradas em conformidade com normas técnicas e práticas específicas, de modo a abranger todos os materiais, equipamentos e serviços previstos no projeto. 

    As especificações técnicas não poderão reproduzir catálogos de determinado fornecedor ou fabricante, de modo a permitir alternativas de fornecimento. Quando de sua elaboração, devem ser definidas as condições de aceitação de produto similar, para não restringir a uma única marca aceitável. 

    Se a referência de marca ou modelo for indispensável para a perfeita caracterização do material ou equipamento, a especificação deverá conter obrigatoriamente a expressão “ou equivalente”.


    Trecho do livro:

    Obras Públicas - Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras de Edificações Públicas

    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2545893.PDF


    Resposta: E

  • NBR 15575

    Cabe ao projetista o papel de especificar materiais, produtos e processos que atendam ao desempenho mínimo estabelecido nesta parte da ABNT NBR 15575 com base nas normas prescritivas e no desempenho declarado pelos fabricantes dos produtos a serem empregados em projeto.

  • complementando...

    Trecho da NBR 15575

    Normas prescritivas: estabelecem requisitos com base no uso consagrado de produtos ou procedimentos, buscando o atendimento às exigências dos usuários de forma indireta.

    Normas de desempenho: traduzem as exigências dos usuários em requisitos e critérios, e são consideradas como complementares às prescritivas, sem substituí-las.


ID
1695679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao projeto básico para obras públicas, julgue o próximo item.

Na fase de elaboração do projeto básico incluem-se as atividades e os serviços cujo propósito é minimizar a necessidade de alteração ou adequação dos elementos.

Alternativas
Comentários
  • b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;


    > Não são incluídas atividades ou serviços que minimizem os problemas (alteração ou adequação posterior) mas a própria solução (global e/ou localizadas) adotada/s no projeto deve minimizar/equacionar previamente os problemas, para que eles não venham a surgir.
  • Na fase de elaboração do projeto básico incluem-se as atividades e os serviços cujo propósito é minimizar a necessidade de alteração ou adequação dos elementos. (ERRADO: deve haver adequação ambiental, viabilidade técnica,...)

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

  • ERRADO

    As definições de Projeto Básico apresentadas nos comentários das colegas constam na Lei 8.666.

    Segundo a NBR 13531/95...

    (NBR 13531/95 cancelada e substituída pelas NBR 16636-1/17 e 16636-2/17)

    Projeto Básico (opcional): representação de informações técnicas necessárias e suficientes à licitação.

    Projeto Legal: representação de informações necessárias à análise, aprovação e obtenção de alvará.


ID
1695682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao projeto básico para obras públicas, julgue o próximo item.

Entre os requisitos para que uma obra seja licitada inclui-se o de haver previsão de recursos orçamentários que assegurem os pagamentos das obrigações decorrentes dessa obra.

Alternativas
Comentários
  • § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.


ID
1695685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao projeto básico para obras públicas, julgue o próximo item.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utiliza-se a representação das informações técnicas da obra e de seus elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para que sejam evitados alterações e desvirtuamento do objeto.

Alternativas
Comentários
  • PROJETO BÁSICO

    Conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para CARACTERIZAR a obra ou o serviço, objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos Estudos Técnicos Preliminares, que assegurem a Viabilidade Técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental e que possibilite a avaliação de custo e a definição dos métodos e do prazo, devendo conter os seguintes elementos:

    -        Fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos construtivos

    -        Soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do Projeto Executivo

    -        Identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra (especificações)

    -        Informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra

    -        Subsídios para montagem do plano de gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, normas de fiscalização

    -        ORÇAMENTO DETALHADO DO CUSTO GLOBAL DA OBRA


ID
1695700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O processo de levantamento de programação e controle é uma etapa de fundamental importância para o alcance da eficiência e efetividade na execução das obras públicas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla BDI, sempre que utilizada, refere-se a benefício e despesas indiretas.

O preço final da obra é composto pelos custos diretos dos insumos, os custos indiretos, a taxa de BDI que engloba o lucro, além da mão de obra e dos equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • PREÇO FINAL =  custos diretos + custos indiretos

  • O BDI engloba lucro, despesas financeiras, impostos e administração central.
  • PREÇO FINAL = CUSTOS DIRETOS + BDI, onde;

    Custos diretos sao aqueles que constam no orçamento, que ocorrem especificamente por causa da execução do serviço objeto do orçamento em análise.

    Custo indiretos são aqueles , que embora nao incorporados ao produto final,todavia contribuem para formação do custo total.

    Resumo retirado do livro  de questoes comentadas engenharia cilvil 2010-2013 vol 1º , editora DITÁTICA.

  • Além do exposto nos comentários, é importante ressaltar que mão de obra e equipamentos fazem parte dos insumos, assim como os materiais também.


ID
1696834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A lei do plano plurianual (PPA), a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e a lei orçamentária anual (LOA) normatizam a matéria orçamentária no Brasil, servem de ferramentas para o planejamento das ações do governo, identificam seus programas de trabalho, projetos e atividades, e estabelecem tanto os objetivos e metas a serem implementados quanto a previsão dos custos relacionados. Para isso, a LOA, orientada pela LDO, compreende o orçamento fiscal, o de investimentos e o da seguridade social.
Tendo como referência inicial essas informações, julgue o item que se segue.

O PPA, a LDO e a LOA constituem uma exceção ao princípio orçamentário da unidade, segundo o qual deve haver apenas um orçamento para cada exercício financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade (ou universalidade).

    PRINCÍPIO DA UNIDADE: 

    "Este princípio estabelece que o orçamento deve ser “uno”, ou seja, cada esfera do governo deve possuir apenas uma LOA. Não pode haver mais de um orçamento em cada unidade governamental. No entanto, o §5º do art. 167 da CF/88 estabelece uma tripartição do orçamento: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas Estatais.

    #ATENÇÃO Vale ressaltar que o Princípio da Unidade refere-se à LOA, uma vez que, orçamento, cada Lei contém 3, conforme mencionado acima: Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social, Orçamento de Investimento das empresas estatais. Ou seja, cada LOA é segregada em 3 orçamentos separados. Essa sistemática tem como objetivo garantir maior transparência e independência a cada um deles."



  • Complementando...

    SERGIO MENDES diz "A existência do PPA, da LDO e da LOA, aprovados em momentos distintos, não constitui uma exceção ao princípio orçamentário da unidade. O princípio da unidade ou da totalidade não necessariamente significa um documento único, já que o processo de integração planejamento-orçamento tornou o orçamento necessariamente multidocumental, em virtude da aprovação, por leis diferentes, dos vários instrumentos de planejamento, com datas de encaminhamento diferentes para aprovação pelo Poder Legislativo."

    (CESPE/PREFEITURA DE SALVADOR-BA/PROCURADOR 2° CLASSE/2015) A divisão do orçamento em três peças — LOA, LDO e lei do PPA — constitui exceção ao princípio da unidade orçamentária. E


    (CESPE - Técnico de Orçamento - MPU - 2010) A existência do PPA, da LDO e da LOA, aprovados em momentos distintos, constitui uma exceção ao princípio orçamentário da unidade. E


ID
1729378
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei n° 8.666/1993 − que institui normas para licitações e contratos da Administração pública − define que os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência. Os prazos mínimos assegurados pela lei até o recebimento das propostas ou da realização do evento, são definidos

Alternativas
Comentários
  • I - quarenta e cinco dias para:

    a) concurso; 

    b) concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço"; 

    II - trinta dias para:

    a) concorrência, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior; 

    b) tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço"; 

    III - quinze dias para a tomada de preços, nos casos não especificados na alínea "b" do inciso anterior, ou leilão;

    IV - cinco dias úteis para convite.

  • Resposta:

    Letra E.

  • CONCORRÊNCIA

    Empreitada Integral | Melhor Técnica | Menor Preço e Técnica: 45 dias

    Demais regimes: 30 dias

    TOMADA DE PREÇOS

     Melhor Técnica | Menor Preço e Técnica: 30 dias

    Demais regimes: 15 dias

    CONVITE : 5 dias

    LEILÃO: 15 dias


ID
1829308
Banca
EXATUS
Órgão
TRE-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A questão versa sobre a Lei 8.666, de 21/06/1.993, que Regulamenta o Artigo 37, Inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Para fins da Lei 8.666, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Conforme a lei 8.666/93:

    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral; (Letra A - CORRETA)

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal; (letra D - CORERTA)

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico. (Letra C - CORRETA)


ID
2023471
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao capítulo II, da Lei 8.666/93 − Da Licitação, Seção IV, do procedimento e julgamento, em seu artigo 43, a Licitação será processada e julgada com observância dos procedimentos abaixo relacionados. Leia-os com atenção, considerando-os como V (verdadeiros) ou F (falsos).

I Devolução dos envelopes abertos aos concorrentes habilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso, ou após sua denegação.

II Abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes inabilitados, desde que transcorrido o prazo com interposição de recurso, ou não tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos.

III Verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços concorrentes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

IV Julgamento e classificação das propostas, de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital.

De cima para baixo, a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    Lei 8666/93

     

    I - FALSO. O certo é a devolução dos envelopes fechados, e não abertos como diz o exercício.

    Art. 43 -  II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

     

    II - FALSO. O certo é abrir os envelopes dos habilitados, e não dos inabilitados

    Art 43 - III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

     

    III - VERDADEIRO 

    Art 43 - IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

     

    IV - VERDADEIRO

    Art 43 - V - julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital;

  • Só pode estar errada essa questão. A Lei diz:

    Art 43 - IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

    A questão fala: III Verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços concorrentes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

    O gabarito correto é a letra E.


ID
2084734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Determinada construtora venceu o processo de licitação para a reforma, de uma escola municipal. O prazo previsto de execução da obra, orçada em R$ 100.000, era de 14 meses. A fiscalização da prefeitura, responsável pelo acompanhamento da obra, registrou as seguintes ocorrências:

I a obra foi recebida provisoriamente trinta dias após a comunicação escrita do contratado de que a obra havia sido encerrada;

I a contratada registrou no termo de recebimento definitivo que a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra era da fiscalização;

III o valor final do contrato, após sucessivos termos aditivos de valor, foi de R$ 200.000;

IV o ordenador de despesa da prefeitura realizou, sem o conhecimento da fiscalização, o pagamento de algumas das faturas emitidas pelo contratado;

V o contratado solicitou o reajustamento do valor do contrato por meio de simples apostilamento.

A partir da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Comentários de algumas das alternativas...

     

    a) Art. 73. Parágrafo 2o. O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato.

     

    d) Art. 65. Parágrafo 1o. O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% para os seus acréscimos.

    Parágrafo 2o. Nenhum acréscimo ou supressão poderá exceder os limites estabelecidos no parágrafo anterior, [...]

     

    e) Art. 73. Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 dias da comunicação escrita do contrato.

  • Por mais que o gabarito seja B, é bom ter em mente que ele está errado. Porém com erro mais sutil que as demais alternativas. Aliás, é comum, como no presente caso, múltipla escolha do cespe indicar como gabarito o "mais certo" ou "menos errado" dentre as alternativas.

     

     

    Observe a alternativa

    b) O reajustamento do contrato por apostilamento só poderia ocorrer um ano após a assinatura do contrato.

     

    Observe jurisprudência do TCU (TC-003.671/2005-0): [há diversas outras fontes legais com mesma informação, mas achei esta a mais pertinente]

    (...) Então, o reajuste pode ser realizado por meio de simples apostilamento ao contrato (art. 65, § 8º da Lei 8.666/93) pois este, por determinação do art. 55, inciso XI da Lei 8.666/93, deve espelhar fielmente os termos da proposta.

    Com base no art. 28, § 1º da Lei 9.069/95, nos arts. 2º e 3º da Lei 10.192/2001 e no Acórdão TCU 1563, Ata 40/2004 - Plenário, a implementação do reajuste dos valores pode ser procedida considerando o período entre o marco inicial (data da apresentação das propostas ou data do orçamento) e a data de assinatura do contrato, fazendo-se os reajustes seguintes com periodicidade de um ano.

    Assim, há possibilidade de, na assinatura, ocorrer o primeiro reajuste; os seguintes serão anuais e na mesma data base. Destarte, o primeiro reajustamento pode ocorrer antes de um ano da assinatura do contrato, visto que ocorre na data deste.

  • APOSTILAMENTO Só é cabível após o interregno de um ano após a data-base da proposta.

  • A alternativa A, além de não especificar sobre qual termo de recebimento se refere (provisório ou definitivo), ignora as irregularidades constantes dos itens I e II do Enunciado. Neste sentido, o item I indica prazo em desacordo com o art. 73, inciso I, alínea “a", da Lei nº 8.666/1993 (trinta dias, ao invés de quinze), e o item II contraria o art. 73, § 2º, da mesma Lei, o que torna esta alternativa incorreta.

     

    “Art. 73.  Executado o contrato, o seu objeto será recebido:

    I - em se tratando de obras e serviços:

    a) provisoriamente, pelo responsável por seu acompanhamento e fiscalização, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 15 (quinze) dias da comunicação escrita do contratado;

    b) definitivamente, por servidor ou comissão designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, após o decurso do prazo de observação, ou vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no art. 69 desta Lei;

    § 2º O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra ou do serviço, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato."

     

    A alternativa C igualmente está incorreta, pois o ordenador de despesas depende da aprovação da fiscalização para fazer o pagamento dos serviços executados, conforme art. 73, inciso I, alínea “b", já citado acima.

     

    A alternativa D também está incorreta, pois o valor final do contrato, de R$ 200.000, ultrapassa o percentual máxima de acréscimos quantitativos previsto na Lei nº 8.666/1993, que é de 25% (art. 65, §§ 1º e 2º).

     

    A alternativa E está incorreta, pois, como já dito acima, o prazo para recebimento provisório é de até quinze dias, e não trinta.

     

    A alternativa correta, portanto, é a de letra B, que está de acordo com o art. 65, § 8º, da Lei nº 8.666/1993, que trata do reajuste dos contratos administrativos e que só pode ocorrer após um ano da assinatura do contrato:

     

    “Art. 65, § 8º A variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do mesmo, podendo ser registrados por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento."

     

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
2084752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A modalidade de licitação utilizada para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios aos vencedores; a utilizada para bens móveis inservíveis para a administração; e aquela cujo limite de licitação é de até R$ 1,5 milhão para obras e serviços de engenharia, classificam-se, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • GAB E

     

    lei 8666/93

     

    e) GABARITO

     

    concurso  - art 22 § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

    leilão - art 22 § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

     

    tomada de preços - art 22 § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação

    Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia:              

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 

     

    *lembrar que referente ao valor da contratação a ordem do menor para o maior é convite, tomada de preços e concorrência.

    Tomada de preços - Toma no meio do CC (está no meio da Concorrência e do Convite)

  • MODALIDADES (6): (CO-TO-CO-CO-LE-PRE)

    - Concorrência – Tomada de Preços – Convite – Concurso – Leilão – Pregão*

    *6ª = Pregão: não criada pela lei 8.666

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    valores atuais

    Obras e serviços de engenharia:

    330 mil convite

    até 3.3 milhões Tomada de preços

    + 3.3 milhoes Concorrência

    Compras:

    176 mil convite

    até 1.43milhão Tomada de preços

    + 1.43 milhão Concorrência


ID
2084755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma comissão permanente de licitação de órgão da administração pública, composta por três membros, é responsável pelo processo licitatório da obra de construção de um prédio orçado em R$ 1.300.000. Conforme previsto nas leis de licitação, a comissão deve seguir uma sequência de procedimentos após o recebimento das propostas das licitantes.

Tendo essa situação hipotética como referência inicial e considerando os aspectos técnicos e legais relacionados às licitações públicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA
    Em regra, a homologação é anterior à adjudicação:
    1- Convocação
    2- Habilitação
    3- Julgamento
    4- Homologação
    5- Adjudicação

    Licitações & Contratos Orientações e Jurisprudência do TCU, 4ªed., 2010 p. 542-543:
    "Homologação é ato que ratifica todo o procedimento licitatório e confere aos atos praticados aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários.
    Adjudicação é ato pelo qual a Administração atribui ao licitante vencedor o objeto da licitação.
    (...)
    Nos órgãos ou entidades em que os responsáveis pela licitação, ou outro servidor designado para esse fim, têm competência para adjudicar, ocorre primeiro a adjudicação. Nesse caso, a homologação pela autoridade superior acontece posteriormente. Nos órgãos ou entidades em que a autoridade superior homologa e adjudica, a homologação ocorre primeiro e a adjudicação depois. Esse é o melhor entendimento."

     

    Créditos "Sandro".

  • A homologação é o ato administrativo posterior à adjudicação (RDC, Pregão)

  • A) A homologação é o ato administrativo posterior à adjudicação, por meio do qual a autoridade competente atribui ao licitante vencedor o objeto da licitação. (a homologação é anterior à adjudicação, e atesta a legalidade da licitação:

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 - Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos: VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.)

    B) Se a modalidade de licitação conhecida como tomada de preço do tipo melhor técnica for utilizada, o prazo mínimo para o recebimento das propostas será de trinta dias. (GABARITO)

    (LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 - Art. 21. § 2 o O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    II - trinta dias para:

    b) tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço")

    C) A comissão de licitação deve ser composta por, no mínimo, cinco membros, sendo pelo menos três deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes do órgão responsável pela licitação.

    (LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 - Art. 51. ... serão processadas e julgadas por comissão permanente ou especial de, no mínimo, 3 (três) membros, sendo pelo menos 2 (dois) deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos órgãos da Administração responsáveis pela licitação.)

    D) Pelo menos três membros da comissão permanente de licitação são nomeados para um período máximo de um ano e podem ser reconduzidos para a mesma comissão no período subsequente.

    (LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 - Art. 51. § 4 o A investidura dos membros das Comissões permanentes não excederá a 1 (um) ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para a mesma comissão no período subseqüente)

    E) Pode ser utilizada no caso em análise a modalidade de licitação conhecida como pregão, caso em que a habilitação deverá ser verificada após as propostas de preço.

    (LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002 - Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    DECRETO Nº 3.555, DE 8 DE AGOSTO DE 2000 - Art. 5º A licitação na modalidade de pregão não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral da Administração)


ID
2084776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A construção de um prédio público foi licitada pelo regime diferenciado de contratações públicas (RDC). Devido à urgência na contratação e à falta de projeto básico aprovado, a administração decidiu adotar a contratação integrada. Durante a execução da obra, faltaram informações precisas sobre os quantitativos de serviços no anteprojeto, e a contratada protocolou um pleito de acréscimo de serviços.

A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.462/2011

    § 4.º Nas hipóteses em que for adotada a contratação integrada, é vedada a celebração de termos aditivos aos contratos firmados, exceto nos seguintes casos:

    I - para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro decorrente de caso fortuito ou força maior; e

    II - por necessidade de alteração do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica aos objetivos da contratação, a pedido da administração pública, desde que não decorrentes de erros ou omissões por parte do contratado, observados os limites previstos no § 1o do art. 65 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993.

  • - Regime Diferenciado de Contratações Púb. (RDC) - Regime de Contratação Integrada (Lei 12462)

    > (outro) Regime de execução indireta ( Empreitada integral, mas com o adicional do PB e PE)

    >> Confia ao contratado a elaboração E o desenvolvimento dos Projetos Básico (PB) e executivo (PE), a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes p/ a entrega final do objeto

    > Instrumento convocatório (ao invés do PB): Anteprojeto

    > Requisitos p/ o uso    >> Justificativa técnica e econômica

    >> Objeto deve abrangem uma das 3 condições              >>> Inovação tecnológica ou técnica

    >>> Possibilidade de execução c/ diferentes metodologias

    >>> Possibilidade de execução c/ tecnologias de domínio restrito no mercado

    > Tipo de licitação: melhor técnica e preço (critério de julgamento)

    > Proibida a celebração de termos aditivos aos contratos, exceto nos casos:

    >> P/ recomposição do equilíbrio econômico-financeiro decorrente de caso fortuito ou força maior

    >> Por necessidade de alteração do projeto ou das especificações p/ melhor adequação técnica aos objetivos da contratação, a pedido da adm. púb., desde que não decorrentes de erros ou omissões por parte do contratado, observados os limites previstos na Lei 8.666

    *Não existe Regime de execução melhor ou pior, existe contexto p/ suas melhores aplicações


ID
2089930
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo o Código de Obras e Edificações do Município de Natal, para efeito de análise dos projetos de obras a serem licenciadas pelo órgão municipal de licenciamento e controle, quatro (4) procedimentos diferentes de apresentação de projetos, com grau de simplificação ou de detalhamento distintos conforme o caso devem ser observados.
Nesse contexto, considere o que se afirma, a seguir, sobre os diferentes ritos envolvidos.
I Rito da Categoria I, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar térreo, sem laje de cobertura, com área construída de até 50,00 m².
II Rito da Categoria 2, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar, com área construída de até 200, 00 m².
III Rito da Categoria 3, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar, com área construída acima de 200, 00 m².
IV Rito da Categoria 4, destinado à análise de projetos de imóvel de uso residencial unifamiliar, com área construída acima de 400, 00 m².

Dentre as afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Não conheço o Código de obras de Natal, porém, como as assetivas III e IV são contraditórias, achei mais pertimente a III e descarei a IV (casas com mais de 400 m2 são acima de 200 m2, logo, a III já contempla)


ID
2318419
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A alienação de bens móveis da Administração pública subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação, dependerá de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta em caso de

Alternativas
Comentários
  • Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

     

    II - quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta nos seguintes casos:

     

    c) venda de ações, que poderão ser negociadas em bolsa, observada a legislação específica;

     

     

  • art.17

    II - quando móveis, dependerá de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) doação, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, após avaliação de sua oportunidade e conveniência sócio-econômica, relativamente à escolha de outra forma de alienação;

    b) permuta, permitida exclusivamente entre órgãos ou entidades da Administração Pública;

    c) venda de ações, que poderão ser negociadas em bolsa, observada a legislação específica;

    d) venda de títulos, na forma da legislação pertinente;

    e) venda de bens produzidos ou comercializados por órgãos ou entidades da Administração Pública, em virtude de suas finalidades;

    f) venda de materiais e equipamentos para outros órgãos ou entidades da Administração Pública, sem utilização previsível por quem deles dispõe.


ID
2318452
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Durante os procedimentos para a licitação da hipotética reforma da Unidade Funcional de São Vicente da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, foi constatado que havia custos unitários de insumos e serviços excedendo os valores estipulados pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil − SINAPI. Tal procedimento, à vista da legislação vigente, é

Alternativas
Comentários
  • Decreto n. 7.983/2013

    Art. 8o  Na elaboração dos orçamentos de referência, os órgãos e entidades da administração pública federal poderão adotar especificidades locais ou de projeto na elaboração das respectivas composições de custo unitário, desde que demonstrada a pertinência dos ajustes para a obra ou serviço de engenharia a ser orçado  em relatório técnico elaborado por profissional habilitado. 

     

    Parágrafo único. Os custos unitários de referência da administração pública poderão, somente em condições especiais justificadas em relatório técnico elaborado por profissional habilitado e aprovado pelo órgão gestor dos recursos ou seu mandatário, exceder os seus correspondentes do sistema de referência adotado na forma deste Decreto, sem prejuízo da avaliação dos órgãos de controle, dispensada a compensação em qualquer outro serviço do orçamento de referência. 

  • Exemplos de que o orçamentista pode promover ajustes ao preço de referencia do SINAPI:

    · Caso de obras de grande porte, onde a compra de material seja predominante por

    atacado e/ou diretamente com a indústria ou produtores;

    · Circunstância de obras distantes da capital, que tenham preços de insumos locais

    diferenciados ou que precisam ser transportados de outro centro urbano, com a

    necessidade de inclusão de frete;

    · Situação onde o insumo tem origem de preço “AS” (atribuído São Paulo) e é muito

    significativo na curva ABC do orçamento.


ID
2350678
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública. Com base nessa Lei, assinale a alternativa correta sobre projetos.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    Lei 8666/93

     

    a) ERRADO. - Art 7 - § 1o  A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

     

    b) GABARITO. Art 6 - IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

     

    c) ERRADO - Esse "só pode" limita muito a questão. Você pode ir elaborando o orçamento desde o projeto básico

     

    Art 7  § 2o  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

     

    d) ERRADO - 

    Art. 9o  Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários: I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;

  • Manual de Obras Públicas - Projeto


    3.4.2 Projeto Básico

    O Projeto Básico deverá demonstrar a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental,

    possibilitar a avaliação do custo dos serviços e obras objeto da licitação, bem como permitir a definição dos métodos construtivos e prazos de execução do empreendimento . Serão solucionadas as interferências entre os sistemas e componentes da edificação.


ID
2352442
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em obras públicas, todos os estudos e projetos de arquitetura deverão ser desenvolvidos observando o atendimento às seguintes diretrizes gerais de projeto: aspirações da

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual de obras públicas-edificações, práticas da SEAP:

    3. 3 Diretrizes de Projeto

    3.3.1 Todos os estudos e projetos deverão ser desenvolvidos de forma harmônica e consistente, observando a não interferência entre os elementos dos diversos sistemas da edificação, e atendendo às seguintes diretrizes gerais de projeto:

    •apreender as aspirações do Contratante em relação ao empreendimento, o plano de desenvolvimento em que se insere, os incentivos e as restrições a ele pertinentes;

    •considerar a área de influência do empreendimento, relacionada com a população e a região a serem beneficiadas;

    •utilizar materiais e métodos construtivos adequados aos objetivos do empreendimento e às condições do local de implantação;

    •adotar solução construtiva racional, elegendo sempre que possível sistemas de modulação e padronização compatíveis com as características do empreendimento;

    •adotar soluções que ofereçam facilidades de operação e manutenção dos diversos componentes e sistemas da edificação;

    •adotar soluções técnicas que considerem as disponibilidades econômicas e financeiras para a implantação do empreendimento.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/22732213/manual-de-obras-publicas-edificacoes


ID
2352496
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito das modalidades de licitação, a seguinte afirmação é correta:

Alternativas
Comentários
  • ART 22

     

    LEI 8666/93

     

    LETRA A § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    LETRA B § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    LETRA C CORRETA § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    LETRA D § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    LETRA E § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

  • Letra A - Convite é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório. (interessados do ramo pertinente ao seu objeto)

     

    Letra B - Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até a data do recebimento das propostas. (até o terceiro dia anterior)

     

    Letra C - Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. (CTRL-C e CTRL-V do art. 22 § 1º)

     

    Letra D - Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 30 dias. (45 dias)

     

    Letra E - Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o melhor lance, igual ou inferior ao valor da avaliação. (igual ou superior)

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Requisitos para habilitação

    Art. 27.  Para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa a:

    I - habilitação jurídica;

    II - qualificação técnica;

    III - qualificação econômico-financeira;

    IV - regularidade fiscal.

    IV – regularidade fiscal e trabalhista;                         

    V – cumprimento do disposto no .   

    OBS: Terá que cumprir todos os requisitos

    OBS: Art.3 § 14. As preferências definidas neste artigo e nas demais normas de licitação e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.  


ID
2367553
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atente ao que se diz sobre licitação de obras, contratação e fiscalização de serviços, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) É dispensável a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
( ) É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
( ) É inexigível a licitação para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.
( ) É inexigível a licitação quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: [...] III – para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresá- rio exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    É dispensável a licitação caso haja possibilidade de comprometimento da segurança nacional nos casos estabelecidos em decreto do presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

     

  • GAB B

     

    Lei 8666/1993

    ( V ) art 24 - XI - É dispensável a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia. 

     

    ( F ) Esse exemplo dado é de licitação inexigível, e não licitação dispensável (art 24).

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

     

    ( V )  Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

     

    ( F ) É dispensável, e não inexigível.

    Art. 24.  É dispensável a licitação: IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;    

     

     

    *Lembrar que:

    licitação dispensada - art 17

    licitação dispensável - art 24

    licitação inexígível - art 25 

     

    Bons estudos!

     


ID
2373643
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo Hino (2001), a Lei n° 8.666 (alterada pela Lei n° 8.883) estabelece os princípios para a contratação, pela administração pública, de obras e serviços. Assim, conforme essa legislação, as licitações devem seguir a seguinte sequência: projeto básico, projeto executivo e execução das obras e serviços. O inciso IX do artigo 6º define projeto básico como o conjunto de elementos:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

  • LETRA D

    Art 6

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


ID
2421127
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à modalidade de licitação tratada pelo decreto r\q 5.450, de 31 de maio de 2005

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

     

    DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005

    Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.


ID
2482234
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei de Licitações (Lei n°. 8.666, de 21/06/1993) determina disposições para a elaboração de projetos e obras civis no âmbito de contratação do setor público. Dentre as disposições da lei, o projeto básico de arquitetura para a construção de edifícios públicos, a ser submetido ao rito da licitação, conterá a indicação de

Alternativas
Comentários
  • IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento

  • A- GABARITO- medidas de adequação do impacto ambiental do empreendimento.

    ART 6º IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento

    B- peças gráficas necessárias e suficientes à execução da obra.

    Execução é projeto executivo

    C- etapas a serem reformuladas quando da execução do projeto executivo.

    IX -b)... minimizar a necessidade de reformulação...

    D- métodos construtivos para instalações provisórias da obra já licitada.

    Precisamos justamente do projeto básico para licitar


ID
2495857
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A lei n° 8666/93, de 21 de Junho de 1993 (Com as alterações das leis n° 8.883/94, n° 9.032/95 e n° 9.648/98), estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Quanto a essa lei, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a alternativa está incorreta porque diz ser opcionalmente precedida de licitação;

    de acordo com a lei referida, para aqueles serviços a licitação é necessária.

    "Art. 2º As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei."


ID
2514157
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a Lei n° 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração pública, estão entre as condições indispensáveis para que obras e serviços sejam licitados a existência de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei 8.666/93

     

    Art. 7o §2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

  • Não entendi o erro da C

ID
2514172
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei n° 8.666/93 − que institui normas para licitações e contratos da Administração pública − define como “execução indireta” aquela que o órgão ou entidade contrata com terceiros. Dos regimes de execução indireta assegurados pela lei, o que está corretamente definido é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei 8.666/93

     

    Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se:

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

    c) (Vetado)

    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;

    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada.

  • a) empreitada por preço unitário − quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas. CERTO

     

     b) empreitada por preço global − quando se contrata um empreendimento compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação. ESSA É A INTEGRAL, E

     

     c) tarefa − quando se calcula o salário pelo serviço executado, com ou sem fornecimento de materiais. SE CALCULA A MÃO DE OBRA P/ PEQUENOS TRABALHOS, NÃO PARA SALÁRIO. E

     

     d) empreitada simples − quando se ajusta mão de obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais. ESTA É A TAREFA. E

     

     e) empreitada integral − quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total. ESTA É A GLOBAL. E

     


ID
2514868
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Qual é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação?

Alternativas
Comentários
  • Art. 22. São modalidades de licitação:

    I- concorrência;

    II- tomada de preços;

    III- convite;

    IV- concurso;

    V-leilão.

     

    § 1º Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

     

    § 2º Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

     

    § 3º Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

    § 4º Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.


ID
2514871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Lei 8.666/1993, qual é o limite superior do valor estimado da contratação para a modalidade de licitação do tipo tomada de preços para serviços de engenharia?

Alternativas
Comentários
  • ODALIDADES            LIMITES PARA COMPRAS            LIMITES PARA OBRAS E SERVIÇOS
                                        E SERVIÇOS                                     DE ENGENHARIA

    Convite                        Até R$ 80.000,00                             Até R$ 150.000,00
    Tomada                      Até R$ 650.000,00                            Até R$ 1.500.000,00
    Concorrência           Acima de R$ 650.000,00                     Acima de R$ 1.500.000,00
     

    NOTA: As compras e serviços até o valor de R$ 8.000,00 e as obras e serviços de engenharia até o montante de R$ 15.000,00, poderão dispensar a necessidade de realização de licitação, enquadrando-se nas hipóteses de "Dispensa de Licitação" previstas no art. 24, I e II, da Lei n°. 8.666/93, não representando, portanto, "modalidades de licitação".

     

    Somente é importante frisar que por força da Lei n°. 11.107/05, que dispõe sobre normas gerais de contratação de consórcios públicos, o art. 23 passou a contar com o §8o., o qual estabelece que no caso de consórcios públicos aplicar-se-á o dobro dos valores estipulados no quadro anterior, quando formado por até 3 (três) entes da Federação, e o triplo, quando formado por maior número.

     

    http://www.licitacao.com.br/apoio-juridico/artigos/76-distincao-entre-modalidade-e-tipo-de-licitacao.html

  • Na Lei 8.666/1993:

    Art. 23. As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia: (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)   (Vide Decreto nº 9.412, de 2018)

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

    ATUALIZADA PELO DECRETO Nº 9.412/2018:

    Art. 1º Os valores estabelecidos nos incisos I e II do caput do art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 , ficam atualizados nos seguintes termos:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais)

  • Questão desatualizada. Novo valor (2018) para tomada de preços: até 3.300.000,oo

ID
2514874
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
MPE-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a Lei 8.666 /1993, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • lLEI 8666

    (A) Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:

    III - a lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados;

     

    (B) - Art. 63. É permitido a qualquer licitante o conhecimento dos termos do contrato e do respectivo processo licitatório e, a qualquer interessado, a obtenção de cópia autenticada, mediante o pagamento dos emolumentos devidos.

     

    (C) Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    § 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acréscimos.

     

    (D) Art. 40. §2 o Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:

    III - a minuta do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante vencedor;

    (NÃO APENAS EM CASOS ESPECIAIS)

     

    (E) Art. 64. §3o Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

     

     

     


ID
2580481
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Caderno de Encargos de uma obra é parte integrante do Edital de Licitação. Uma das funções do Caderno de Encargos é:

Alternativas
Comentários
  • Caderno de encargos: Parte integrante do projeto básico que tem por objetivo definir detalhadamente o objeto da licitação e do correspondente contrato, bem como estabelecer requisitos, condições e diretrizes técnicas e administrativas para sua execução. Em linhas gerais, o caderno de encargos contém o detalhamento do método executivo de cada serviço, para vincular o contratado. Cabe à fiscalização acompanhar a execução dos serviços conforme descrito no caderno de encargos.

    fonte: Recomendações Básicas para a Contratação e Fiscalização de Obras, TCU

  • Por eliminação, esqueça as alternativas que falam de preço, depois as que falam de quantificação. A que sobra é a correta que trouxe um texto bastante genérico

ID
2580496
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme a Lei 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras e serviços, é correto afirmar sobre o Projeto Básico:

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no art. 6o ,definições, da Lei 8.666/93:

    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:

    (...)

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

     

    Força, guerreiros!

  • A) Correta

    B) Manual de Obras Públicas-Edificações - Práticas da SEAP

    3.4.3 Projeto Executivo

    O Projeto Executivo deverá apresentar todos os elementos necessários à realização do empreendimento, detalhando todas as interfaces dos sistemas e seus componentes.

    C) Projeto Legal (PL):

    Etapa destinada à representação das informações técnicas necessárias à análise e aprovação, pelas autoridades competentes, da concepção da edificação e de seus elementos e instalações, com base nas exigências legais (municipal, estadual, federal), e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção.

    D) O TCU apenas cita essa parte

    O local escolhido e o projeto das instalações do Canteiro de Obras deverão ser aprovados pela Fiscalização antes do início dos trabalhos, quando o Construtor deverá apresentar uma planta geral com as seguintes indicações: − acessos existentes e localizações do terreno; − suprimento de água, energia e telefone; − esgotamento sanitário previsto; − dimensões e locação das edificações e áreas a serem utilizadas para o Canteiro de Obras. 

    E) X - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT;

  • Projeto ExecuTivo = ABNT

  • Quando pede a letra lei eu me ferro por completo.

ID
2580529
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à elaboração da planilha orçamentária para fins de licitação de obras públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Composições de custos unitários diferentes do SINAPI podem ser utilizadas, desde que justificadas em relatório técnico elaborado por profissional habilitado.

  • DECRETO N° 7.983 - 2013

    DA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE REFERÊNCIA DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 

    Art. 8  

    Parágrafo único. Os custos unitários de referência da administração pública poderão, somente em condições especiais justificadas em relatório técnico elaborado por profissional habilitado e aprovado pelo órgão gestor dos recursos ou seu mandatário, exceder os seus correspondentes do sistema de referência adotado na forma deste Decreto, sem prejuízo da avaliação dos órgãos de controle, dispensada a compensação em qualquer outro serviço do orçamento de referência. 

    DA FORMAÇÃO DOS PREÇOS DAS PROPOSTAS E CELEBRAÇÃO DE ADITIVOS EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 

    Art. 13. Em caso de adoção dos regimes de empreitada por preço global e de empreitada integral, deverão ser observadas as seguintes disposições para formação e aceitabilidade dos preços:

    I - na formação do preço que constará das propostas dos licitantes, poderão ser utilizados custos unitários diferentes daqueles obtidos a partir dos sistemas de custos de referência previstos neste Decreto, desde que o preço global orçado e o de cada uma das etapas previstas no cronograma físico-financeiro do contrato, observado o art. 9, fiquem iguais ou abaixo dos preços de referência da administração pública obtidos na forma do Capítulo II, assegurado aos órgãos de controle o acesso irrestrito a essas informações;


ID
2615002
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas licitações de obras regidas pela Lei nº 8.666/93, há exigência mínima de apresentação de documentação técnica suficiente, conforme o art. 6º. Assinale a alternativa que nomeia corretamente tal documentação.

Alternativas
Comentários
  • IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.


ID
2615011
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Art.1º. Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. Este trecho refere-se à Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública. Trata-se da Lei nº:

Alternativas
Comentários
  • 8.666, de 21 de junho de 1993. ----> Licitações e contratos

    8.245, de 18 de outubro de 1991. ----> Locações de imóveis urbanos

    10.257, de 10 de julho de 2001. ----> Estatuto da cidade

    6.766, de 19 de dezembro de 1979. ---> Parcelamento do solo 

    13.146, de 6 de julho de 2015. -----> Estatuto da pessoa com deficiência

  • LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

    Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

    Art. 1º  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    bons estudos!

  • aquele presentão da banca

  • Esta questão foi para não zerar a prova!!!


ID
2615020
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Lei Federal que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, temos cinco modalidades de licitação. Uma delas é descrita no parágrafo 10 como “a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto”. Assinale a alternativa que corresponde a esta modalidade.

Alternativas
Comentários
  • Opção E - Concorrência

  • Letra E.

    Lei 8666/93 -  Art. 22

    § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.


ID
2636497
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne às modalidades de licitação, relacione corretamente os termos apresentados a seguir com as respectivas definições, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


Coluna I

1. Concorrência

2. Tomada de preços

3. Convite

4. Concurso


Coluna II

( ) Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

( ) Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

( ) Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

( ) Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    Lei 8666/93

     

    3. Convite - Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

     

    1. Concorrência - Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

     

    2. Tomada de preços - Modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

     

    4 Concurso - Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial.

  • Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4o  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.


ID
2653834
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Torres - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para o caso de obras e serviços de engenharia em licitações e contratos de obras públicas, os limites dos valores estimados da contratação em cada modalidade são de: até R$ _______________ para _______________; até R$ _____________ para _____________; e acima de R$ ________________ para ______________.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia:          

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);                     

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);                

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);               

    II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:                     

    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);                     

    b) tomada de preços - até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais);         

    c) concorrência - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).

  • Os valores atuais para licitação de obras e serviços de engenharia são: Convite até 330.000,oo. Tomada de preços até 3.300.000,oo. Concorrência para valores acima de 3.300.000,oo

ID
2686588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que o código de obras e licenciamento visa garantir a observância dos aspectos legais e dos parâmetros urbanístico, ambiental, de sustentabilidade, de acessibilidade e de segurança de uso no que diz respeito às partes interna e externa da edificação, julgue o item que se segue.


O licenciamento para a execução de obras ou serviços de reforma menores que 50 m2 dispensa a apresentação do alvará de construção.

Alternativas
Comentários
  • errado.

     

  • Não sei de onde foi tirada a questão, mas existem muitas obras menores que 50m² que possuem grande responsabilidade. Reforma incluindo piscinas, caixas d'água, inclusão de elevador...

  • Esse tipo de informação varia conforme as regras de cada município, em geral, dispensa-se o alvará quando a reforma for sem acréscimo ou decréscimo de área


ID
2708668
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a lei n° 8.666, com relação às modalidades de licitação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA (concorrência)

    B) CORRETA

    C) ERRADA (convite)

    D) ERRADA (concurso)

    E) ERRADA (leilão)

    Lei n° 8.666/1993 - Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública. Art. 22


ID
2737030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item que segue, a respeito do gerenciamento e da fiscalização de obras públicas.


Segundo a lei que institui normas para licitações e contratos da administração pública, em casos excepcionais, o projeto básico pode ser desenvolvido concomitantemente à realização da obra, desde que o vínculo entre o autor do projeto básico e o contratante esteja estabelecido pela anotação de responsabilidade técnica ou pelo registro de responsabilidade técnica.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria o projeto executivo, não o básico.

    Segundo a Lei 8.666/1993:

    Art. 7o  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    § 1o  A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.


ID
2764228
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A licitação é um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente à contratação, que, obedecendo à igualdade entre os participantes interessados, visa escolher a proposta mais vantajosa à Administração, com base em parâmetros e critérios antecipadamente definidos em ato próprio (instrumento convocatório) e em consonância com a Lei nº 8.666/1993.


Com relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A rigor, da forma como a assertiva "B" está redigida, também encontra-se correta, visto que o "limite" para contratação de obras e serviços de engenharia na modalidade Convite era de R$150 mil (e agora, após o recente decreto 9.412/2018) passou a ser de R$ 330 mil.

    Ou seja, "para licitação de obras e serviços de engenharia com valor de até R$ 100 mil, é utilizada a modalidade convite". É certo que em alguns casos pode ainda haver a dispensa (obras de baixo valor, por exemplo: até 33 mil...), mas em não havendo, a modalidade a ser utilizada como regra seria o convite...

    De qualquer forma, como devemos sempre marcar a "mais correta", a alternativa "A" não deixa qualquer dúvida.

    GABARITO: A (COM RESSALVAS)

  • a) Correta

    b) Para licitação de obras e serviços de engenharia com valor de até R$ 100 mil, é utilizada a modalidade convite. - Convite até R$ 150.000,00. Decreto 9412 - na modalidade convite - até R$ 330.000,00

    c) Nos casos em que couber a modalidade tomada de preços, a Administração poderá também utilizar a modalidade convite. - Poderá utilizar a modalidade concorrência

    d) É condição para contratação de obras a existência de projeto executivo. - Art. 7 § 1   A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

    e) As autarquias não estão obrigadas a licitar.- Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • Paulo Turco, creio que o erro da alternativa A seja a assertiva "é", já que outras modalidades também podem ser utilizadas.

    "Para licitação de obras e serviços de engenharia com valor de até R$ 100 mil, é utilizada a modalidade convite."

    Estaria correto se fosse:

    "Para licitação de obras e serviços de engenharia com valor de até R$ 100 mil, pode ser utilizada a modalidade convite.


ID
2815951
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo a Lei n° 8.666/1993 – que instituiu normas para licitações e contratos da Administração pública sem prejuízo dos casos de inexigibilidade de licitação, na hipótese da Administração pública pretender selecionar projeto arquitetônico para futura construção de um museu de tecnologia e sustentabilidade, poderá fazê-lo mediante a realização de

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os

    trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado).

    § 1º Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços

    técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a

    realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

  • O objeto a ser contratado constitui serviço técnico profissional especializado, conforme art. 13, inciso I, da Lei nº 8.666/1993 (“Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;"). O § 1º do mesmo artigo define que, “ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração". Já se torna possível concluir, portanto, que a alternativa “A" é a correta.

    A alternativa “B" está incorreta, pois traz indevidamente a exigência de comprovação de notória especialização, algo incompatível com essa modalidade, pois aplicável aos casos de inexigibilidade de licitação.

    A alternativa “C" está também incorreta, pois a remuneração, na concorrência, não é obtida pela média dos valores apresentados pelos proponentes, mas pelo menor preço, melhor técnica, ou técnica e preço.

    A alternativa “D", por sua vez, também está incorreta, pois a ideia de “prêmio" é aplicável apenas ao caso de concurso.

    Por fim, a alternativa “E" está incorreta, pois essa circunstância é insuficiente para definir a modalidade de licitação.

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2832694
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A execução de obras públicas está sujeita a diversos mecanismos de controle contra fraudes e superfaturamentos, conforme estabelecido por lei federal. Em uma licitação que envolve a construção de um edifício público,

Alternativas
Comentários


  • A os projetos básico, legal e executivo são documentos que devem ser apresentados pela contratada no âmbito de um processo licitatório, antes de a obra ser iniciada.

    Lei 8.666

    Art. 7º As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao

    disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    B o representante da Administração que venha a fiscalizar um contrato tem a prerrogativa de contratar terceiros para auxiliá-lo em sua atribuição, quando julgar necessário.

    C na modalidade empreitada por preço global de uma reforma, a contratada tem o direito de exigir, por meio de aditivo, o limite de até 1,25 vezes o valor do contrato.

    empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    D a execução direta permite que uma empresa construtora seja admitida para a contratação de um serviço com dispensa de licitação. 

    Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

  • Sobre a letra C, a 8.666 permite aditivo para reformas de até 50% do valor do contrato, para obras novas, 25%.


ID
2832697
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto básico é uma das etapas da licitação da obra de um edifício público. Levando em consideração essa fase de projeto, que é uma das que precedem a construção, considere as afirmativas abaixo.


I É preciso que todos os elementos construtivos especificados para o empreendimento sejam identificados com clareza.

II Não é necessário demonstrar viabilidade técnica nem orçamento detalhado do custo global da obra, que estão contidos em etapas posteriores do processo.

III É necessário adotar soluções técnicas suficientemente detalhadas para que seja minimizada a reformulação em fases posteriores de projeto.

IV Uma vez definidas as soluções projetuais nessa fase, não haverá a possibilidade de alteração do projeto, mas, apenas de complementação de detalhes, seja por iniciativa da contratada ou da contratante.


Em relação ao projeto básico, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA NBR 13532


    4.4.8 Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional)


    4.4.8.1 Informações de referência a utilizar: a) anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ); b) anteprojetos produzidos por outras atividades técnicas; c) outras informações.


    4.4.8.2 Informações técnicas a produzir: a) as relativas à edificação (ambientes externos e internos) e a todos os elementos da edificação, seus componentes construtivos e materiais de construção; b) as exigências de detalhamento devem depender da complexidade funcional ou formal da edificação.


    4.4.8.3 Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos:

    - planta geral de implantação;

    - planta de terraplenagem;

    - cortes de terraplenagem;

    - planta dos pavimentos;

    - planta das coberturas;

    - cortes (longitudinais e transversais);

    - elevações (frontais, posteriores e laterais);

    - plantas, cortes e elevações de ambientes especiais (banheiros, cozinhas, lavatórios, oficinas e lavanderias);

    - detalhes (plantas, cortes, elevações e perspectivas) de elementos da edificação e de seus componentes construtivos (portas, janelas, bancadas, grades, forros, beirais, parapeitos, revestimentos e seus encontros, impermeabilizações e proteções);

    b) textos: - memorial descritivo da edificação; - memorial descritivo dos elementos da edificação, das instalações prediais (aspectos arquitetônicos), dos componentes construtivos e dos materiais de construção; - memorial quantitativo dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    c) perspectivas (opcionais) (interiores ou exteriores, parciais ou gerais);

    d) maquetes (opcionais) (interior e exterior);

    e) fotografias, diapositivos, microfilmes e montagens (opcionais);

    f) recursos audiovisuais (opcionais) (filmes, fitas de vídeo e disquetes).

  • L8666/1993

    Art. 6º. Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    bsoluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

  • A