SóProvas


ID
2890099
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dimensão investigativa na atuação profissional do(a) assistente social é importante

Alternativas
Comentários
  • A

    porque, por meio da realização da pesquisa, o profissional passa a ser melhor reconhecido na hierarquia institucional.

    B

    porque, somente por meio dela, é possível ao profissional conhecer a realidade de forma neutra e objetiva.

    C

    porque ela permite o conhecimento científico por meio do empirismo, que é intrínseco ao trabalho profissional.

    D

    porque ela possibilita a apreensão da imediaticidade da vida cotidiana.

    E

    porque, apesar de a pesquisa ser um conhecimento constantemente provisório, ela possibilita a qualificação da atuação profissional.

  • A - A pesquisa é importante porque possibilita dar respostas adequadas às demandas dos usuários e não por atender uma necessidade do mercado ou da instituição.

    B- Não existe neutralidade no Serviço Social!

    C- Cuidado com o termo empirismo, pois ele refere-se à doutrina que entende o conhecimento como algo vindo unicamente da experiência. A tal ideia de que só se aprende a fazer fazendo.

    D- "O conhecimento resultante dos procedimentos da razão vai além da apreensão da imediaticidade da vida cotidiana. Ele busca captar a processualidade contraditória de seus objetos e visa a refiguração, no nível do pensamento, do seu movimento." (Fonte: A dimensão investigativa no exercício profissional - Yolanda Guerra)

    E- "pesquisa resulta em um conhecimento sempre provisório, parcial, histórico (relativo a um tempo e espaço sociocultural e historicamente determinado)". (Fonte: A dimensão investigativa no exercício profissional - Yolanda Guerra)

  • A necessidade de atuarmos sobre a realidade é o que nos conduz ao conhecimento. Não obstante, para intervir, é preciso conhecer, para o que há que se ter procedimentos adequados. 

    Como uma mediação privilegiada na relação entre conhecimento e realidade, a pesquisa resulta em um conhecimento sempre provisório, parcial, histórico (relativo a um tempo e espaço sociocultural e historicamente determinado)