SóProvas


ID
2890102
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de construção de proposta de intervenção profissional do(a) assistente social deve

Alternativas
Comentários
  • É preciso identificar esse espaço dentro da realidade social onde o trabalho se inscreve, reiterando a compreensão de que é necessário ter clareza dos impactos que o modo de organização da sociedade causa sobre a realidade do espaço onde se desenvolve o trabalho. É fundamental que o assistente social, ao propor o projeto de trabalho, compreenda como se conforma a instituição onde trabalha, quem são os usuários que se propõe a atender, que demandas lhe são colocadas e como isso pode ser compreendido dentro dos movimentos mais amplos da sociedade capitalista.

  • A

    considerar elementos da realidade social, a identificação da instituição em que ocorrerá a intervenção, o conjunto de profissionais que atuam na instituição e o perfil dos usuários dos serviços.

    B

    deter-se ao atendimento das demandas institucionais, imprimindo qualidade nos serviços prestados aos usuários.

    C

    ter base na concepção descritiva e pragmática, visando a suprimir a tensa relação existente entre trabalho e capital.

    D

    ocorrer de forma interdisciplinar para que consiga intervir no cerne da questão social.

    E

    ser flexível em relação à perspectiva teórica e rígido nos objetivos a serem alcançados, visando a evitar conflitos institucionais e a conseguir o máximo de adesão por parte dos usuários.

  • Vamos passar cada uma das alternativas.

    A) considerar elementos da realidade social, a identificação da instituição em que ocorrerá a intervenção, o conjunto de profissionais que atuam na instituição e o perfil dos usuários dos serviços.

    Correto. O item está de acordo com o que coloca a professora Couto (2009).

    B) deter-se ao atendimento das demandas institucionais, imprimindo qualidade nos serviços prestados aos usuários.

    Errado. O projeto de intervenção deve levar em consideração as demandas institucionais, mas não deter-se nelas.

    C) ter base na concepção descritiva e pragmática, visando a suprimir a tensa relação existente entre trabalho e capital.

    Errado. No Serviço Social, com base no atual projeto ético-político não existe essa de concepção descritiva. A intervenção é crítica e política, com vistas à transformação social. Além disso, não há como suprimir a tensão capital x trabalho, nesse modo de produção capitalista.

    D) ocorrer de forma interdisciplinar para que consiga intervir no cerne da questão social.

    Errado. O cerne da questão social é a relação capital x trabalho. Não há como um projeto de intervenção por si só, que é operacionalizado em uma esfera micro intervir em algo que diz respeito à operacionalização do modo de produção capitalista.

    E) ser flexível em relação à perspectiva teórica e rígido nos objetivos a serem alcançados, visando a evitar conflitos institucionais e a conseguir o máximo de adesão por parte dos usuários.

    Errado. Conforme vimos, é preciso que o projeto tenha uma base teórica sólida.

    RESPOSTA: LETRA A