-
A conformação da proteção social acontece condicionada pelos processos sociais em curso num determinado momento histórico e também pela maneira como o profissional configura e viabiliza suas ações. Ou seja, depende: da matriz teórico-metodológica, particularizada no campo específico da ação, a qual lhe dá direcionalidade; da forma como interpreta as demandas postas pelos seus usuários, e do conhecimento estruturado da natureza e do conteúdo das ações profissionais necessárias para a consecução dos objetivos profissionais. São aspectos sempre vinculados, no campo da política social, às possibilidades de conformação da proteção social, que requerem outros desdobramentos, relacionados tanto ao conteúdo das ações como ao conhecimento acerca do conjunto de instrumentos e técnicas necessários para a abordagem dos sujeitos de intervenção que colocam o projeto profissional em movimento.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rk/v16nspe/05.pdf
-
Letra D
-
Embora o colega Natalio tenha explanado sobre a questão, acredito que todas alternativa possuem um pouco de verdade. O chato é que a banca tira uma frase de um longo texto e joga na prova. Puro decoreba!
-
Creio que a questão está equivocada, e há mais de 1 questão correta. Vejamos:
Boschetti (2009) diz : do ponto de vista estrutural, é importante buscar compreender as raízes que explicam o surgimento, desenvolvimento e conformação das políticas sociais em cada momento histórico e em cada país especificamente [...] A investigação sob o enfoque do método dialético proposto por Marx consiste, precisamente, e m situar e compreender os fenômenos sociais em seu complexo e contaditório processo de produção e reprodução, determinados por múltiplas causas e inseridos na perspectiva de totalidade.
Do ponto de vista político, é importante conhecer as posições tomadas pelas forças políticas em confronto, desde o papel do Estado até a atuação de grupos que constituem as classes sociais e cuja ação é determinada pelos interesses de classe em que se situam. Essas dimensões não devem ser entendidas como partes estanques que se isolam, superpõem ou se complementam , mas como elementos de um todo profundamente imbricado e articulado.
Fonte: BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais.
Nesse sentido, a A também estaria correta.
-
Sobre o erro da letra C:
" toda e qualquer avaliação de políticas sociais deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos, e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado".
Fonte: BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais.
-
Letra D
A compreensão do sentido e do significado dos aspectos da política social, contudo, é profundamente determinada pelas referências teóricas que sustentam a análise do avaliador, p.589
Fonte: BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas e projetos sociais.
-
A questão quis confundir o candidato com o texto Ivanete.
A letra A da questão diz respeito concepção de ANALISE DE POLITICAS PÚBLICAS- o qual se preocupa em conhecer e explicitar suas dimensões.
Diferente da AVALIAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS a qual se preocupa em analisar o processo de tomada de decisão o porquê do determinado tipo de politica pública.
Já a avaliação de politica social presupoe compreendela em sua totalidade e dinamica na realidade identificando qual a concepção de Estado adotado em se é um Estado garantidor de direito ou Estado Minimo. E para isso as referencias teoricas que o avaliador utiliza é de fundamental importancia para que ele compreenda e identifique o quadro institucional que da forma à politica ou programa.
-
Acho que minha concepção de avaliação me diz qual resposta está correta. Essa questão abriu brechas kkkkk