“O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais” (FÁVERO, 2004: p.42-43).
Portanto, como podemos perceber, é através do estudo social, que o assistente social busca a identificação das condições de vida dos sujeitos, fazendo assim, uma amostra documentada da realidade dos indivíduos envolvidos em situações que podem requerer intervenção de órgãos do sistema jurídico. Para tanto, é necessário, a princípio, a investigação da realidade social em que o sujeito se encontra, ou seja, os seus aspectos econômicos, familiares, culturais e comportamentais, priorizando o contexto, e não os fatos. Cabe-lhe conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação, buscando estabelecer as interrelações dos diversos fatores que a constituem e apresentar com mais verossimilhança a realidade investigada.
Fonte: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo8/oservicosocialnocamposociojuridicorelevanciadesafioseintervencao.pdf