SóProvas


ID
2890114
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Diante da concepção que o atual projeto profissional do Serviço Social brasileiro possui acerca da profissão e do trabalho profissional, o diagnóstico é

Alternativas
Comentários
  • “O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais” (FÁVERO, 2004: p.42-43). 

    Portanto, como podemos perceber, é através do estudo social, que o assistente social busca a identificação das condições de vida dos sujeitos, fazendo assim, uma amostra documentada da realidade dos indivíduos envolvidos em situações que podem requerer intervenção de órgãos do sistema jurídico. Para tanto, é necessário, a princípio, a investigação da realidade social em que o sujeito se encontra, ou seja, os seus aspectos econômicos, familiares, culturais e comportamentais, priorizando o contexto, e não os fatos. Cabe-lhe conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação, buscando estabelecer as interrelações dos diversos fatores que a constituem e apresentar com mais verossimilhança a realidade investigada. 

    Fonte: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo8/oservicosocialnocamposociojuridicorelevanciadesafioseintervencao.pdf

  • Não concordo totalmente com essa afirmativa. O diagnóstico para intervenção do Assistente Social se dá de inúmeras outras situações advindas da questão social que não são necessariamente relacionada a situação socioeconômica do indivíduo ou do grupo.

  • É através da sistematização da intervenção que se desenvolvem tanto os processos investigativos sobre a realidade social, os sujeitos e o processo de intervenção profissional, quanto de marcos orientadores para as ações profissionais articuladas em diferentes processos de intervenção, como também na articulação entre esses mesmos processos. Para tanto, destaca-se a importância das análises e/ou diagnósticos sobre a realidade social e sobre as demandas singulares da população atendida. (LIMA; MIOTO; PRÁ, 2007, p. 95)

  • letra A não existe, letra C "sanar de forma imparcial" não faz muito sentido, letra D, "padrão de comportamento" não me parece correto, e essa letra E até que é bonitinha lendo rapidamente, mas "compreender personalidade" e "indicar tratamento" não estão no âmbito do SS.