-
Se alguém puder comentar, seria bom.
-
A busca de vantagem competitiva fez com que a abordagem funcional, Taylorista, de visão fragmentada, hierárquica e verticalizada produzisse barreiras de troca de energia e de comunicação que dificultaram o atendimento dos resultados organizacionais.
Passou-se a construir uma visão horizontalizada, integrada, do todo, global, sistêmica e contingencial, que permitisse a eliminação das barreiras departamentais da organização e possibilitasse a visualização e interligação não só interna, mas, sobretudo, externa, com o ambiente.
Nas organizações, é possível que um mesmo processo mobilize várias áreas, como marketing, finanças, gestão de pessoas e produção. Trata-se de mudar o foco de uma visão funcional, segmentada e especializada para uma visão horizontal, que ultrapasse as fronteiras departamentais e produza valor agregado.
Fonte: Administração Geral e Pública para concursos - Elisabete de Abreu e Lima Moreira
-
“A estrutura segue a estratégia” (Alfred Chandler)
-
ERRADO. O processo não precisa estar vinculado com a estrutura organizacional. Ele pode sim perpassar vários departamentos. É um outro olhar sobre a empresa.
Gran Cursos
-
Pelas teorias da administração contemporânea a recomendação seria ERRADA, porém na prática, se não houver NENHUM vínculo com a estrutura organizacional o processo pode ficar no "limbo"...
-
Um mapa de processos é uma ferramenta de planejamento e gestão que descreve visualmente o fluxo de trabalho. Os mapas de processos mostram uma série de eventos que produzem um resultado final.
O propósito do mapeamento de processos é melhorar a eficiência de organizações e empresas. Os mapas de processos fornecem informações sobre um processo, ajudam as equipes a discutir ideias para melhorar processos, aumentam a comunicação e oferecem documentação para processos. O mapeamento de processos identificará gargalos, repetições e atrasos. Eles ajudam a definir limites de processos, propriedades de processos, responsabilidades de processos e medidas de eficácia ou indicadores de processos.
-
Quando se fala em mapeamento de processos pensamos em FLUXOGRAMAS, certo ? EU ACHO que a questão ao falar de vinculação com a estrutura organizacional tentou relacionar esse mapeamento com o ORGANOGRAMA, e por isso a questão estaria incorreta.. Mas, sei lá.
-
Geralmente, os processos flexibilizam a estrutura tradicional dos departamentos. Logo, não seguem a estrutura, e sim delineiam novas possibilidades de estrutura organizacional.
Eles são norteados pela a estratégia organizacional.
-
ERRADO
O mapeamento de um processo permite a sua racionalização. Uma das recomendações para que esse processo seja bem‐sucedido é a alteração da estrutura organizacional para que se molde ao novo processo.
-
Esse tipo de questão é sempre complicada, o examinador traz na primeira parte uma afirmação correta que te induz a acreditar que a segunda parte também está correta.
Perceba “O mapeamento de um processo permite a sua racionalização” até aqui não temos dúvida não é mesmo?!
Agora vamos analisar a segunda parte “Uma das recomendações para que esse processo seja bem‐sucedido é a sua vinculação com a estrutura organizacional.”.
Uma estrutura por processo busca uma maior coordenação entre os departamentos, rompendo com os antigos departamentos funcionais em que não havia alinhamento e integração entre as diversas áreas de uma organização.
-
Gab. E
Acredito que finalmente tenha compreendido a questão.
A questão diz que o mapeamento de processo deve ser vinculada à estrutura organizacional, mas isso não é incorreto. O mapeamento de processos é o reflexo dos PROCESSOS DE NEGÓCIO, tais como: processos de venda; marketing; produção etc.
O mapeamento do processo visa entender as atividades interdependentes desenvolvidas na estrutura organizacional e não a própria estrutura em si; em outras palavras, o mapeamento de processo está vinculado ao processo que está sendo detalhado/entendido/compreendido.
Vejam que o segundo período da questão condiz com a definição de organograma uma vez que nele se faz necessário a vinculação com a estrutura organizacional.
-
-
Gab: ERRADO
- Mapear processos: definir a ordem e tarefa com que as atividades devem ser seguidas/ realizadas - está ligado a como os processos são definidos e executados.
- Estrutura organizacional: distribui responsabilidades, hierarquia funcional - está relacionada à gestão de cargos e salários, à verticalização, à horizontalização, ao organograma e a aspectos estruturais.
Portanto, as operações podem até estar inter-relacionadas, mas não, necessariamente, vinculadas. Com isso, gabarito errado.
-
O que eu pensei. A primeira parte está correta, pois o mapeamento permite identificar falhas, desvios e erros no modelo de gestão.
Já na segunda, eu penso que vincular à estrutura organizacional é incorrer no mesmo erro que se busca arrumar. Imagina que vc tem uma empresa e é justamente a estrutura organizacional dela que traz gastos com duplicidade (múltiplos gerentes para a mesma coisa, ou verificar um mesmo processo duas vezes). Se vc vincular à estrutura original, vc não vai melhorar nada, vai repetir o mesmo problema. A ideia do BPM é romper com essa conjuntura, é buscar novos desenhos, novos fluxogramas etc.
-
Processos: foco nas tarefas
Estrutura: foco na hierarquia, distribuição de cargos, departamentos.