SóProvas


ID
2891185
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O princípio que enfatiza a dimensão externa de manutenção dos documentos arquivísticos relacionados ao produtor é o princípio de(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO (será o princípio de respeito aos fundos)

     

    Conceito original francês de respeito aos fundos TINHA tanto uma dimensão INterna quanto EXterna. As primeiras práticas enfatizavam a dimensão EXterna de manutenção dos registros arquivísticos claramente identificados com seu produtor (sendo tais documentos agrupados em um único fundo). A dimensão INterna de manutenção da ordem original ou a sequência de documentos de tais produtores era menos enfatizada (Livro: O Conceito de fundo arquivístico, Terry Cook, 2017, pág. 10);

     

    Princípio da TERRITORIALIDADE - prega que os arquivos devem ser conservados o mais próximo possível do local de sua criação. A aplicação do Princípio da Territorialidade significa que os “arquivos devem ser guardados pela instituição que os criou” (COUTURE; ROUSSEAU, 1998, p. 84);

     

    (CESPE/IPHAN-ARQ/2018) O conceito do princípio da pertinência territorial opõe-se ao do princípio da proveniência (Certo);

    (CESPE/ABIN/2018) A aplicação do princípio da territorialidade restringe-se ao nível nacional (Errado);

    (CESPE/TELEBRAS/2015) O princípio da territorialidade defende que os arquivos sejam mantidos, guardados e conservados nos locais onde foram acumulados (Certo, questão capciosa, pois tenta confundir em relação ao princípio da proveniência);

  • GABARITO: LETRA A

    Princípio de respeito aos fundos: princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa.

    FONTE: WWW.ARQUIVOLOGIAOSITE.COM.BR

  • Santidade?

  • Dá-se também o nome de santidade ao princípio da ordem original, respeito à ordem original. ;)

  • Gab: letra A

    Princ. da Proveniência: Tem mais enfoque nas relações entre docs, seus produtores e suas funções do que na ordenação física dos docs.

    Possui dois graus de aplicação:

    1º grau - aplicação externa (proveniência - respeito aos fundos): os docs devem ficar juntos e agrupados.

    2º grau - aplicação interna (ordem original): todos os docs devem ocupar um determinado lugar que deve ser respeitado caso a ordem original seja mudada.

  • GABARITO: LETRA A

    A- Respeito aos fundos.

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA, RESPEITO AOS FUNDOS OU MÉTODO HISTÓRICO

    São três nomes para um mesmo princípio: o Princípio da proveniência é o nome de origem alemã, o respeito aos fundos é o de origem francesa e o “método histórico” é o de origem italiana.

    Por esse princípio, os arquivos devem ser organizados obedecendo à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável por sua produção, acumulação ou guarda de documentos.

    B- territorialidade.

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA TERRITORIAL/TERRITORIALIDADE

    Derivado do princípio da proveniência, estabelece que os documentos deverão ser arquivados no território onde foram produzidos. Assim, uma unidade do INSS em São Paulo produz um documento sobre um segurado em Brasília, mas, segundo o princípio da Proveniência territorial, o documento deve ficar arquivado em São Paulo.

    C- respeito à ordem interna:

    desconheço esse princípio

    D- pertinência.

    Princípio da pertinência territorial: os documentos devem ser arquivados no território sobre o qual se referem.

    Princípio da pertinência temática: os documentos deveriam ser reclassificados por

    assunto/tema.

    E- santidade.

    PRINCÍPIO DO RESPEITO À ORDEM ORIGINAL, ORDEM PRIMITIVA OU “SANTIDADE” DA

    ORDEM ORIGINAL

    Trata-se de desdobramento do princípio da proveniência.

    Para o princípio do respeito à ordem original, o arquivo deve conservar o arranjo dado por quem o produziu, seja uma entidade coletiva, pessoa ou família. Em outras palavras, ele deve ser colocado no seu lugar de origem dentro do fundo de onde provém.

    FONTE: Professor Carlos Xavier / Estratégia Concursos

  • GAB A

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa (física ou jurídica) ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio de respeito aos fundos.

    Em sentido amplo, o Princípio da proveniência possui dois graus:

    1. Proveniência ---> Arranjo externo do fundo arquivístico
    2. Ordem Original ---> Arranjo interno do fundo arquivístico 

    O arranjo do fundo de arquivo é definido externamente pela proveniência e, internamente, pelo princípio da ordem original.

    FONTE: MEUS RESUMOS