SóProvas


ID
2892094
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dois consumidores, João e Maria, possuem funções de utilidades representando suas preferências por bens X e Y definidas por UJoão (x, y) = min{x,y} e UMaria (x,y) = x + y. Originalmente, João possui 1 (uma) unidade do bem X e 0 (zero) unidade do bem Y, enquanto Maria possui 1 (uma) unidade do bem Y e 0 (zero) unidade do bem X. A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Impossível isso estar certo. A utilidade de João é zero e a de Maria é 1. Como só existem dois bens nessas trocas possíveis, só existe a possibilidade de joão dar o bem X que ele tem para Maria ( O que acarretaria um aumento da utilidade dela sem o decréscimo da utilidade dele) ou o contrário (que faria a utilidade de João subir para 1 e a de maria cair para zero).

    Na minha opinião, Letra C seria a resposta.

  • O gabarito deve estar errado. Letra C é a resposta correta.

  • A alocação inicial não é Pareto eficiente pois existe a possibilidade de aumentar a utilidade de Maria sem piorar a de João. Resposta correta é a letra C. Existe possibilidade de João dar a unidade do bem x que possui para Maria. Maria fica do 2 de utilidade e joão continua com 0 de utilidade. 

  • A utilidade de João é 1/0 (tende ao infinito). A utilidade de Maria é 0/1 (zero). Gab letra B.

    Procede??

  • (B), (C) e (D) estão corretas.

    (B): Alocação (0.5, 0.5) para ambos melhora Joao e deixa Maria igual

    (C): Alocação (0, 0) pra joao e (1, 1) para Maria deixa Joao igual e melhora Maria.

    (D): Alocação (0.1, 0.1) pra Joao e (0.9, 0.9) pra Maria melhora os dois

    Quem fez essa questão nunca cursou um curso básico de micro, edgeworth box e tal.

  • Não entendi, como irá melhorar a situação de João sem prejudicar a situação de Maria sendo que João só tem 1 bem e Maria tbm só tem um. Alguem irá ficar com zero.