SóProvas


ID
2892097
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Diz-se que um consumidor possui preferências lexicográficas pelo consumo de dois bens X e Y, caso (x1, y1) seja preferível a (x2, y2 ) se e somente se (i) x1 > x2 ou (ii) x1 = x2 com y1 > y2.


Com base nessa informação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Que porra é essa?
  • http://aeconomiamarginal.blogspot.com/2012/08/medalhas-e-as-preferencias.html

  • Fiz desenhando o gráfico.

    Coloque x¹ e y¹ e trace um curva decrescente. Em seguida, x² e y² e faça o mesmo procedimento. No comando do exercício, a questão dá 2 condições para que haja preferência de 1 por 2. Porém, as condições não batem: quando se desenha o gráfico, percebe-se que a curva de maior utilidade é aquela que dos pontos x² e y² (mais distante do ponto 0,0).

    Porém, dá pra fazer por eliminação:

    a e b: quando um dos bens não muda o valor da utilidade para o consumidor, independentemente de sua quantidade, tem-se o bem neutro, cujo gráfico de utilidade são retas paralelas ao eixo x. No comando da questão, ele diz que há preferência, logo o bem não pode ser neutro.

    d. tá errado porque é sim possível dizer qual bem gera mais utilidade para o consumidor: a curva mais distante do ponto 0,0.

    e. a transitividade está presente sempre.

  • Considere um ponto qualquer P = (X, Y) no plano e vamos tentar encontrar outro ponto K = (X', Y') que esteja na mesma Curva de Utilidade de P.

    Ora, se X' > X, então K é preferível a P por definição; e se X' < X temos P preferível a K. Logo, K e P devem estar na mesma vertical, com X' = X. Mas se Y' e Y forem diferentes, chegaremos a conclusões semelhantes.

    Portanto, K = P. Isso significa que não há dois pontos com a mesma utilidade, não havendo uma função de utilidade CONTÍNUA.

    Bons estudos.

  • GABARITO C

    é impossível representar tais preferências com uma função de utilidade contínua em (x,y).

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria do Consumidor.

    Preferências lexicográficas são preferências nas quais um grupo de bens sempre terão prioridade sobre outro tipo de bens.

    Um exemplo seria sobre hambúrguer e pizza. Se suas preferências forem lexicográficas, isso significará que você sempre escolherá hambúrguer, mesmo que você coma menos quantidade de hambúrguer do que de pizza. Assim, não quer dizer que você não gosta de pizza, mas sim que, diante da escolha, você sempre preferirá hambúrguer. Depois de comer os hambúrgueres, aí sim você passará para a pizza.

    Ou seja, nas preferências lexicográficas, a ordem do consumo do bem importa.

    As preferências lexicográficas são completas e transitivas e, portanto, são racionais. No entanto, uma de suas características é que elas não são contínuas, já que o consumo do bem não preferível (pizza) só ocorre após o completo consumo do bem preferível (hambúrguer).


    Gabarito do Professor: Letra C.