SóProvas


ID
2892211
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma barragem é executado em fases sucessivas, cujos objetivos e metodologia variam não só em função da escala de estudo, mas principalmente em decorrência do progressivo detalhamento que as fases mais decisivas passam a exigir. Acerca do exposto, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Genericamente, todo grande projeto de engenharia civil, no tocante a grandes infraestruturas, passa pelas seguintes etapas:

    1) Estudos Preliminares: levantamento de dados gerais sobre a capacidade e potencial do projeto em estudo;

    2) Estudos de Viabilidade: Análises e estudos que têm por objetivo a caracterização da viabilidade técnica, econômica e ambiental da implantação e operação do projeto;

    3) Projeto Básico: Estudos, ensaios laboratoriais e projetos complementares necessários para a implantação do empreendimento;

    4) Projeto Executivo: Detalhamentos, metodologias adotadas para execução levantamento de quantitativos e custos.

  • Etapas de implantação de barragens:

    I. Inventário.

    Etapa em que é realizado a melhor divisão de queda da bacia em termos de aproveitamento múltiplos. Geralmente, são realizadas várias barragens para um mesmo trecho de rio, distanciados em um valor determinado de quilômetros e a definição precisa do eixo da barragem é definida na fase seguinte.

    II. Viabilidade.

    Análise técnico-econômica dos possíveis eixos da barragem. Nesta fase defini-se (igual descrito na letra A da questão) "a exata posição do eixo barrável, o melhor tipo de barragem, as diferentes soluções de arranjo de obras e, principalmente, a viabilidade técnica e econômica do empreendimento."

    IV. Projeto Básico.

    É feita a definição final da obra. Segundo o Manual de Orçamentação (TCU, 2014): "devem conter os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborados com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilitem a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e prazo de execução."

    Ou seja, que sejam realizados todos os estudos necessários e possíveis, projetos, plantas e cortes, especificações técnicas, dimensionamento final das estruturas, cronograma de execução e orçamento da obra. Considero que por mais que a definição seja para obras públicas, o TCU consegue abranger de forma clara as diretrizes de um projeto básico completo para quaisquer tipos de obras.

    Nesta etapa, faço um comentário pessoal: ao contrário da falácia que se faz do Projeto Básico, este deveria ser completo para que a obra/empreendimento possa ser executada(o) da melhor forma. E se for uma obra pública, que esta possa ser levado a sua licitação e adjudicação. Grande parte dos superfaturamentos ocorridos em obras são por projetos e estudos que incompletos ou superficiais ocorridos em fase de Projeto Básico.

    V. Projeto Executivo.

    Detalhamento do projeto básico, contendo os pormenores para execução das obras, montagem dos equipamentos e fiscalização.

    Nesta fase, é interessante realizar o As Built, em que são descritas todas as modificações do projeto básico necessárias para finalizar a obra.

    Obs: Caso a finalidade principal da barragem seja aproveitamento hidrelétrico, deve-se antes da primeira etapa, Inventário, realizar a Estimativa do Potencial Hidrelétrico da barragem. Esta etapa tem objetivo de analisar técnica, econômica e ambientalmente a bacia hidrográfica da região em estudo tem potencial para ser aproveitado tanto no sentido energético como em todos os possíveis usos da água.

  • Durante toda obra que envolva terraplanagem tem que haver estudos durante a obra, seja em estradas, barragens... SEMPRE tem que ter um laboratório para acompanhar as camadas de solo