SóProvas


ID
2892304
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A morfina é um analgésico narcótico potente destinado especialmente para o controle da dor aguda que não responde aos analgésicos tradicionais. A morfina exerce primariamente os respectivos efeitos sobre o sistema

Alternativas
Comentários
  • nervoso central.

  • O sulfato de morfina é um analgésico sistêmico, usado para o alívio da dor intensa. Promove o alívio da dor por períodos maiores, sem a perda das funções motora, sensorial ou simpatomimética. A morfina exerce primariamente seus efeitos sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) e órgãos com musculatura lisa. Seus efeitos farmacológicos incluem analgesia, sonolência, euforia, redução de temperatura corporal (em baixas doses), depressão respiratória relacionada com a dose, interferência com a resposta adrenocortical ao stress (em altas doses), redução da resistência periférica com pequeno ou nenhum efeito sobre o coração e miose.

    Portanto a morfina exerce primariamente os respectivos efeitos sobre o sistema nervoso central. Os demais sistemas não tem ação primária da morfina.


    Gabarito do professor: Letra D.


    Bibliografia

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVis...
  • A morfina é um agonista opioide. Esse agoniSta a é introduzida por via oral ou injetada no organismo, onde rapidamente se espalha pela corrente sanguínea, chegando rapidamente ao SNC.

  • MORFINA : ANALGÉSICO NARCÓTICO POTENTE ( controle da dor aguda que não responde aos analgésicos tradicionais ) .

    A MORFINA EXERCE , PRIMARIAMENTE , EFEITOS SOBRE : SISTEMA NERVOSO CENTRAL ( SNC ) .

    PRIMEIRO É O SNC : POIS ELE COMANDA TODOS OS OUTROS ÓRGÃOS E/OU SISTEMAS .

  • Nervoso central .