SóProvas


ID
2892331
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O câncer ocupacional é decorrente da exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos classificados como carcinogênicos, presentes no ambiente de trabalho. Um excesso de leucemias tem sido relatado em grupos de trabalhadores expostos a benzeno e aos respectivos derivados homólogos (metilbenzeno, dimetilbenzeno, isopropilbenzeno), à radiação ionizante, a campos eletromagnéticos, a gases de exaustão de motores, a fluidos de motores, a óxido de etileno, inseticidas e herbicidas, a solventes orgânicos, a produtos derivados de petróleo (inclusive a gasolina) e a estireno. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • respondendo B e C

    o hemograma completo e contagem de plaquetas devem ser feitos semestralmente nos casos de exposição ao benzeno e à radiação ionizante.

    respondendo a D

    o controle biológico da exposição ocupacional ao estireno deve ser feito pór meio de análise de urina, urina ( para as análises de ác. mandélico e ác. fenil-glioxilico.

  • Inúmeros trabalhadores brasileiros estão frequentemente expostos a agentes hematotóxicos, mas são raras as orientações a respeito da abordagem clínica assistencial que visam à atenção integral ao trabalhador, seja no ambiente de trabalho, seja no momento de demandar assistência.

  • Vamos analisar as alternativas:


    A leucemia mielóide aguda e a síndrome mielodisplásica decorrente da exposição ocupacional ao benzeno e derivados caracteriza-se pela submissão compulsória direta ou indiretamente aos fatores desencadeantes, o que demanda especial atenção das políticas de saúde pública. Ou seja, necessita sim de atenção da saúde pública.

    Hemograma completo e contagem de plaquetas devem ser feitos na admissão e semestralmente nos casos de exposição ao benzeno ou em tempo menor se assim definir o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

    Hemograma completo e contagem de plaquetas devem ser feitos na admissão e semestralmente nos casos de exposição à radiação ionizante ou em tempo menor se assim definir o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

    O controle biológico da exposição ocupacional ao estireno deve ser feito por meio de análise apenas de urina.

    A afirmação da última alternativa está correta, o sistema de saúde brasileiro carece de subsídios para uma abordagem inicial do câncer.

    Gabarito do professor: Letra E.


    Bibliografia


    https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivo...

    Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente. Diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação Geral de Ações Estratégicas, Coordenação de Prevenção e Vigilância, Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente ; organizadora Fátima Sueli Neto Ribeiro. – Rio de Janeiro : Inca, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Câncer relacionado ao trabalho : leucemia mielóide aguda – síndrome mielodisplásica decorrente da exposição ao benzeno / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.
  • VAMOS PARA DE COMENTAR REPETINDO A RESPOSTA !!!!