SóProvas


ID
2892571
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que tange à clareza dos textos oficiais, com base no que orienta o Manual de redação da Presidência da República, não é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Na revisão de um expediente, deve-se avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. O domínio que adquirimos sobre certos assuntos, em decorrência de nossa experiência profissional, muitas vezes, faz com que os tomemos como de conhecimento geral,  o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e das abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.

    Fonte: Manual de redação da Presidência da Republica.

  • " O objetivo é levar o destinatário a pesquisar... "

    Esse trecho me deixou confuso.

  • Gab. D

    Lembrando que o uso de termos técnicos e jargões deve ser evitado.

    Bons estudos!

  • GABARITO: D

     

    A alternativa fala que o texto possui ASSUNTOS TÉCNICOS que exigem LINGUAGEM PRÓPRIA.

     

    USO DO PADRÃO CULTO DA LINGUAGEM: O texto deve ser simples, completo e ENTENDIDO por TODOS! Não pode ser um texto complexo.

    Devemos se preocupar com as palavras do texto ( mais simples possível) e evitar gírias e linguagens técnicas.

  • GABARITO D

     

    " Na revisão de um expediente, deve-se avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O objetivo é levar o destinatário a pesquisar o sentido que foi dado ao texto por terceiros, uma vez que quem o produz não tem condições de explicitar todas as ideias, por se tratar de assuntos sempre técnicos, que exigem linguagem própria ".  

     

    As comunicações oficiais devem ser CLARAS e CONCISASSe faz com que o destinatário tenha que pesquisar o que foi ali redigido, não há clareza na informação. 

  • A questão pede que identifiquemos a afirmativa com erro.  Há cinco alternativas; quatro estão corretas e uma incorreta.  A análise de cada alternativa tem de ser feita á luz do Manual de Redação Oficial da Presidência da República.   A alternativa (A) está correta, pois a clareza caminha com a concisão, com a objetividade e com a correção gramatical.   A alternativa (B) também está correta, praticamente uma cópia do que está escrito na página 6 da Edição de 2002 do referido Manual.  A (C) também está correta, já que a impessoalidade e a objetividade são quesitos inerentes à correspondência oficial.  A afirmativa (E) também está correta, já que a revisão é essencial a que a correspondência transmita - de forma correta, concisa e clara - aquilo que se deseja transmitir.   A alternativa (D) é a única incorreta.   A objetividade deve garantir uma única interpretação, de modo que o documento seja uniformemente entendido, independentemente de quem o leia. 

    Portanto, a afirmativa errada é a (D).
  • O Manual da Presidência foi atualizado em Dez/2018, abolindo os expedientes.

  • Errado . A impessoalidade deve ser observada em 3 aspectos : Do emissor , do destinatário e do assunto . E mesmo assim é vedado o uso de linguagem própria , o uso de linguagem técnica só deve ser feito em último caso

  • GABARITO: D.

    Deve-se evitar gírias e linguagens técnicas.

  • na revisão de um expediente, deve-se avaliar se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O objetivo é levar o destinatário a pesquisar o sentido que foi dado ao texto por terceiros, uma vez que quem o produz não tem condições de explicitar todas as ideias, por se tratar de assuntos sempre técnicos, que exigem linguagem própria.

    o objetivo é que o cara entenda tudo da melhor forma possível e não tenha que pesquisar,até em termos técnicos o emissor tem que facilitar o entendimento.