SóProvas


ID
2892613
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 2018, o México elegeu seu novo Presidente. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Trata-se de López Obrador, candidato esquerdista.

II. A eleição do Presidente de esquerda ocorre após décadas de dominação de políticos de centro-direita.

III. O candidato venceu por uma ampla margem, em turno único, uma vez que, no México, não há segundo turno.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Edição do dia 02/07/2018 (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/07/mexico-elege-primeiro-presidente-de-esquerda-lopez-obrador.html)

    02/07/2018 21h29 - Atualizado em 02/07/2018 21h29

    Quando o assunto ainda não era futebol, uma grande parte do México teve motivo para fazer festa: 53% dos mexicanos votaram em Andrés Manuel López Obrador para presidente.

    No discurso da vitória, ele pediu a reconciliação dos mexicanos depois da divisão provocada pela campanha.

    Obrador teve mais do que o dobro de votos do segundo colocado. O recado mais claro das urnas foi que o povo mexicano quer mudança.

    Nos últimos 89 anos, o México teve apenas dois partidos na presidência. O principal foi o Partido Revolucionário Institucional, de centro, do atual presidente Enrique Peña Nieto, e do candidato José Antônio Meade.

    O outro foi o Partido de Ação Nacional, de centro-direita, do candidato Ricardo Anaya.

    Obrador é um político de esquerda, foi prefeito da Cidade do México e fundou há quatro anos o próprio partido, o Morena, Movimento de Regeneração Nacional. É considerado populista. Prometeu transformar o Palácio do Governo em parque público. Muitos mexicanos apostaram nele para dar jeito em dois problemas crônicos do México: a corrupção e a violência dos carteis de drogas.

    Além da eleição para presidente, quase 89 milhões de mexicanos foram às urnas para escolher governadores, prefeitos e deputados locais e federais, entre os mais de 18 mil cargos em disputa. As seções eleitorais foram abertas às 9h e se fecharam às 20h, pelo horário de Brasília. No país, o vencedor é eleito em votação única, sem 2º turno.

  • GABARITO: LETRA E

    Direto ao Ponto!

    Todas as assertivas estão corretas.

    I. Trata-se de López Obrador, candidato esquerdista. CORRETA. Em 2018, México elegeu seu primeiro presidente de esquerda, Andrés Manuel López Obrador, ele recebeu mais do que o dobro dos votos do segundo colocado. Obrador já foi prefeito da cidade do México (2000-2006) e fundou seu próprio partido, o Morena (Movimento de Regeneração Nacional).

    II. A eleição do Presidente de esquerda ocorre após décadas de dominação de políticos de centro-direita. CORRETA. Nos últimos 89 anos, o México foi presidido pelo partido de centro (Partido Revolucionário Institucional), do ex-presidente Peña Nieto, e pelo partido de centro-direita do candidato derrotado, Ricardo Anaya.

    III. O candidato venceu por uma ampla margem, em turno único, uma vez que, no México, não há segundo turno. CORRETA. Obrador recebeu mais do que o dobro do número de votos do segundo colocado (Ricardo Anaya). A eleição presidencial mexicana ocorre em turno único e vence quem tiver mais votos nele.

    Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012018/07/mexico-elege-primeiro-presidente-de-esquerda-lopez-obrador.html

    Fonte: https://www.valor.com.br/internacional/5631053/mexico-obrador-de-esquerda-vence-eleicao-presidencial-diz-pesquisa

  • I. Trata-se de López Obrador, candidato esquerdista. Item correto.

    II. A eleição do Presidente de esquerda ocorre após décadas de dominação de políticos de centro-direita. Item correto.

    III. O candidato venceu por uma ampla margem, em turno único, uma vez que, no México, não há segundo turno. Item correto.

     Questão sem grandes mistérios, tendo em vista que todas as alternativas estão corretas.

    Gabarito: E