Resposta: A
A história da divisão das duas Coreias remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, o território era ocupado pelos japoneses, que se renderam após a explosão das bombas atômicas. Com a derrota, a Coreia foi dividida entre soviéticos e americanos, exatamente no paralelo 38. A parte que ficava acima da linha imaginária ficou a cargo da União Soviética. Já os coreanos que viviam abaixo da linha passaram para as mãos dos norte-americanos. Em 1948, foram instaurados novos governos nos dois países. Porém, nenhum dos territórios estava feliz com a divisão e ambos queriam controle sobre o país. Em 1950, China e União Soviética ajudaram os norte-coreanos a invadir a Coreia do Sul. Tropas americanas enviaram socorro ao seu território de influência, dando início à Guerra da Coreia. O conflito durou até 1953, quando foi assinado um armistício.
De 1948 até 1994, a Coreia do Norte foi comandada pelo militar Kim Il-Sung (1912-1994), quando o general passou o controle do país a seu filho Kim Jong-Il (1942-2011). Sob seu comando, a Coreia do Norte permaneceu como um país socialista dos mais fechados e repressivos do mundo. O governo controla a mídia (o que ajuda a explicar, por exemplo, porque o país não sofreu onda de manifestações semelhantes às que abalaram e derrubaram regimes totalitários no mundo árabe em 2011), restringe o acesso a internet e a celulares (que fazem apenas chamadas locais) e impede até que seus cidadãos saiam do país. Hoje, a economia da Coreia do Norte é desastrosa. Com o fim da União Soviética e a falta de parceiros comerciais, o país entrou em uma grave recessão.
Fonte:https://novaescola.org.br/conteudo/2291/por-que-a-coreia-se-dividiu-ha-chances-de-reunificacao
Letra "A" - CORRETA.
Em 1948, como resultado do início da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, a Coreia foi dividida em duas regiões, com governos separados. Representantes da zona sul (capitalista, de influência americana) e da zona norte (comunista, de influência soviética) afirmavam, cada um, ser o legítimo governo da Coreia, e nenhum lado aceitava as fronteiras da época como permanentes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Coreia