SóProvas


ID
2892988
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da imparcialidade e da objetividade na comunicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito é C. De acordo com Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo, A Teoria do Espelho foi a primeira metodologia utilizada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, ainda no século XIX. Ainda segundo o autor, sua base é a ideia de o jornalismo reflete a realidade: “A imprensa funciona como um espelho do real, apresentando um reflexo claro dos acontecimentos do cotidiano.”

    Conforme Nelson Traquina, em Teorias do Jornalismo, “é a teoria mais antiga e responde que as notícias são como são porque a realidade assim as determina”. A definição da Teoria do Espelho é absoluta: toda notícia é a realidade refletida. “Certamente as notícias são um produto centrado no referente, onde a invenção e a mentira são violações das mais elementares regras jornalísticas. Assim, o referente, ou seja, “a realidade”, não pode deixar de ser um fator determinante do conteúdo noticioso.”

    Por outro lado, a alternativa D encontra respaldo na literatura de comunicação. Segundo o professor livre-docente de Ética da ECA-USP, Clóvis de Barros Filho, no livro “Ética na Comunicação”, no capítulo destinado a estudar a “objetividade”, ele afirma:

    “As críticas à objetividade variam em função da especificidade de formação e de atividade de seus autores. Os jornalistas ou observadores da mídia denunciam obstáculos relativos ao fato, ao observador-fonte e à própria produção jornalística. Filósofos, antropólogos e linguistas apontam as limitações intrínsecas à linguagem, ao simbólico, ao codificado.” (pág. 34)

    Em suma, a afirmação do professor Clóvis de Barros Filho coaduna com a afirmação da assertiva D, qual seja: “Objetividade é um termo que encontra diferentes significados no Jornalismo, na Ciência, no Direito e na História”.

  • ok, concordo com o gabarito. mas qual é o erro da D?