SóProvas


ID
2892997
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

[...] Quais os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em Notícia?


A indagação apresentada incorpora a definição de

Alternativas
Comentários
  • Na pág. 175 do livro Teorias da Comunicação, de Mauro Wolf, ele questiona:

    Definida a noticiabilidade como conjunto de elementos através dos quais o órgão informativo controla e gere a quantidade e o tipo de acontecimentos, de entre os quais há que selecionar as notícias, podemos definir os valores/notícia (news value) como um componente da noticiabilidade. Esses valores continuem a resposta à pergunta seguinte: quais os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícias?

  • O termo Aldeia Global foi usado pela primeira vez pelo literato e filósofo canadense Marshal McLuhan, ainda nos anos 1960. Não se sabe ao certo em que ele se baseou para criar esse conceito. Alguns dizem que a origem foi a expressão “urban and orbal” encontrada na obra de James Joyce, autor por quem o filósofo tinha predileção. Outros dizem que se baseou no conceito de noosfera. Há, ainda, aqueles que defendem que Marshal se inspirou em um pensamento do escritor Wyndham Lewis, que mencionava o planeta Terra como uma grande aldeia. (https://www.uai.com.br/app/noticia/pensar/2014/09/20/noticias-pensar,159524/aldeia-global-que-conceito-e-esse.shtml)

    O conceito de indústria cultural foi cunhado em 1940 por Theodor Adorno em coautoria com Marx Horkheimer na obra Dialética do esclarecimento, substituindo a expressão “cultura de massa”, pois a mesma causava certa ambiguidade ao sugerir um sentido de uma cultura nascida espontaneamente das camadas populares. As críticas feitas pelos frankfurtianos à indústria cultural visam mostrar como na sociedade moderna a cultura transformou-se em uma grande força capaz de transmutar a arte em qualquer mercadoria. (http://tragica.org/artigo/v7n2/santos.pdf)

  • letra a

    Segundo Wolf (1987) os valores “constituem a resposta à pergunta seguinte: quais os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícias?”(WOLF, 1987, p. 173).

    Sociedade em Rede

    Pode-se dizer que a sociedade em rede está diretamente relacionada com o processo histórico conhecido por “Globalização”, com a formação de uma rede de redes globais que ligam seletivamente, em todo o planeta, encampando todas as dimensões funcionais da sociedade. (http://sqinodireito.com/o-que-e-a-sociedade-em-rede/)

    O termo [ciberespaço] especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informação que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo ‘cibercultura’, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço (LÉVY, 1999, p. 17). O crescimento do ciberespaço é orientado por três princípios fundamentais: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. A interconexão, mundial ou local, é um princípio básico do ciberespaço, na medida em que sua dinâmica é dialógica. As comunidades virtuais “são construídas sobre afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos, em um processo mútuo de cooperação e troca” (LÉVY, 1999, p.127). Já a inteligência coletiva pode ser considerada a finalidade última do ciberespaço, pois ela descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. “É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa” (LÉVY, 2007, p. 212).