SóProvas


ID
2893018
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As condições externas e os processos internos são os fatores principais que determinam a forma de uma organização. Dependendo das características dos componentes estruturais e dos fatores contextuais predominantes na empresa, é necessário adotar um determinado tipo de estrutura organizacional para que seja possível implementar as estratégias necessárias e atingir os objetivos pretendidos. Assinale a alternativa que corresponde a uma das vantagens encontradas na estrutura denominada matricial.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra E?

  • Discordo do gabarito. Umas das desvantagens é a possibilidade de haver conflito de prioridades entre a estrutura funcional e as demandas dos projetos.

    Fonte: Renato Fenili: Administração Geral e Pública para concursos; pág. 53.

  • Erro todas as questões dessa banca maldita...para mim a " E" também está correta!

  • Uso de uma estrutura rígida (EX:funcional) + Flexibilidade de uma estrutura temporária = MAXIMIZAÇÃO DE RECURSOS / CAPACIDADES.

  • Alguém explica, pf

  • GABARITO: A

    ESTRUTURA MATRICIAL permite a flexibilização da equipe de trabalho. A formação das equipes de trabalho em organizações matriciais é facilitada, porque pessoas e recursos de diferentes áreas funcionais, estão disponíveis sem que se faça necessária uma nova atribuição de cargos, o que otimiza o uso da força de trabalho, pois o profissional ou está trabalhando em um projeto ou produto, ou está dedicado às tarefas do seu órgão funcional. Além disto, em organizações que utilizam-se da Departamentalização Matricial, há o aproveitamento de recursos técnicos escassos, pois estes ficam disponíveis para uma ampla gama de projetos, o que impacta na minimização dos custos.

    GITMAN, Lawrence J.; McDANIEL, Carl D. The Future of Business. 5 ed. Thomson South-Western, 2005, 832 p.

  • Erro da letra B: a questão diz que o nível de especialização é baixa, mas na verdade é o contrário. Há especialização nas atividades desenvolvidas.

    Erro da D: é justamente ao contrário, esse tipo de estrutura dificulta o controle, pois, além de a coordenação ser péssima, há duplicidade de comando.

  • Se a A tá certa, então a E tbm.

  • GAB A

     

    A questão cobrou o entendimento mais usual que seria aspectos da  funcional - especialização (Permite uma maximização do uso das capacidades dos empregados) e a de projetos (na medida em que terminam os projetos existentes e aparecem outros novos).

     

    Q956001 A estrutura organizacional matricial combina a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto. Certo

     

    Segue o baile hehehe

  • Alguém consegue explicar o erro da letra E?

  • A flexibilidade desse tipo de estrutura permite que a empresa se adapte com maior rapidez às novas situações.

    Comentário: talvez o erro da opção "E" esteja em afirmar que ela é uma estrutura flexível 100%, porém, essa estrutura possui a flexibilidade relativizada.

    Estrutura Matricial: é a estrutura organizacional em que há duas estruturas, a funcional e por projetos, bem como a autoridade dual (responder a dois chefes) e o aproveitamento de especialistas em projetos específicos de forma distinta.

    1. Permite uma melhor distribuição dos riscos pela relativa descentralização que proporciona.

    2. Gera velocidade de resposta aos desafios externos.

    3. Facilita a avaliação do desempenho de cada unidade.

    4. Possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas.

    5. Cria uma redundância de recursos, pois cada divisão cria suas estruturas.

    6. Pode gerar uma disputa entre as divisões por recursos da empresa.

    7. Gera um menor desenvolvimento técnico, pois os departamentos funcionais são menores.

    8. Melhora a comunicação e a flexibilidade.

  • Benefícios Flexibilização da equipe de trabalho. A formação das equipes de trabalho em organizações matriciais é facilitada, porque pessoas e recursos de diferentes áreas funcionais, estão disponíveis sem que se faça necessária uma nova atribuição de cargos, o que otimiza o uso da força de trabalho, pois o profissional ou está trabalhando em um projeto ou produto, ou está dedicado as tarefas do seu órgão funcional. Além disto, em organizações que utilizam-se da Departamentalização Matricial, há o aproveitamento de recursos técnicos escassos, pois estes ficam disponíveis para uma ampla gama de projetos, o que impacta na minimização dos custos.

    fonte :https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o_matricial

  • Essa não entendi, fiquei entre C e E e a reposta foi letra A .

  • ah vá !

  • Segundo o Prof. Fred Alvim, o argumento para o gabarito ser o item A e não o E reside no fato de que o item A mostra uma vantagem típica da estrutura matricial, enquanto o E mostra uma vantagem presente em outros tipos de estrutura.

  • QUE QUESTÃO RIDÍCULA

  • Explicação fraquíssima, como várias outras, do professor Fred Alvim.

    Foi uma enrolação imensa pra considerar o item E como incorreto, sequer se posicionou sobre a contradição existente.

    Parece que é proibido ao professor a possibilidade de refletir sobre se o gabarito é ou não o mais adequado à questão.

    Alguém é capaz de explicar objetivamente o porquê de o item "E" ter sido considerado "errado"?

  • Gente, a única explicação que eu vejo para estar errada a letra E é porque,segundo o material do Estratégia, a estrutura Matricial é composta pela estrutura funcional somada à estrutura por projetos, ou seja, uma estrutura rígida e hierárquica com outra flexível e temporária.