-
PIT é um ensaio que visa principalmente determinar a variação ao longo da profundidade das características do concreto de estacas de fundação. A forma usual do ensaio consiste na colocação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca sob teste, e na aplicação de golpes com um martelo de mão. O acelerômetro é fixado por meio de um material viscoso, geralmente cera de petróleo. Os golpes geram uma onda de tensão, que trafega ao longo da estaca, e sofre reflexões ao encontrar qualquer variação nas características do material (área de seção, peso específico ou módulo de elasticidade). Essas reflexões causam variações na aceleração medida pelo sensor. É feito um registro da evolução dessa aceleração com o tempo (na realidade é mais usual converter-se a aceleração para velocidade, mediante integração do sinal). Como a onda trafega com uma velocidade fixa, conhecendo-se a velocidade de propagação da onda e o tempo transcorrido entre a aplicação do golpe e a chegada da reflexão correspondente à variação de características pode-se determinar a exata localização dessa variação.
PDA – Prova De Carga Dinâmica (Chamado De Ensaio Dinâmico Ou Ensaio De Carregamento Dinâmico)
Finalidade do teste: se conhecer de uma forma rápida e econômica a capacidade de carga das estacas. Objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ao mesmo tempo avalia a integridade das estacas e a eficiência dos sistemas de cravação, bem como otimiza o projeto de fundação evitando custos excessivos devido a comprimentos extras de estacas ou altos coeficientes de segurança. Detecta danos na estaca, indicando a extensão e a localização.
-
Gabarito: B de belo chute.
-
complementando o comentário do Diego...
PCE: Determina a capacidade de carga da estaca; avalia o comportamento carga x deslocamento; Se aplica a todos os tipos de estacas, moldadas "in loco" ou cravadas, inclusive tubulões; prova feita através de aplicação de carga estática; NBR 12131
PDA: Determina a capacidade de ruptura da interação solo-estaca; avalia a integridade e a eficiência da cravação; detecta danos indicando onde e quanto; instalados sensores na profundidade da estaca; prova feita através de golpes; aplica-se a todos os tipos de estacas, moldadas "in loco" ou cravadas; NBR 13208
PIT: Através de acelerômetro no topo da estaca; detecta falhas nas estacas moldadas "in loco" e confirma comprimentos de estacas cravadas; feito através de golpes; (não há Norma específica para este ensaio)
-
O PIT é um ensaio que visa principalmente determinar a variação ao longo da profundidade das características do concreto de estacas de fundação.
Três ensaios são apontados pelos especialistas como importantes nesse processo: a prova de carga estática, os ensaios de carregamento dinâmico (ambos previstos em norma) e o PIT (Pile Integrity Test), que oferece dados sobre a integridade da estaca executada.
Outras:
Ano: 2013 Banca: Órgão: Prova:
Julgue o item subsequente, relativos a projeto e execução de edificações.
Caso um perito seja incumbido de avaliar a integridade estrutural das estacas pré-moldadas de concreto executadas na fundação de um edifício residencial, ele poderá fazê-lo mediante a realização de ensaios do tipo PIT (pile integrity testing) para testar as referidas estacas. (CERTO)
Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: CGE-PI Prova: Auditor Governamental
Para a eliminação de dúvidas sobre as condições obtidas no processo construtivo, a verificação da integridade estrutural de fundações profundas pode ser feita a partir de ensaios do tipo PIT (pile integrity testing). (CERTO)
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.
-
Gabarito LETRA A
-
Em outro concurso a teve questão do mesmo tema PIT anulada com a seguinte justificativa: "Há divergências quanto à aplicabilidade do ensaio de integridade PIT a todos os tipos de fundações profundas".