SóProvas


ID
2894245
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade” (CHIAVENATO, 2014).


Os principais tipos de departamentalização são: por funções, produtos ou serviços, localização geográfica, clientes, fases dos processos e projetos.


Assinale a alternativa abaixo que representa uma VANTAGEM da departamentalização por produtos ou serviços:

Alternativas
Comentários
  • Gerentes estabelecidos por área, trabalhando juntos para um único produto. Maior criatividade e facilita a inovação.

  • sugiro indicar para comentário.

  • Pessoal, só um detalhe: as alternativas B, C e E não tratam de vantagens e sim de características, as quais, nessas alternativas, não estão, necessariamente, relacionadas à departamentalização por clientes.

    Em relação à alternativa correta, é justamente isso, pois os técnicos que trabalham em determinado produto podem se concentrar apenas no seu desenvolvimento.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Gab: D

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO/SERVIÇO - Envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou serviço realizado. Todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço – mesmo que sejam dissimilares – devem ser agrupadas no mesmo departamento. Se o propósito da organização é produzir quatro produtos, as atividades A, B, C e D, requeridas para cada produto, devem ser agrupadas em cada departamento por produto.

    VANTAGENS

    ▪ Fixa a responsabilidade dos departamentos para uma linha de produto;

    ▪ Facilita a coordenação entre as diferentes áreas: a preocupação principal é o produto, e as atividades das áreas envolvidas dão pleno suporte;

    ▪ Facilita a inovação, pois requer cooperação e comunicação dos vários grupos que contribuem para gerar o produto.

    DESVANTAGENS

    ▪ Dispersa os especialistas nos diversos subgrupos orientados para os produtos;

    ▪ Não é indicada para circunstâncias externas não mutáveis, empresas com pouca variabilidade dos produtos, por trazer custos operacionais elevados;

    ▪ Em situações de instabilidade externa, pode gerar temores e ansiedades na força de trabalho de determinada linha de produto, em função da possibilidade de desemprego ou prejuízo funcional;

    ▪ Pode enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • (A) ERRADA - Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, interferindo na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos e não sobre sua estrutura organizacional interna.

    ''Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna''

    (B) ERRADA - É indicada para circunstâncias internas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.

    ''Indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.'' (David R. Hampton, Contemporary Management, op. cit., p. 212. 10)

    (C) ERRADA - Predispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer as necessidades e os requisitos dos clientes.

    Trata-se de uma das vantagens da departamentalização por clientes.

    (D) CERTA - Facilita a inovação, pois requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos. (Alfred D. ChandlerJr.)

    (E)ERRADA - Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.

    Trata-se de uma das desvantagens apresentadas por Chiavenato.

    Fonte: Chiavenato, Teoria Geral da Administração.

  • Esse "abandonar" foi bem forçado, hein!

  • Questão estranha. Baseado em que a banca afirma que muitas empresas abandonam a departamentalização funcional?

  • Vantagens

    • Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto;

    • Facilita enormemente a coordenação interdepartamental uma vez que a preocupação básica é o produto e diversas atividades departamentais tornam-se secundárias;

    • Facilita a inovação, já que a inovação requer cooperação e comunicação de vários grupos, buscando estratégia para o crescimento e abandonando a departamentalização funcional;

    • Indicada para circunstâncias externas, instáveis e mutáveis, pois induz a cooperação entre especialistas e coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto;

    • Permite flexibilidade, sem interferir a organização como um todo. O enfoque da organização é predominantemente sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.

  • GABARITO: "D".

    Departamentalização por Produto

    Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.

    Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.

    Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.

    (RENNÓ, 2013).

  • Se o IFPB vier assim, eu serei "atropelado".

  • A) Interfere na estrutura interna.

    B) Departamentalização por função ou projetos.

    C) Departamentalização por clientes.

    E) Não é uma vantagem.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Outra questão de 2018 de outra banca que diz a mesma coisa: Q966800

    Departamentalização por produto ou serviços

    Facilita a inovação, já que a inovação requer cooperação e comunicação de vários grupos, buscando estratégia para o crescimento e abandonando a departamentalização funcional.

    Mas pq isso?

    Eles buscam a -> Coordenação em detrimento da especialização, os especialistas ficam dipersos. 

  • Eu só acertei essa questão porque ela é idêntica a uma questão da INAZ PARÁ:

    (CRF, 2018) A caracterização de Departamentalização por produtos ou serviços abrange a diferenciação e o agrupamento de atividades de acordo com o produto fabricado ou serviço realizado. Qual alternativa contempla uma vantagem na aplicação deste modelo?

    ---------->D) Facilita a inovação, já que a inovação requer cooperação e comunicação de vários grupos, buscando estratégia para o crescimento e abandonando a departamentalização funcional.

    O texto de item correto é do livro Djalma de Oliveira.

  • LETRA D

  • Vantagens da departamentalização por produtos

    A departamentalização por produtos apresenta as seguintes vantagens:

    1. Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço...

    2. Facilita a coordenação interdepartamental...

    3. Facilita a inovação...

    4. Indicada para circunstâncias externas e mutáveis...

    5. Permite flexibilidade...

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato

  • Gab=D

  • Gab. D - Facilita a inovação, pois requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotar a estrutura de departamentos de produtos.

  • questão parecida com está