SóProvas


ID
2894410
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um grave problema de saúde pública, com alta prevalência na população, a respeito deste tema, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o CAB nº 37 Hipertensão Arterial Sistêmica.Brasília-DF.2013

     

     

    a) Errada.

    O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg, verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, ou seja, soma-se a média das medidas do primeiro dia mais as duas medidas subsequentes e divide-se por três.

     

    b) Correta.

     

    c) Errada.

    O diagnóstico precoce da HAS reduz os riscos de complicações cardiovasculares.

     

    d) Errada.

    Diagnóstico

    A constatação de um valor elevado em apenas um dia, mesmo que em mais do que uma medida, não é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hipertensão.

     

    e) Errada.

    Um dos desafios para as equipes da Atenção Básica é iniciar o tratamento dos casos diagnosticados e manter o acompanhamento regular dessas pessoas motivando-as à adesão ao tratamento medicamentoso (mudanças no estilo de vida (MEV) e não medicamentoso.

  • O diagnóstico da HAS consiste na média aritmética da PA maior ou igual a 140/90mmHg, verificada em pelo menos três dias diferentes com intervalo mínimo de uma semana entre as medidas, ou seja, soma-se a média das medidas do primeiro dia mais as duas medidas subsequentes e divide-se por três. Logo, a alterantiva A está incorreta.

    A consulta de enfermagem deve focar nos fatores de risco que influenciam o controle da hipertensão, ou seja, as mudanças no estilo de vida, o incentivo à atividade física, à redução do peso corporal quando acima do IMC recomendado e o abandono do tabagismo. Deve também estar voltada para as possibilidades de fazer a prevenção secundária, a manutenção de níveis pressóricos abaixo da meta e o controle de fatores de risco. A alternativa B está correta.

    O diagnóstico precoce da HAS diminui os riscos de complicações cardiovasculares, já que a doença pode ser tratada e controlada com mudanças no estilo de vida, com medicamentos de baixo custo e de poucos efeitos colaterais. Alternativa C está errada.

    A constatação de um valor elevado em apenas um dia, mesmo que em mais do que uma medida, não é suficiente para estabelecer o diagnóstico de hipertensão. Alternativa D está errada.

    O tratamento da hipertensão é realizado com mudanças no estilo de vida (alimentação, atividade física...) e medicação, não apenas anti-hipertensivos, mas também, medicações que auxiliam na diminuição dos valores pressóricos como os diuréticos. Alternativa E está errada.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. 7º Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83.


  • Fatores de risco que influenciam a hipertensão? Ou fatores que influenciam no controle da hipertensão? Questão mal elaborada.

  • O consumo de sódio na dieta interfere de maneira expressiva no controle da

    PA, o que significa reduzir não só o consumo de sal quando se detecta o excesso

    mas também verificar o consumo de outras fontes de sódio, como os alimentos

    industrializados.