SóProvas


ID
2894434
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação aos problemas de desenvolvimento puberal, é CORRETO afirmar:


I – A puberdade, precoce e tardia, refere-se ao aparecimento de características sexuais secundárias em idades cronológicas que podem ser consideradas prematuras ou atrasadas para este desenvolvimento.

II – O hirsutismo refere-se ao aparecimento anormal de pelos no corpo feminino, em quantidade excessiva. Assim, a presença de pelos faciais, torácicos e abdominais pode ser normal, como pode ser devida a manifestações clínicas de doenças virilizantes e estar associadas a doenças endócrinas e ovários policísticos.

III – A ginecomastia consiste no aumento visível ou palpável da glândula mamária do adolescente do sexo masculino. Ocorre somente bilateral, aparecendo em torno dos 13 e 14 anos, durante o estirão puberal, regredindo, naturalmente, em 12 a 18 meses.

IV – No sexo masculino é considerado puberdade precoce, quando ocorre o aumento do volume testicular e dos pelos pubianos antes dos 12 anos de idade.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  •  

    ORIENTAÇÕES PARA O ATENDIMENTO À SAÚDE DO ADOLESCENTE

     

    1- A primeira manifestação da puberdade no sexo masculino é o aumento do volume testicular, em média aos 10 anos e 9 meses. O saco escrotal torna-se mais baixo e alongado, mais solto e enrugado e mede cerca de 3cc.

     

    3- O início da puberdade antes dos 09 anos também pode ser motivo de preocupação, pode-se tratar de uma puberdade precoce e, portanto, deve-se sempre referir o adolescente ao serviço de referência para melhor ser avaliado.

     

    7- Observar que pode aparecer o crescimento do broto mamário no menino, ginecomastia puberal (aumento do tecido mamário) verifica-se em grande parte dos adolescentes masculinos. É frequentemente bilateral, tem consistência firme e móvel e, às vezes, muito dolorosa.

     

    8- Pode-se classificar a ginecomastia, de acordo com o diâmetro, em: grau I, de 1 a 2 cm; grau II, de 2 a 4 cm, e grau III, de 5 cm em diante. A conduta é tranqüilizar o adolescente e observar por até três anos, onde cerca de 85% regridem espontaneamente. Se trouxer grande sofrimento ao adolescente, encaminhar ao profissional de saúde para conduzir e avaliar a necessidade de uso de medicamento e/ou encaminhar ao cirurgião.

     

    9- A ginecomastia de causa patológica (por drogas, endocrinopatias, tumores ou doenças crônicas), embora rara, deve ser pensado se ocorrer antes ou ao término da maturação sexual, devendo ser cuidadosamente avaliada e encaminhada para o serviço de referência.

     

    10- É importante observar que deve-se considerar retardo puberal em meninos, a ausência de qualquer característica sexual secundária a partir dos 14 anos de idade.

     

     

    FONTE : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_atendimento_adolescnte_menino.pdf

  • Itens corretos:

    I – A puberdade, precoce e tardia, refere-se ao aparecimento de características sexuais secundárias em idades cronológicas que podem ser consideradas prematuras ou atrasadas para este desenvolvimento.

    II – O hirsutismo refere-se ao aparecimento anormal de pelos no corpo feminino, em quantidade excessiva. Assim, a presença de pelos faciais, torácicos e abdominais pode ser normal, como pode ser devida a manifestações clínicas de doenças virilizantes e estar associadas a doenças endócrinas e ovários policísticos.

  • A puberdade, precoce e tardia, refere-se ao aparecimento de características sexuais secundárias em idades cronológicas que podem ser consideradas prematuras ou atrasadas para este desenvolvimento. É importante, também, observar a velocidade com que os eventos puberais estão se sucedendo. Portanto a primeira afirmativa está correta.

    As características do hisurtismo estão corretamente descritas na segunda afirmativa.

    A ginecomastia consiste no aumento visível ou palpável da glândula mamária do adolescente do sexo masculino. Pode ser uni ou bilateral, aparecendo em torno dos 13 e 14 anos, durante o estirão puberal, regredindo, naturalmente, em 12 a 18 meses. A terceira afirmativa é falsa, já que a ginecomastia pode ser unilateral.

    No sexo masculino é considerado puberdade precoce, quando ocorre o aumento do volume testicular e dos pelos pubianos antes dos 9 anos de idade. Portanto a quarta afirmativa é falsa.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.


  • O termo ginecomastia refere-se ao aumento do tecido glandular mamário no sexo masculino.

    Deve ser diferenciado da lipomastia que é o aumento do tecido adiposo presente nas pessoas obesas.

    O tecido mamário de homens e mulheres é semelhante ao nascimento e responde da mesma forma aos estrógenos. Os estrogênios estimulam o desenvolvimento do tecido mamário e os androgênios antagonizam este efeito. Desta forma, na adolescência o tecido mamário masculino involui e atrofia com o aumento dos níveis de testosterona.

    A ginecomastia ocorre quando há aumento relativo de estrogênio em relação aos níveis de testosterona. As causas de ginecomastia são classicamente divididas em fisiológicas e patológicas

    A ginecomastia pode ocorrer como um processo fisiológico normal no período neonatal, puberal e após os 60 anos de idade (ginecomastia senil).

    No período neonatal é decorrente da passagem transplacentária de estrógenos. Algumas vezes há saída de secreção pela mama a qual é conhecida como “leite de bruxa”.

    A ginecomastia puberal é bastante frequente, podendo ocorrer em mais de 50% dos adolescentes normais. Inicia-se geralmente no início da adolescência (incidência máxima aos 13 anos) coincidentemente aos estágios II e III de Tanner. Em 55 a 95% dos casos é bilateral porém pode apresentar-se como aumento glandular doloroso, unilateral.

    Geralmente limita-se ao espaço subareolar porém pode atingir grandes dimensões assemelhando-se ao desenvolvimento feminino estágio III de Tanner.

    Involui espontaneamente em menos de um ano na metade dos casos, dentro de dois anos em 75% dos casos e dentro de três anos em 90% dos casos. A regressão espontânea é muito pouco provável nas ginecomastia volumosas. 

  • 'Não compreendi totalmente uma frase da opção II da questão acima: "O hirsutismo refere-se ao aparecimento anormal de pelos no corpo feminino, em quantidade excessiva. Assim, a presença de pelos faciais, torácicos e abdominais pode ser normal, como pode ser devida a manifestações clínicas de doenças virilizantes (....).

    A presença de pêlos nesses locais "pode ser normal" em mulheres? em que casos? Não entendi essa parte...

  • rafaela, sim, pode ser normal. muitas mulheres tem pelos nesses locais sem estar ligado a uma patologia. vc nao tem pelos na face ou no abdomnen? muitas mulheres tem pelos no seio por exemplo, e isso eh normal.