SóProvas


ID
2894581
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão do Conhecimento é entendida como sendo o conjunto de processos e sistemas que permitem procurar, selecionar, analisar criticamente, de forma sistematizada e racional, as informações disponíveis, possibilitando, assim, a disseminação do conhecimento. De acordo com Nonaka e Takeuchi (1995), “os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica. Esse processo denomina-se espiral do conhecimento”. Nessas circunstâncias, os autores consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado envolvendo tanto a dimensão epistemológica quanto a dimensão ontológica. Assinale a alternativa que corresponde aos quatro passos necessários para completar a espiral do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi.

Alternativas
Comentários
  • Socialização: conversão do conhecimento tácito em tácito.

    Externalização: conversão do conhecimento tácito em explícito.

    Combinação: conversão do conhecimento explícito em explícito.

    Internalização: conversão do conhecimento explícito em tácito.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Estás são a famosa SECI

    Socialização: 

    Externalização: 

    Combinação: 

    Internalização:

  • Espiral do conhecimento

    1) Socialização

    2) Internalização

    3) Combinação

    4) Externalização

    Gabarito, A.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a Gestão do Conhecimento. No caso desta questão, precisamos marcar a alternativa que corresponde aos quatro passos necessários para completar a espiral do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi.

    Para a visão epistemológica da criação do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi, dois tipos de conhecimento – tácito e explícito – resultam em quatro modos de conversão. São eles:

    • Socialização;
    • Externalização;
    • Combinação;
    • Internalização.

    Em que:

    • Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.

    • Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    • Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.

    • Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.

    Tendo visto o assunto acima, entendemos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Segundo Nonaka e Takeuchi, a espiral do conhecimento segue a seguinte ordem de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Para fixar, vamos relembrar a carinha da espiral do conhecimento:

    Gabarito: A