-
Essa questão é passível de anulação, pois Segundo o Livro de Chiavenato Administração Geral e Púbica para concursos:
"Para Taylor, (Autor da teoria da Administração científica) a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração". (CHIAVENATO, 2014, p.5).
Essa é a abordagem de Taylor. Mesmo que Fayou também fale de ciência aplicada à administração não corresponde ao gabarito, como afirmado pela banca.
-
Questão louca, ao meu ver, não tem nada a haver.
Teoria da Administração Científica:
Desenvolvido por Taylor no início do século XX com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimentos do melhor desempenho possível no exercício das tarefas, reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza. Os elementos da Administração Científica de Taylor são os seguintes:
· Estudo de tempos e movimentos;
· Supervisão funcional;
· Padronização de ferramentas e instrumentos;
· Planejamento das tarefas e dos cargos;
· A utilização da régua de cálculo e instrumentos para ganhar tempo;
· Fichas de instrução de serviços;
· Prêmios de produção pela execução eficiente da tarefa;
· Delineamento das rotinas de trabalho.
Frederick Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que é a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em uma determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.
Teoria Clássica:
Fayol definiu a administração como um conjunto de diferente atividade que representa a função do administrador: Fayol procurou explicar as características da função administrativa.
Para Fayol, à medida que as pessoas se elevam na escala hierárquica, a importância relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade técnica diminui. Assim, para o nível estratégico, a capacidade principal do executivo deve ser a administrativa.
-
"A teoria clássica pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a organização e a Administração cientificamente, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas".
Livro Teoria geral da administração, Volume 1 - Idalberto Chiavenato - pg 104
...Ano 2019 mas cobrando livro de 2001.
-
Cabe anulação.
-
A Teoria Clássica abrange a Escola Clássica de Fayol e a Administração Científica de Taylor. Gabarito B corretíssimo.
-
Jádela, a ABORDAGEM Clássica é que envolve a Adm Científica e a Teoria Clássica. Mas a questão fala pura e simplesmente de Teoria Clássica, que no caso, é a de Fayol.
Para mim a questão é passível de anulação.
-
CABE ANULAÇÃO
"Para Taylor, (Autor da teoria da Administração científica) a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração". (CHIAVENATO)
É importante lembrar também que a teoria PIONEIRA é a Científica, foi nela que a administração começou a ser tratada como CIÊNCIA.
-
Sempre há questões conflitantes nessa matéria. Deveria haver uma lei obrigando as bancas adotarem as bibliografias.
Assunto chato esse hein!
-
TEORIA CLÁSSICA
( FAYOL)
FORMAL / NORMATIVA / PRESCRITIVA
SISTEMA FECHADO ( FOCO INTERNO / ASPECTOS INFORMAIS )
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
MAIOR AUTONOMIA PARA O ADMINISTRADOR
TEORIA CLÁSSICA : SUBSTITUI O EMPIRISMO / IMPROVISAÇÃO POR TÉCNICAS CIENTÍFICAS.
-
Tb acho que essa questão é passível de anulação, mas vamos tentar entender a banca...Entendi que a Teoria Científica não tem como opção no enunciado, e sim a Teoria Clássica.
-
Fica ligado que tá rolando maconha estragada: as bancas estão colocando tudo em Teoria Clássica (Administração Científica + Teoria Clássica). Muito cuidado, pois na última prova do MPU a CESPE cobrou dessa forma e seguiu o jogo.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
A questão poderia ser mais feliz se tivesse optado por " Abordagem Clássica" na resposta.
Corroborando os colegas;
Taylor estabeleceu as seguintes regras técnicas e normas para o trabalho na oficina, que se consagrou como princípios para ciência da administração:
Princípio do planejamento: as tarefas devem ser planejadas, baseadas em estudos, eliminando os critérios subjetivos e o empirismo. A ideia era substituir a improvisação e a atuação empírica-prática pelos métodos baseados em procedimentos científicos.
....
FONTE: Elisabete de Abreu e Lima Moreira, 3° edição, pg 285
bons estudos
-
RESPOSTA DA BANCA PARA O RECURSO CONTRA A QUESTAO.
Questão: 39
Assunto: Divergência de gabarito
- Resposta ao Recurso da Questão 39:
- Inicialmente, destaca-se ao Recorrente que a questão 39 seguiu a linha de
pensamento do Autor Idalberto Chiavenato. Chiavenato (2003) “ A Teoria Clássica
pretendeu elaborar uma Ciência de Administração para estudar e tratar a organização
e a Administração cientificamente, substituindo o empirismo e a improvisação por
técnicas científicas. Porém, como Taylor, Fayol fundamenta seus conceitos na
observação e no senso comum. Seu método é empírico e concreto, baseado na
experiência direta e no pragmatismo.”
- Destarte, fica claro que a referida questão não traz dúvidas em sua pergunta, nem tão
pouco em sua resposta. Desta forma, não merecendo, pois, prosperar os argumentos
do Reclamante, a banca mantém como Gabarito da questão 39 a alternativa “B”.
- Decisão da Banca em relação ao Recurso da Questão 39: INDEFERIDO.
-
complicado né? pegar um trecho de um livro e usar como resposta sem nenhum fundamento é brabo. de que adianta vc estudar? pegar um trecho isolado assim é covardia.
-
O ideal seria ele utilizar o termo: "Abordagem Clássica", haja vista que a Teoria Científica (Taylor) e Clássica estão incluídas nela. Porém o grande lance dessa questão está no início do segundo parágrafo: "Diante do exposto" dai as opções ficam restritas ao colocado do primeiro parágrafo: "Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental, dentre outras."
O "dentre outras" deixa espaço, mas a banca foi insistente em manter a letra B como resposta. Enfim, acredito que eles foram infelizes nessa questão.
-
A TENTATIVA DE TAYLON ERA SUBSTITUIR MÉTODOS ELEMENTARES DE PRODUÇÃO POR MÉTODOS CIENTÍFICOS.
Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatro princípios a seguir:
1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.
2. Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.
4. Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
palhaçadaa!
fonte;estratégia..
-
A banca utilizou TEORIA no sentido de ABORDAGEM.
-
Discordo do gabarito.
-
-
ai que preguiça da mania dessas bancas de trocar os conceitos de teoria x abordagem.
-
TOSCO.
-
Desconhecimento gera comentários como o do colega Edvaldo que ao responder eu curti sem querer pelo APP. Gnt Administração né só teoria não, todos esses estudos e teorias veio da onde? Veio de muita prática..e evolução. Pena que seu contato com Administração tenha sido tão pobre e somente por questões e você já tenha definido o que seja administrar apenas pelo seu ponto de vista sem nenhuma pesquisa.. porque se você souber a evolução que um administrador profissional faz em qualquer organização usando inclusive conhecimentos multidisciplinares e sendo um agente fundamental de mudança ..você meu caro jamais ia dizer que administração é só uns tehoriazinha de nada... Mas se seu contato foi tão pobre assim, sugiro ao menos pesquisar como um executivo, um administrador trabalha antes de falar.
-
Complicada essa troca de termos...
Mas no próprio enunciado da questão já houve a substituição do termo "abordagem" pelo termo "teoria"....
-
Professor ainda bitolou na onda do examinador fuleiro.
-
Questão pra controle de corte. Se a maioria marca a A , a banca escolhe a B como gabarito. Se a maioria marca a B, a banca escolhe a A.
-
ABORDAGEM CLÁSSICA:
ADM. CIENTÍFICA:
Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência.
Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).
Foco ------> tarefas
TEORIA CLÁSSICA:
O ponto de partida dos autores da Teoria Clássica é o estudo científico da Administração, substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas científicas.
Foco --------> estrutura
-
Parece que o ponto dessa questão está em " (...) pretendeu elaborar uma Ciência de Administração". A Adm Científica não teve a pretensão inicial de elaborar uma ciência da administração, mas aplicar métodos científicos à produção, ao chão de fábrica. É sutil, mas é diferente.
Já a Teoria Clássica, esta sim pretendia abordar a ADM como uma ciência, substituindo o empirismo por técnicas científicas (Chiavenato, 2014).
Se a questão não trouxesse exatamente o que está escrito no livro do Chiavenato, como trouxe, abriria uma enorme possibilidade de anulação, porque é confuso, realmente.
Outro ponto é que não se diz "Teoria Científica", mas "Administração Científica". Mas a questão confunde tanto, que mesmo sabendo disso, a gente fica tentada a marcar a letra A.
-
O professor Fred Alvim tá de brincadeira! Não é possível!
Como que o cara não percebeu que a banca usou TEORIA CLÁSSICA como sinônimo de ABORDAGEM CLÁSSICA e nem comentou que nas outras 99% das questões isso NÃO EXISTE!
A conclusão que eu chego é que esse professor simplesmente olha o gabarito e inventa um raciocínio pra que a resposta seja a mesma.
-
Vou acrescentar um comentário só pra fortalecer o equívoco da banca em utilizar o termo Teoria Clássica como sinônimo de Abordagem clássica. ERRO AMADOR!
O gabarito certo é a letra 'A"
Abordagem Clássica da Administração = Administração Científica (ou Teoria Científica) + Teoria Clássica
Teoria Clássica = Concepção estrutural da organização proposta por Fayol.
Erro grotesco!!!!!
A banca que elaborou essa questão não é formada por administradores. Só pode!
-
Professor deu uma explicação que não explicou, absolutamente, nada.
-
Não é TEORIA CIENTÍFICA e sim ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, portanto, a banca utilizou TEORIA CLÁSSICA como sinônimo de ABORDAGEM CLÁSSICA referindo-se à Administração científica e Teoria clássica.
Gab.: B
-
Acredito que deveria haver a diferenciação entre abordagem clássica (teoria da adm cientifica e teoria da adm clássica) e a pura teoria clássica de Fayol, a questão está se relacionando a administração cientifica de Taylor.
-
quem acertou errou!!!
-
Tô chocada!
Pensei: Essa tá de graça. Tomei e buguei =(
Como acertar uma questão dessa?! Banca maledita!!!!
-
O problema aqui foi colocar 'teoria cientifica' nas opções. Já que vai unificar Fayol e Taylor, faça coerentemente. Questão patética. Formulador ignorante.