SóProvas


ID
2895934
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A preferência do sistema passivo de umidificação das vias respiratórias para pacientes mecanicamente ventilados se deve à facilidade de manuseio e à ausência de condensados nos circuitos, além do relativo baixo custo. Considerando que a troca do umidificador é um cuidado de enfermagem que visa prevenir pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), o intervalo recomendado de troca desse dispositivo deve ser, em dias, entre:

Alternativas
Comentários
  • Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV)

     

    Umidificadores passivos e ativos



    A principal função da umidificação é a manutenção das condições fisiológicas normais das vias aéreas inferiores, ofertando níveis adequados de calor e umidade que são fundamentais para o funcionamento adequado do sistema de transporte mucociliar.

    Os dispositivos de umidificação ativa e passiva são utilizados para aquecer e umidificar os gases inspirados durante a VM. Esse aquecimento e umidificação se fazem necessários porque o tubo endotraqueal ultrapassa a área do trato respiratório em que esses processos ocorrem.

    Na umidificação ativa é utilizado um umidificador com reservatório de água no circuito do ventilador, que aquece e umidifica o gás inspirado. Na umidificação passiva é usado um dispositivo chamado de nariz artificial, que retém o calor e a umidade do ar exalado pelo paciente devolvendo esse calor e umidade na próxima inspiração.

    Alguns narizes artificiais, além das propriedades higroscópicas, apresentam também propriedades hidrofóbicas e servem como filtros que diminuem significativamente o risco de contaminação do circuito. Esses dispositivos podem ser chamados de filtros trocadores de calor e umidade (FTCU).

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/pneumonia-associada-a-ventilacao-mecanica-pav/47867

  • dois a sete

  • Troca umidificador para prevenção de PAV = 2 a 7 dias

  • Recomenda-se a troca dos umidificadores passivos a partir de 48 horas, podendo ser utilizado no máximo até 7 dias.

    Anvisa 2017

  • Não recomenda a troca antes de 48 h, segundo manual da Anvisa troca dos umidificadores são em torno de 5 a 7 dias;