SóProvas


ID
2896072
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

                                       CASO CLÍNICO


Você recebeu para avaliação um jovem de 19 anos, que durante o serviço militar obrigatório passou a apresentar um comportamento paranoide, com presença de delírios persecutórios francos, dizendo que haveria câmeras nas lâmpadas de luz de sua casa e que o Brasil poderia ser invadido a qualquer momento. Disse, na consulta, que escreveu cartas ao Presidente da República, manifestando o perigo que isso representa e que tem dormido poucas horas por noite, fatos confirmados pela família, que apresenta a você o que o paciente escreveu. A família relata que seu comportamento passou a ficar “excêntrico” e que gesticulava muito, como se fizesse discursos, com solilóquios, por muitas vezes irritado. O paciente argumenta que Deus o designou chefe da operação militar contra a suposta invasão.

A família insistiu que o paciente usava drogas, mas o resultado do exame toxicológico de urina realizado 3 vezes nos últimos 2 meses foi negativo para as principais drogas, incluindo maconha e cocaína.

Os sintomas persistiram por vários meses e sua indicação terapêutica foi iniciar com o uso de clozapina, gradativamente, até a dose de 200 mg/dia, com a qual atingiu remissão dos sintomas.

Assinale a alternativa que corresponde à melhor orientação familiar, de acordo com o possível diagnóstico do caso apresentado anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • SEM ERRO! GABARITO C. PODE CONFIAR. TODOS OS SINTOMAS COADUNAM COM O DIAGNÓSTICO DE ESQUIZOFRENIA. SINTOMAS POSITIVOS PROEMINENTES.
  • A meu ver essa questão não tem resposta. O paciente apresenta delírios com temática persecutória e de grandeza, mas não há dados sobre desorganização do pensamento e comportamento, portanto não se fecha o critério A para EQZ.

    Há ainda redução da necessidade de sono e grandiosidade, não se podendo excluir um episódio de mania psicótica.

    Nem o transtorno delirante persistente pode ser excluído com os dados fornecidos.

    Questão ruim

  • O colega que sugeriu TAB, teria coragem de prescrever somente lítio ou valproato? É Cada uma que leio...