-
Letra C
Os seres humanos, ao contrário das máquinas, estão muito suscetíveis a erros, principalmente quando as operações envolvem significativos volumes de transações (contas, separação de objetos, distinções, etc.).
-
NBC TA 315(R1) – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE
A141. Riscos significativos normalmente estão relacionados com transações não rotineiras ou assuntos que envolvem julgamento. Transações não rotineiras são transações não usuais, devido ao tamanho ou à natureza e que, portanto, não ocorrem frequentemente. Os assuntos que envolvem julgamento podem incluir o desenvolvimento de estimativas contábeis para as quais há incerteza de mensuração significativa. Transações rotineiras, não complexas, sujeitam-se a processamento sistemático e têm menos probabilidade de dar origem a riscos significativos.
A142. Riscos de distorção relevante podem ser maiores para transações não rotineiras significativas decorrentes de assuntos como os seguintes:
maior intervenção da administração para determinar o tratamento contábil;
maior intervenção manual para obtenção e processamento de dados;
cálculos ou princípios contábeis complexos;
a natureza das transações não rotineiras, que pode dificultar a implementação pela entidade de controles efetivos sobre os riscos.
-
questão bastante intuitiva e de utilização da lógica para respondermos. Observem a letra C. Se a obtenção e o processamento de dados exigem significativo volume de transações manuais, maior será o risco ocorrer distorções decorrente de fraude ou erro.
Portanto, nosso gabarito é a letra C.
Gabarito: alternativa C.
-
Fiquei em dúvida na alternativa D:
não se aumenta o risco quando as avaliações contábeis se baseiam em metodologias diferenciadas?
-
Operações complexas, fora do comum ou que se exponham a riscos de falhas humanas, tendem a possuir maior risco inerente do que aquelas operações rotineiras, simples, informatizadas etc.
Resposta: c
-
SIM Zé Richard, porém não mais que operações manuais, intervenções manuais geram MAIOR RISCO, a questão pediu MAIOR risco, logo comparando um com o outro, verifica-se que a alternativa com MAIOR RISCO é a alternativa C
-
Questão muito boa! Ela nos impele a avaliar o risco inerente.
a) Incorreta. Se o cálculo ou os princípios aplicados são muito simples, isso significa que há pouca probabilidade de erro ou fraude, razão pela qual o Risco Inerente é baixo.
b) Incorreta. Se as transações são rotineiras, elas são repetidas frequentemente, o que reduz a probabilidade de algum problema. Risco Inerente baixo.
c) Correta. Opa! Se as transações são realizadas de forma manual, isso significa que elas estão mais propensas a apresentarem problema. Se a transação fosse automatizada, a probabilidade de erro seria menor. Como a transação é manual, risco inerente maior.
d) Incorreta. Se as metodologias forem diferenciadas, isso não nos diz muita coisa acerca do risco inerente. Por exemplo, se espera que a metodologia para avaliar um ativo intangível (o valor de uma marca ou de um logotipo, por exemplo) seja diferente da metodologia para avaliar um imóvel. Portanto, não podemos dizer que avaliações diferenciadas representam maior risco, pois dependendo do caso, ter uma avaliação padronizada para diferentes elementos contábeis é que pode possuir maior risco.
e) Incorreta. Se a alta administração intervém pouco, ela possui menos capacidade de influenciar indevidamente no tratamento contábil. Risco Inerente baixo.
Gabarito: C
-
De acordo com o enunciado, o candidato
deve demonstrar conhecimento acerca dos riscos de distorções.
Para solucionar a questão deve ser utilizada NBC TA
315(R1) – Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante
por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente.
Vejamos as
alternativas:
A) Os cálculos ou
princípios contábeis são muito simples.
Errado. O risco de distorção tem maior
probabilidade de ocorrer com os cálculos ou princípios contábeis complexos.
B) Verificados altos
índices de transações rotineiras na entidade.
Errado. O risco de distorção tem maior
probabilidade de ocorrer nas transações não rotineiras, pois
podem dificultar a implementação pela entidade de controles efetivos sobre
os riscos.
C) A obtenção e
o processamento de dados exigem significativo volume de transações manuais.
Certo. O risco de distorção tem maior probabilidade de
ocorrer quando existe uma maior intervenção manual para
obtenção e processamento de dados.
D) As avaliações
contábeis se baseiam em metodologias diferenciadas.
Errado. O risco de distorção tem maior
probabilidade de ocorrer quando as avaliações são baseadas nas mesmas
metodologias de auditoria. A utilização de metodologias diferenciadas possui um
maior poder de identificação e detecção dos riscos de distorções, pois uma pode
complementar a carência de outra, por exemplo.
E) Realizada pouca ou
nenhuma intervenção da alta administração na determinação do tratamento
contábil.
Errado. O risco de distorção tem maior probabilidade de
ocorrer quando existe uma maior intervenção da
administração para determinar o tratamento contábil.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
Sobre a D estar errada.
Veja bem.
O fato da metodologia de avaliação contábil ser diferenciada não implica num risco por si só. Por exemplo, a avaliação contábil de empresas como o Facebook que possuem muitos ativos intangíveis acaba sendo uma metodologia diferenciada em relação a de uma siderúrgica que possuem ativos físicos. Isso necessariamente vai implicar em maior risco? Não. Desde que se tenham técnicas contábeis adequadas, pessoal competente e seriedade da governança, o risco pode ser o mesmo ou até menor.
-
#Respondi errado!!!