-
Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.
Fonte: http://forumcontabil.com.br/exame-2018-1/paragrafos-de-enfase-e-paragrafos-de-outros-assuntos/
-
NBC TA 706 – PARÁGRAFOS DE ÊNFASE E PARÁGRAFOS DE OUTROS ASSUNTOS NO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE
A4. Exigências específicas para o auditor incluir parágrafos de ênfase no seu relatório em certas circunstâncias. Essas circunstâncias incluem:
quando a estrutura de relatório financeiro aplicável prevista por lei ou regulamento seria inaceitável exceto pelo fato de ser prevista por lei ou regulamento;
alertar os usuários de que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais;
quando fatos chegam ao conhecimento do auditor após a data do seu relatório e o auditor fornece um relatório novo ou modificado (ou seja, eventos subsequentes) (NBC TA 560 – Eventos Subsequentes, itens 12(b) e 16).
A5. Exemplos de circunstâncias em que o auditor pode considerar necessário incluir um parágrafo de ênfase são:
existência de incerteza relativa ao desfecho futuro de litígio excepcional ou ação regulatória;
evento subsequente significativo ocorrido entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor (NBC TA 560, item 6);
aplicação antecipada (quando permitida) de nova norma contábil com efeito relevante sobre as demonstrações contábeis;
grande catástrofe que tenha tido, ou continue a ter, efeito significativo sobre a posição patrimonial e financeira da entidade.
-
Gabarito A
-
Letra (a)
Assinale a opção que apresenta circunstância que justifique a inclusão de um parágrafo de ênfase no relatório de determinado auditor.
a) sinistro em uma das unidades de armazenamento da empresa auditada que já tenha sido relatado em notas explicativas e que tenha ocasionado perda de estoques
-> No relatório de auditoria, o parágrafo de ênfase deve ser incluído quando o auditor:
-> considerar necessário complementar as informações da nota explicativa.
-> estiver satisfeito com seu trabalho e não identificar qualquer limitação a ele.
-
circunstâncias necessárias para inclusão do parágrafo de ênfase:
No caso do sinistro, tem efeito significativo no PL da empresa! Uma catástrofe.
-
vimos que a NBC TA 706 contém exigências específicas para inclusão do parágrafo de ênfase em certas circunstâncias. Essas circunstâncias incluem:
a) quando a estrutura de relatório financeiro aplicável prevista por lei ou regulamento for inaceitável, exceto pelo fato de ser prevista por lei ou regulamento;
b) para alertar os usuários de que as demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com estrutura de relatório financeiro para propósitos especiais;
c) quando fatos chegam ao conhecimento do auditor após a data do seu relatório e o auditor fornece um relatório novo ou modificado (ou seja, eventos subsequentes, veremos este tema ainda nesta aula).
Exemplos de circunstâncias em que o auditor pode considerar necessário incluir um parágrafo de ênfase são
a) existência de incerteza relativa ao desfecho futuro de litígio excepcional ou ação regulatória;
b) evento subsequente significativo ocorrido entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório da auditoria;
c) aplicação antecipada (quando permitida) de nova norma contábil com efeito relevante sobre as demonstrações contábeis;
d) grande catástrofe que tenha tido, ou continue a ter, efeito significativo sobre a posição patrimonial e financeira da entidade.
Dentre as alternativas da questão, a única que está de acordo com a norma é a letra A. O sinistro em uma das unidades de armazenamento da empresa auditada que já tenha sido relatado em notas explicativas e que tenha ocasionado perda de estoques se trata de um evento subsequente significativo (veremos o que é evento subsequente no próximo tópico. Se você ficou em dúvida, volte a essa questão após estudar eventos subsequentes) ocorrido entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório da auditoria.
Gabarito: alternativa A.
-
Fiquei em dúvida.
Na minha opinião, a alternativa E também está correta, pois a informação já foi dada nas notas explicativas das demonstrações contábeis, elaboradas pela administração, e há uma aplicação sem autorização de lei, com efeito sobre as demonstrações contábeis, de forma generalizada.
Neste caso, não cabe também um pafáfrafo de ênfase por parte do auditor?
Alguém pode me ajudar?
-
Precisamos de um PE para destacar algo que está corretamente divulgado. O PE não se confunde com a opinião. Se há distorção relevante (efetiva ou potencial), a informação deve constar na seção opinião do relatório. Essa é a situação das letras B a E.
Resposta: A
-
Importante saber a diferença de parágrafo de ênfase e parágrafo de outros assuntos.
-
Rodrigo,
e) Apesar de divulgado em notas explicativas, estamos diante de uma aplicação que não possui autorização legal e que ocasiona efeito disseminado e de forma generalizada nas demonstrações (seria, portanto, caso de opinião adversa ou abstenção de opinião). Só seria o caso de ênfase se a aplicação antecipada fosse com autorização legal.
Resposta do professor Tonyvan de Carvalho ao TEC.
-
NBC TA 706
Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.
Exemplo: Entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor, ocorreu um incêndio nas instalações fabris da entidade, que foi divulgado pela entidade como evento subsequente.
Parágrafo de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório do auditor que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, as responsabilidades do auditor ou o seu relatório.
-
Achei essa questão bem difícil. Fiquei entre a A e E, e errei. Mas vou tentar apresentar a justificativa que enxergo para as alternativas:
A) Correta. Trata-se de um dos quatro exemplos que fazem o auditor considerar a inclusão de um parágrafo de ênfase no relatório:
B) Incorreta; Sem demonstrações para auditar, fica bem difícil realizar uma auditoria, não é mesmo? O auditor não será capaz de conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente e talvez não será capaz de emitir opinião. Portanto, o mais recomendado seria se retirar do trabalho, se permitido por lei ou regulamento, ou na pior das hipóteses, abster-se de emitir opinião no relatório.
C) Incorreta; Esse tipo de situação vai além das que se exigem para um parágrafo de ênfase, afetando diretamente a opinião do auditor. As normas dizem que se, depois de aceitar o trabalho, o auditor tomar conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria que tem, segundo ele, probabilidade de resultar na necessidade de expressar uma “Opinião com ressalva” ou abster-se de expressar uma opinião sobre as dc's, o auditor deve solicitar que a administração retire a limitação. Se ela se recusar, ele comunica aos responsáveis pela governança (exceto se eles estiverem envolvidos com a administração da entidade) e determina se é possível executar procedimentos alternativos para obter evidência apropriada e suficiente. Caso não consiga tal evidência, pode emitir um opinião com ressalva, renunciar ao trabalho ou abster-se de emitir opinião, a depender do tipo de efeitos que as distorções trouxerem.
D) Outra situação que afeta diretamente a opinião. Nesse caso, caberia a emissão de uma opinião adversa, pois há uma distorção relevante e generalizada nas DC's.
E) Esse é um dos exemplos que geram a necessidade de inclusão do parágrafo de ênfase, mas com um pequeno detalhe: a aplicação antecipada teria que ser permitida (Aplicação antecipada (quando permitida) de nova norma contábil com efeito relevante sobre as demonstrações contábeis; Nesse caso, como foi feita sem autorização legal, não poderia ser objeto de parágrafo de ênfase, afetando diretamente a opinião.
-
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia / NBC TA 706
Segundo a NBC TA 706, “Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis”. Além disso, a utilização de parágrafo de ênfase não implica modificação de opinião em relação ao assunto tratado.
Devemos, portanto, selecionar a assertiva que apresenta situação que não implica modificação de opinião e que esteja apropriadamente divulgada nas demonstrações.
Analisando cada alternativa:
Letra A) CORRETA. Percebam que o fato – sinistro com perda de estoques – foi devidamente relatado (divulgado/apresentado) em notas explicativas. Dessa forma é a situação mais indicada ao uso de um parágrafo de ênfase.
Letra B) ERRADA. Não há necessidade de enfatizar algo que sequer foi analisado e tampouco divulgado.
Letra C) ERRADA. Fato configura uma limitação ao alcance da auditoria. Ademais, não foi mencionada a divulgação apropriada do assunto em questão. O caso apresentado seria mais de opinião modificada.
Letra D) ERRADA. Se há distorção com efeito generalizado, haveria necessidade de uma opinião modificada (especificamente, adversa ou abstenção de opinião).
Letra E) ERRADA. Apesar de divulgado em notas explicativas, estamos diante de uma aplicação que não possui autorização legal e que ocasiona efeito disseminado e de forma generalizada nas demonstrações (seria, portanto, caso de opinião adversa ou abstenção de opinião).
-
Parágrafo de ênfase = assunto já apresentado em NE
Parágrafo de outros assuntos = Não apresentado em NE
É bom se atentar nessa questão que alguns itens levariam a firma emitir relatório de opinião modificada, e não mero parágrafo de ênfase
-
paragrafo de ênfase: refere-se a algo já divulgado nas demonstrações contábeis (inclusive notas explicativas [eliminamos b,c,d]) e que nao se relacione com efeitos generalizados ou isolados (ou seja, nao indicado para pareceres modificados [eliminamos letra e]).
Parágrafo de outros assuntos: refere-se a algo que não está incluído nas demonstrações.
-
Questão de português:
Olha a diferença:
1) Após as D.Cs. Eventos subsequentes:
sinistro em uma das unidades de armazenamento da empresa auditada que já tenha sido relatado em notas explicativas e que tenha ocasionado perda de estoques
2) Lendo rápido estaria errado:
sinistro em uma das unidades de armazenamento da empresa auditada, que já tenha sido relatado em notas explicativas, e que tenha ocasionado perda de estoques
-
Para solucionar a questão o candidato deve ter
conhecimento da NBC TA 706 – Parágrafos de Ênfase e
Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente,
do Conselho Federal de Contabilidade.
Vejamos as alternativas:
A) Sinistro em uma das unidades de armazenamento da
empresa auditada que já tenha sido relatado em notas explicativas e que tenha
ocasionado perda de estoques.
Certa. De acordo com a norma, uma das circunstâncias em que o auditor
pode considerar necessário incluir um parágrafo de ênfase é “grande catástrofe que tenha tido, ou continue a ter, efeito
significativo sobre a posição patrimonial e financeira da entidade".
B) Apreensão, por autoridade governamental, de
todos os registros contábeis objeto dos exames da auditoria, por tempo
indeterminado.
Errada. Trata-se de circunstâncias que estão fora do controle da
entidade, ou seja, existe a impossibilidade do auditor de obter evidência de
auditoria apropriada e suficiente. Entretanto, não é condição para realização
de parágrafo de ênfase.
C) Negativa, pela administração, de acesso aos
relatórios de auditoria referentes a investimentos realizados em controlada e
não consolidados nas demonstrações contábeis.
Errada. Trata-se da impossibilidade de obter evidência de auditoria
apropriada e suficiente devido à limitação imposta pela administração. Este
caso está relacionado com modificação da opinião do auditor.
D) Ausência de registro a valor presente de parcela
relevante da conta fornecedores, com consequente efeito generalizado nas
demonstrações contábeis.
Errada. De acordo com a norma, o parágrafo de ênfase poderia ser
utilizado caso o evento subsequente significativo ocorresse entre a data
das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor.
E) Aplicação antecipada e sem autorização legal —
já relatada em notas explicativas — de nova norma contábil, com efeito
disseminado de forma generalizada nas demonstrações contábeis.
Errada. De acordo com a norma, o parágrafo de ênfase poderia ser utilizado
caso ocorresse a aplicação antecipada (quando permitida) de nova norma
contábil com efeito relevante sobre as demonstrações contábeis.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
nc 706
A5. Exemplos de circunstâncias em que o auditor pode considerar necessário incluir um parágrafo de ênfase são:
existência de incerteza relativa ao desfecho futuro de litígio excepcional ou ação regulatória;
evento subsequente significativo ocorrido entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor (NBC TA 560, item 6);
aplicação antecipada (quando permitida) de nova norma contábil com efeito relevante sobre as demonstrações contábeis;LETRA E
grande catástrofe que tenha tido, ou continue a ter, efeito significativo sobre a posição patrimonial e financeira da entidade.LETRA A