-
A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria. As indagações podem incluir desde indagações escritas formais até indagações orais informais. A avaliação das respostas às indagações é parte integral do processo de indagação.
-
Qual o erro da letra A ?
Fiquei entre A e D e fui de A. :(
Edit 12/09/2019 ----> Dessa vez acertei a questão e acho que "identificar os tipos de relatórios emitidos" torna a assertiva A incorreta mesmo.
-
Creio que o norte da questão é entender os limites da indagação na auditoria. Assim, através desse teste, considero muito improvável identificar "os tipos de relatórios emitidos" (letra A), "o nível de cumprimento de leis" (letra B), "cumprimento de leis e regulamentos" (letra C) e "avaliar a adequação da seleção e a aplicação de certas políticas contábeis" (letra E).
Dessa forma, pelas limitações das indagações, melhor resposta é a letra D, pois todos aqueles entendimentos podem sim advir dos questionamentos porventura realizados.
-
NBC TA 315 (R1) – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE
a) identificar o envolvimento dos responsáveis com a revisão e avaliação dos controles internos, as conclusões atingidas, os tipos de relatórios emitidos, assim como a reação dos órgãos diretivos e de governança em relação aos assuntos levantados pelos auditores internos.
Item A8 - Indagações junto à auditoria interna.
b) avaliar o nível de cumprimento de leis, normas e regulamentos pela entidade, bem como identificar relações não usuais ou inesperadas e eventuais problemas que sejam úteis para a identificação de riscos.
c) compreender a existência de compromissos e contingências e outras preocupações de natureza legal, como as relativas ao cumprimento de leis e regulamentos.
Item A7 - "indagações dirigidas ao departamento jurídico podem fornecer informações sobre assuntos como litígios, conformidade com leis e regulamentos, conhecimento ou suspeita de fraude que afete a entidade, garantias, obrigações pós-venda, acordos com parceiros de negócio (joint ventures) e o significado de termos contratuais"
d) entender o ambiente e a cultura da entidade no que tange aos aspectos de ética, competência, estilo operacional e demais componentes do controle interno.
Item A7 - "indagações dirigidas aos responsáveis pela governança podem auxiliar o auditor a entender o ambiente em que as demonstrações contábeis são elaboradas."
NBC TA 260 (R2) – COMUNICAÇÃO COM OS RESPONSÁVEIS PELA GOVERNANÇA
Item 4b - "os responsáveis pela governança podem auxiliar o auditor a de asseguração e de serviços correlatos, e outras normas de auditoria que se referem a comunicações com os responsáveis pela governança Apêndice 2: Aspectos qualitativos de práticas contábeis entender a entidade e seu ambiente, identificar fontes de evidência de auditoria apropriadas e fornecer informações sobre transações ou eventos específicos"
e) avaliar a adequação da seleção e a aplicação de certas políticas contábeis, mediante a verificação de documentos e relatórios e pelo acompanhamento de transações.
Item A7 - " indagações junto ao pessoal envolvido na iniciação, processamento ou registro de transações complexas ou não usuais podem ajudar o auditor a avaliar a adequação da seleção e aplicação de certas políticas contábeis "
-
NBC TA 315 (R1)
Item A77. O ambiente de controle inclui as funções de governança e administração e as atitudes, a consciência e as ações dos responsáveis pela governança e da administração no que se refere ao controle interno da entidade e sua importância na entidade. (...)
Item A78. Elementos do ambiente de controle que podem ser relevantes na obtenção do entendimento:
d) Filosofia e estilo operacional da adminsitração.
Item A79. (...) por meio de indagação junto a administração e empregados, o auditor pode obter entendimento de como a administração comunica aos empregados sua visão sobre práticas de negócio e conduta ética. O auditor pode então determinar se controles relevantes foram implementados ao considerar, por exemplo, se a administração tem código de conduta escrito e se ela atua de maneira a dar sustentação ao código.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atenção: o item 74 (da referida NBC) afirma que a indagação, por si só, não é suficiente para uma avaliação de risco a fim de serem obtidas evidências de auditoria a respeito do desenho e implementação dos controles relevantes.
No meu entendimento, essa é uma das razões (se não a principal) pela qual a alternativa "a" está incorreta.
---> Vejamos pelo lado prático: a indagação por si só pode trazer consigo respostas falsas dos responsáveis. Para que tenhamos certeza dessas respostas (quando verdadeiras), devemos aplicar procedimentos adicionais, a fim de corroborá-las. Por essa razão, é possível entender (visão geral), mas não diretamente identificar (ter asseguração razoável) se os controles relevantes estão de acordo.
-
Letra (d)
Segundo a NBC TA 500(R1):
A2. A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria. Os procedimentos de auditoria para obter evidência de auditoria podem incluir a inspeção, observação, confirmação, recálculo, reexecução e procedimentos analíticos, muitas vezes em combinação, além da indagação.
Embora a indagação possa fornecer importante evidência de auditoria e possa produzir evidência de distorção, a indagação, sozinha, geralmente não fornece evidência de auditoria suficiente da ausência de distorção relevante no nível da afirmação nem da eficácia operacional dos controles.
O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam ao auditor conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião. Dentre esses os procedimentos, destaca-se a entrevista ou indagação. O Manual de orientações técnicas de atividade de auditoria governamental do poder executivo federal (2017, p.31)
A entrevista é técnica útil para viabilizar a descoberta de novos fatos relacionados ao objeto da apuração e a indicação de novos caminhos de investigação. Embora deva ser corroborada por outros tipos de evidências, pode servir como prova testemunhal.
Em que pese a entrevista ser uma técnica comumente empregada na auditoria, a entrevista de testemunhas e acusados no âmbito investigativo costumeiramente não é realizada pelo auditor interno governamental, a não ser durante trabalhos de apuração, quando os suspeitos ainda não têm conhecimento de que uma apuração de fraude está sendo realizada. As autoridades policiais e as oriundas dos ministérios públicos geralmente realizam esse tipo de entrevista, que pode contar com o apoio dos auditores internos governamentais na sua condução.
Fonte: Resumos no meu arquivo no word
-
Para solucionar a questão o candidato deve ter
conhecimento da NBC TA 315 (R1) – Identificação e avaliação
dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu
ambiente, do Conselho Federal de Contabilidade.
Vejamos as alternativas:
A) Identificar o envolvimento dos
responsáveis com a revisão e avaliação dos controles internos, as conclusões
atingidas, os tipos de relatórios emitidos, assim como a reação dos órgãos
diretivos e de governança em relação aos assuntos levantados pelos auditores
internos.
Errada. As atividades citadas na alternativa tratam das
indagações junto à auditoria interna.
B) Avaliar o nível de cumprimento
de leis, normas e regulamentos pela entidade, bem como identificar relações não
usuais ou inesperadas e eventuais problemas que sejam úteis para a
identificação de riscos.
Errada. As atividades citadas na alternativa tratam das
indagações junto ao responsável pela gestão de riscos.
C) Compreender a existência de
compromissos e contingências e outras preocupações de natureza legal, como as
relativas ao cumprimento de leis e regulamentos.
Errada. As atividades citadas na alternativa tratam das
indagações junto ao departamento jurídico.
D) Entender o ambiente e a cultura
da entidade no que tange aos aspectos de ética, competência, estilo operacional
e demais componentes do controle interno.
Certa. As atividades citadas na alternativa tratam das
indagações junto aos responsáveis pela governança.
E) Avaliar a adequação da seleção
e a aplicação de certas políticas contábeis, mediante a verificação de
documentos e relatórios e pelo acompanhamento de transações.
Errada. As atividades citadas na alternativa tratam das
indagações junto ao pessoal envolvido na iniciação, processamento ou registro de
transações complexas ou não usuais.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Item A7 - "indagações dirigidas aos responsáveis pela governança podem auxiliar o auditor a entender o ambiente em que as demonstrações contábeis são elaboradas."
Bendito serás!!