SóProvas


ID
2896801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como salienta Milton Santos (1994), a noção de território, na atualidade, transcende a ideia apenas geográfica de espaços contíguos vizinhos que caracterizam uma região, estendendo-se para a noção de rede, formada por pontos distantes uns dos outros, ligados por todas as formas e processos sociais; o espaço econômico, nesse sentido, é organizado hierarquicamente, como resultado da tendência à racionalização das atividades, e se faz sob um comando que tende a ser concentrado em cidades mundiais, em que a tecnologia da informação desempenha papel relevante; esse comando então passa a ser feito pelas empresas por meio de suas bases em territórios globais diversos.

                                                                 Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item. 


No Brasil, o setor de serviços ampliou a sua participação no PIB; o setor agropecuário, estratégico na economia brasileira, se tornou mais complexo, o que permitiu a ampliação de diversos serviços relacionados aos diferentes momentos do processo de produção/consumo, como os setores de tecnologia, transporte e finanças.

Alternativas
Comentários
  • São consideradas atividades de serviços os transportes, comércio, limpeza, alimentação, telemarketing, hospedagem e beleza. É o segmento de maior peso na economia brasileira. Ele responde sozinho por cerca de 70% do PIB.

    Gabarito Preliminar: CERTO.

    Professor Rogger Rocha - Exponencial Concursos

    https://www.exponencialconcursos.com.br/prf-resolucao-da-prova-geopolitica-policia-rodoviario-federal-cespe-2019

  • (C)

    O setor de serviços ampliou sua participação no PIB nas últimas décadas, consequência da industrialização e urbanização da sociedade brasileira. O setor agropecuário se modernizou, tornando-se mais complexo, o que permitiu a ampliação dos serviços relacionados aos diferentes momentos do processo de produção/consumo, como os setores de tecnologia, transporte e finanças. De forma curta e clara, essa é uma descrição do AGRONEGÓCIO, setor de grande importância para a economia brasileira.


    Fonte: 
    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-prf-geopolitica-brasileira-e-historia-da-prf/


    #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • Eu recomendo que leiam o livro: Por uma outra globalização, do pensamento único a consciência universal. (Milton Santos)

    Além de ser uma excelente leitura é bastante cobrado em questões de cconcursos.

    FORÇA FOCO E FÉ GUERREIROS (AS)!!

    PM/AL e estudante de Geografia, rumo a PF/PRF.

  • Questão sem subjetivismo, Sim muito fácil. Não é de hoje que o setor de serviços é consequência do excedente da produção agrícola no Brasil. o BOOM do café foi exemplo que o setor terciário recebeu financiamento da produção agrícola para retorno no próprio setor. Em alguns casos fonte de renda alternativa da prole dos latifundiários que não tinham vocação pro agronegócio depois de voltarem nutellas da Europa.

  • Em termos de renda, uma reportagem elaborada pelo G1 demonstrou que a produção do limão gera cerca de R$1,2 bilhão no Brasil.

    Fruta$

    faturam US$80 milhões por ano, sendo as espécies siciliano e Tahiti, as mais produzidas no Brasil.

  • Eu, engenheiro agrônomo, tive o mesmo sentimento que a galera de TI, Contabilidade, Física e Exatas têm ao acertar, com facilidade, questões que envolvem conhecimento da sua área de formação. hahaha

  • O setor de serviços ( setor terciário), passou a ganhar uma maior relevância na economia do Brasil a partir da década de 1970, quando se expandiu em função do crescimento da industrialização do país. 

    Atualmente, o setor terciário emprega mais de 70% da população brasileira. 

    s investimentos em tecnologia e as grandes safras têm corroborado com a economia brasileira no setor agropecuário..

  • Como os setores de tecnologia, transporte e finanças.

    tecnologia - máquina de coleta de grãos. A máquina que coleta é tão tecnológica que só não entrega o produto já embalado porque, geralmente, as empresas (fazendas) que colhem não são as que embalam e que vendem para as distribuidoras.

    transporte - 99% do que é produzido na agricultura é concentrado nas zonas rurais distante a centenas de quilômetros das grandes cidades, com isso se exige uma infraestrutura para que se tenha um transporte para escoar toda essa mercadoria.

    finanças - tudo que se trata de maquinário agrícola é caro, o exemplo bem claro disso é a propria máquina que colhe grãos, uma máquina desta não custa menos de 1 milhão. E se tem um setor no mercado que é suscetível a pegar prejuízo é o setor da agricultura. Pra quem não sabe como funciona a produção agrícola acha que ser um "fazendeiro" é significado de se banhar em dinheiro vivo está completamente enganado, quem vive nisso é um percentual extremamente baixo dos produtores. Imagine um produtor de soja, arroz (principalmente), feijão, por exemplo, é gasto dinheiro as vezes em escala absurda pra preparar a terra e semear a terra pra receber o principal fator que vai decidir se a produção vai pra frente ou se vai ser só mais um prejuízo absurdo pra recuperar de novo, a tal da CHUVA, se não chove no período de semeadura ou por muito tempo é prejuízo na certa!

  • AGRO É TEC

    AGRO É TD

    AGRO TÁ NA PRF! rsrs

  • O atual cenário do campo brasileiro se divide entre as benesses da tecnologia aplicada ao setor (como a participação na Revolução Verde e a adoção da biotecnologia) e os efeitos negativos da aplicação dessas tecnologias. Com o aumento das áreas cultivadas, por exemplo, surgiu a agricultura de precisão, que permite o conhecimento detalhado da lavoura, por meio de sinais de satélite e softwares.

    Por causa de todos os saberes necessários e das etapas envolvidas no desenvolvimento da cadeia produtiva agropecuária, observa-se que há, nos dias de hoje, uma grande integração entre indústria, estrutura urbana e setor agrícola no Brasil. Ademais, com o desenvolvimento tecnológico e o avanço dos meios de comunicação e de transporte, houve uma diliuição da fronteira que dividia a zona rural da urbana.

    Ao envolver vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, o agronegócio desponta como um dos mais importantes setores da nossa economia, constituindo-se, assim, como setor nacional com grande capacidade de geração de postos de trabalho, a despeito do seu processo de mecanização.

    Resposta: Certo

  • eu concordo com vcs eu tenho um superior de nao me lembro oq e acertei kkk

  • GEOGRAFIA ECONÔMICA

    É o estudo da localização, distribuição e organização espacial das atividades econômicas na Terra.

    [...]

    Qual seu foco?

    • Localização de indústrias e atividades comerciais no atacado e varejo;
    • Em rotas comerciais e de transporte; e
    • Nas mudanças de valor do mercado imobiliário.

    [...]

    ☛ QUESTÕES PRA FIXAR!

    1} A valorização da produção de commodities e o aumento de seus preços e de sua exportação têm sido apontados como promotores de riqueza e ascensão para os países emergentes, tais como os que integram o BRICS, que passam a ser considerados importantes para a manutenção do crescimento da economia mundial. CERTO ☑

    • Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, cereais e alguns metais.

    A valorização das commodities foi um fenômeno típico do início do século XXI – estamos no fim deste ciclo, inclusive. Por causa dessa valorização, países emergentes cresceram bastante, entre eles o Brasil, que soube aproveitar muito bem essa fase.

    ___

    2} No Brasil, o setor de serviços ampliou a sua participação no PIB; o setor agropecuário, estratégico na economia brasileira, se tornou mais complexo, o que permitiu a ampliação de diversos serviços relacionados aos diferentes momentos do processo de produção/consumo, como os setores de tecnologia, transporte e finançasCERTO ☑

    [...]

    ____________

    Fontes: Wikipédia; Questões da CESPE; Colegas do QC.

    • Setor Primário: extração de matérias-primas (lembrando que é bastante forte na região da amazônia)
    • Setor Secundário: indústria
    • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais

    PRIMÁRIO - No setor primário serão obtidas as matéria-primas para os outros setores. Apesar de ser fundamental, possui pouco valor agregado e não gera muitas riquezas aos países que exploram apenas modalidade econômica.

    SECUNDÁRIO - O Setor Secundário da economia corresponde ao momento quando as matérias-primas são transformadas em produtos industrializados de alto valor agregado. Isso ocorre devido o emprego de altas tecnologias.

    Portanto é um setor de considerável riqueza para o desenvolvimento econômico dos países. No entanto, é o responsável pela maior parte da poluição e degradação ambiental do Planeta.

    TERCIÁRIO - O Setor Terciário é o campo da economia capitalista que mais cresce atualmente e onde se encontram os produtos de maior valor agregado. Caracteriza-se pela inclusão comercial de tudo aquilo que não abarca os outros setores, onde o foco está nas relações interpessoais.

    Este é também definido como o setor de comércio e prestação de serviços. Aqui é onde se dá a comercialização dos bens tangíveis e intangíveis (imateriais), como a oferta de serviços prestados às empresas ou a particulares.

    Neste setor apresenta-se um alto grau de valor agregado e desenvolvimento econômico, típico dos países desenvolvidos, os quais concentram suas atividades nesta categoria. Destas nações virão as grandes empresas como refinarias, automobilística e maquinaria.

    A economia de um país é classificada de acordo com os setores da economia a que ele se dedica.

    Por isso, sua riqueza é medida segundo o desenvolvimento de cada setor. Assim, quanto maior a concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais desenvolvido este país será.

  • Para complementar:

    PIB (formação)

    1- Serviços:76%

    2- Industria: 18%

    3 -Agro:6%

  • O setor de serviços, passou a ganhar uma maior relevância na economia do Brasil a partir da década de 1970, quando se expandiu em função do crescimento da industrialização do país. 

    Atualmente, o setor terciário emprega mais de 70% da população brasileira. 

    s investimentos em tecnologia e as grandes safras têm corroborado com a economia brasileira no setor agropecuário..

  • Agro é tech, agro é pop, agro é tudo só aos olhos do Gringo. Apesar do Brasil ser visto lá fora como uma grande fazenda e da área do Agro estar entre as 3 maiores do mundo, o que movimenta o PIB brasileiro, ainda com 70 a 80% de todo o valor, é o setor de comércio e serviços.

  • Serviços lidera o PIB no Brasil. 72,8% ( Aqui era 71,8%)

    O agro cresceu de 5,1% em 2019 para 6,8% em 2020.

    A industria diminui a fatia de 21,4% para 20,4%.

  • Para complementar:

    PIB (formação)

    1- Serviços:76%

    2- Industria: 18%

    3 -Agro:6%

    £££££££££££u acho uma pouca vergonha esses dados , um povo miseràvel , sem Educaçao e com um rendimento pìfio desses na Agropecuària. Aqueles Coronè do Ne. dominando tudo , Renam , Joseè Sarna , etc... N deixam o paìs se desenvolver e matar a fome dos seus semelhantes .....VERGONHA !!!!

  • Certo.

    Com a implementação de tecnologias no campo (agropecuário) esse setor ampliou sua participação na economia do país e por isso proporcionou maior oferta de emprego para diversos segmentos.

  • Como faço pra achar mais questões de Geopolitica aqui no Qconcurso, filtrando por CESP, PRF e Geografia tem 5 apenas

  • Recomendo o Brasil Paralelo "Cortina de Fumaça"

  • CORRETA. 

    No enunciado podemos observar o poder do agronegócio, um setor de grande importância para a economia brasileira. Os lucros gerados pelo agronegócio iniciaram um processo de modernização, assim levando a ampliação dos serviços relacionados aos diferentes momentos do processo de produção e consumo, como os setores de tecnologia, transporte e finanças. Como podemos observar na região Centro-Oeste do Brasil, o agronegócio foi a principal engrenagem para o inicio de uma série de fatores que levaram a industrialização e desenvolvimento da região, movimentando investimentos para outras áreas essenciais para o funcionamento do estado e da sociedade, e ganhando destaque a âmbito nacional em suas produções.