SóProvas


ID
2897623
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                    Texto I


                 Atlas da Violência mostra relação entre crimes e

                                  baixo desenvolvimento

                                                                                        Por Fernando Molica


      Os dados do ‘Atlas da Violência 2018: políticas públicas e retratos dos municípios brasileiros’ revelam que a violência é menor em cidades de maior desenvolvimento humano. A análise dos 309 municípios com mais de 100 mil habitantes mostrou que as taxas de homicídios são superiores naqueles que concentram populações mais pobres, baixos índices de atendimento a crianças e adolescentes e mais casos de desocupação e de gravidez na adolescência.

      Os números reforçam os contrastes entre as cidades que ficam nos extremos da tabela: Brusque (SC) e Queimados (RJ). Na primeira, a taxa de homicídios e mortes violentas ficou em 4,8 casos por 100 mil habitantes; na outra, o índice chegou a 134,9. Os municípios mais violentos se concentram nas regiões Norte e Nordeste. Os números analisados são do ano de 2016.

      Os dados do Atlas mostram o tamanho da desigualdade: em Brusque, a taxa de atendimento escolar na faixa de zero a três anos era de 31,3%, em Queimados, de 14,5%; a renda média por pessoa dos 20% mais pobres chegou a R$ 505,50 na cidade catarinense e a R$ 180 na do Estado do Rio.

      Os índices de desocupação entre os 18 e 24 anos nos dois municípios foram de, respectivamente, 3,8% e 22%; os de gravidez na adolescência, de 1,3% e 2,9%. Outro dado relevante é o percentual de jovens entre 15 a 24 que não estudavam nem trabalhavam, os “nem-nem”: em Brusque, eram 1,2% do total; em Queimados, 13%. [...]

      Os dados foram analisados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No estudo, os pesquisadores frisam a necessidade de olhar a segurança pública de maneira mais ampla, não restrita apenas à atuação policial. Para eles, “a confusão sobre a produção do trabalho policial com a produção de segurança pública gera uma injustiça para as próprias organizações policiais, pois coloca toda a carga do problema sobre as mesmas.

      Desse modo, quando a situação se deteriora, a responsabilidade recai sobre os ombros das polícias.” Esse processo, frisam, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos que não desenvolveram “um planejamento adequado e um plano de prevenção que componham uma política de Estado”.

Adaptado de: <https://veja.abril.com.br/brasil/atlas-da-violencia-mostra-relacao-entre-crimes-e-baixo-desenvolvimento/> . Acesso em: 17 out. 2018.

Substituindo a seguinte expressão em destaque por um pronome, assinale a alternativa que atende à norma padrão da língua portuguesa:


“Esse processo, frisam, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos que não desenvolveram ‘um planejamento adequado’”. 

Alternativas
Comentários
  • O " que " e o "não " atraem o pronome para antes Dó verbo.

  • DESENVOLVERAM É UM VERBO TRANSITIVO DIRETO, LOGO, PEDE UM OBJETO DIRETO

    LHE = SEMPRE VAI EXERCER FUNÇÃO DE OBJETO INDIRETO

    O, A (SEGUIDOS OU NÃO DE S) = VÃO EXERCER FUNÇÃO DE OBJETO DIRETO

    PRÓCLISE - PRONOME ANTES DO VERBO ("PRO"): PALAVRAS NEGATIVAS, ADVÉRBIOS

  • Segue o MACETE

    COLOCAÇAO PRONOMINAL

    VERBOS TERMINADOS EM:

    SOM VOCALICOS (A, E, I, O, U) SERAO USADOS OS PRONOMES A(s), O(s).

    SOM NASAL (M, N) SERÃO USADOS OS PRONOMES NO(s), NA(s).

    TERMINADOS EM ( R, S, Z ) SERÃO USADOS LO(s), LA(s).

  • Basta saber que o verbo é obj direto já matava três questões, depois olhar pro referente que é masculino, só sobra mesmo  letra ( E )

  • Fernando, você está enganado. "Desenvolveram-no" e "desenvolveram-na" também são Objeto direto! Portanto, para concluir a questão, torna-se necessário saber que palavras negativas atraem o pronome.

  • E) “Esse processo, frisam, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos que não o desenvolveram.”.

    Temos o Pronome Relativo ''QUE'', sendo um fator atrativo de Próclise.

    Gabarito: E

  • NÃO >>> fator atrativo de próclise, ''...NÃO O DESENVOLVERAM.''

  • Esse processo, frisam, faz com que sejam diminuídas as responsabilidades de governos que não o desenvolveram.

    quem desenvolve, desenvolve algo (objeto direto).

    só usamos lhe para objetos indiretos