Gabarito Errado.
A evoluçaõ transformacional é atribuída a Lamarck, enquanto que a evolução variacional ou selecional é atribuída a Darwin.
Na teoria de Lamarck, “as espécies mudavam no tempo porque cada organismo individual dentro da espécie sofria as mesmas mudanças”. Nela, os organismos individuais são “os sujeitos das mudanças evolutivas”: as transformações que neles ocorrem “produzem a evolução”. Assim, o incremento da resistência aos pesticidas, que pode ser detectado em uma população de insetos, seria considerado como a resultante de uma série concatenada de mudanças acontecidas nos insetos individuais. Cada indivíduo desenvolve resistência a concentrações cada vez mais altas de veneno durante sua vida, e essa adaptação fisiológica vai sendo transmitida à descendência. Assim, aquele que explique essas mudanças fisiológicas, poderia também explicar o fenômeno evolutivo simplesmente congregando as narrativas de processos individuais de desenvolvimento em uma explicação do fenômeno coletivo.
Em contrapartida, “a teoria darwiniana da evolução orgânica baseia-se em um modelo variacional de mudança”, no qual o fenômeno evolutivo não pode, nem necessita, ser explicado por agregação de narrativas de processos individuais de transformação. Segundo essa teoria, uma população “modifica-se, não porque cada indivíduo passe por desenvolvimentos paralelos durante a vida, e sim porque existe variação entre os indivíduos e algumas variantes produzem mais descendentes do que outras” (Lewontin, 2000, p. 9); e, por isso, pode afirmar-se que, segundo tal ponto de vista, o organismo, como diz Lewontin (1985, p. 85), aparece “como objeto, e não como sujeito, das forças evolutivas”.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ss/v3n2/a03v3n2.pdf
A evoluçaõ transformacional = Lamarck
Evolução variacional ou selecional= Darwin.
Lamarck acreditava que órgãos utilizados constantemente se desenvolviam mais enquanto que órgãos que não eram utilizados se desenvolviam menor e podiam até se atrofiar.
Essa lei parte do princípio que o ambiente oferece condições para que cada organismo se desenvolva e se adapte.
Para Darwin, o ambiente pode promover condições específicas, as vezes adversas, que permite selecionar os indivíduos mais adaptados.
https://querobolsa.com.br/enem/biologia/darwinismo-e-lamarckismo