SóProvas


ID
2897824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.


O Aedes aegypti, mosquito vetor do vírus da febre amarela, é um dos integrantes da ordem Díptera, que se caracteriza pela presença de dois pares de asas membranosas e estreitas.

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADO

    Embora a questão esteja correta em sua parte inicial o  vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus e do gênero Sabethes. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue), podendo o Aedes albopictus também transmitir os vírus. A parte errada está em afirmar que a Ordem Diptera possui dois pares de asas membranosas e estreitas. A característica que dá nome ao grupo Diptera é a presença de um único par de asas membranosas.

  • O Aedes transmite a febre amarela, o erro está: asas membranosas e estreitas.

    Dípteros: 2 asas

    Na Ordem Diptera (do grego di = duas e pteron = asas, devido às asas posteriores serem modificadas em forma de halteres e funcionarem apenas como estabilizadores de voo), estão incluídas as moscas, mosquitos, varejeiras, pernilongos, borrachudos e mutucas. São conhecidas aproximadamente 153 mil espécies distribuídas em 160 famílias em todo o mundo. No Brasil, ocorrem cerca de 8,7 mil espécies, com estimativas de 60 mil. É um grupo que está presente na maioria dos habitats. São holometábolos, ocupam diversos nichos alimentares, podendo ser parasitas, hematófagos, predadores, além de se alimentarem de folhas, frutos, flores, néctar e outras substâncias açucaradas. Muitos dípteros desempenham importante papel ecológico, especialmente como inimigos naturais de vários organismos. Certas espécies têm grande importância econômica, forense, médica e veterinária (CARVALHO et al., 2012).

     

    Texto: Amabilio J. A. de Camargo

    EMBRAPA

  • -> ordem Díptera possui 1 par de asas menbranosas no mesotórax.

    Gab. Errado

  • A ordem diptera apresenta apenas um par de asas membranosas, o outro par de asas (Balancim ou halteres) serve para dar mais equilibrio ao voo.

  • -Lepdoptera: Popularmente conhecidas como mariposas e borboletas, são insetos holometábolos (com metamorfose completa), de asas membranosas, corpo e apêndices cobertos por escamas.

    Coleoptera: compõem uma ordem muito diversa de insetos, entre os quais os mais populares são os besouros e as joaninhas. O par de asas anteriores (externo) é esclerotizado e funciona como uma capa rígida, conhecida como élitro, visando proteção

    Diptera: estão incluídas as moscas, mosquitos, varejeiras, pernilongos, borrachudos e mutucas