SóProvas


ID
2897998
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Marieta

            Marieta fez 90 anos.

            Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.

            Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.

            São múltiplas as teorias sobre idade feminina. Eu envelheceria ainda mais, se fosse anotar aqui todos os conceitos alusivos a essa matéria; enquanto isso, as mulheres ficariam cada vez mais jovens. Depois, não estou interessado em compendiar a incerta sabedoria em torno do tema incerto. Meu desejo é só este: contar a idade de Marieta, por estranho que pareça.

            E não é nada estranho, afinal. Marieta fazer 90 anos é tão simples quanto ela fazer 15. No fundo, está fazendo seis vezes 15 anos, esta é talvez sua verdadeira idade, por uma graça da natureza que assim o determinou e assim o fez. Privilégio.

            Ah, Marieta, que inveja eu sinto de você, menos pelos seus 90, perdão, 6 x 15 anos, do que pelo sinal que iluminou seu nascimento, sinal de alegria serena, de firmeza e constância, de leve compreensão da vida, que manda chorar quando é hora de chorar, rir o riso certo, curtir uma forma de amor com a seriedade e a naturalidade que todo amor exige.

            Sei não, Marieta (de batismo e certidão, Maria Luísa), mas você é a mais agradável combinação de gente com gente que eu conheço.

(Carlos Drummond de Andrade, Boca de Luar. Adaptado)

Considere a seguinte passagem do texto.

Marieta fez 90 anos.

Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.

Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.


O trecho entre parênteses introduz um comentário do narrador que se caracteriza como manifestação de

Alternativas
Comentários
  • "mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher." observe  Que ele se refere  a um  tempo  atual  em  Que  as  pessoas  perderam   a  convenção  de serem  educadas . gabarito   b  e  ainda  mais  " mas  "  é  uma  cjunção  adversativa  com  valor  de ressalva esse  é o  detalhe

  • Gabarito fornecido: Resp 2 - A

  • Para mim diz respeito à noção que as pessoas estão perdendo do que seja falta de educação ou até mesmo educação, pois ninguém pode dar o que não tem. Texto muito atual.


    Resposta: A, pois para o autor revelar a idade se mostra uma tremenda falta de educação, RESSALVANDO que isso para muitas pessoas não faz sentido, pois ou não respeitam as conveniências por vontade ou por desconhecem a noção do que seja educado.

  • Gabarito: A

     

     

     a) ressalva em relação a comportamentos socialmente convencionados que podem estar se perdendo na atualidade.

     

    Do texto:

    "Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher."

     

    mas - Conjunção Adversativa; expressando idéia de contraste ao que foi dito anteriormente.

     

    O autor comenta que é falta de educação e logo em seguida discorre que, apesar de considerar falta de cordialidade, muita gente não se incomodaria com o isso. Afinal de contas, poucos sabem o que é educação nos dias de hoje.

  • Quase escolhi a letra e), mas depois, pensando melhor, percebi que não há um julgamento no que ele diz.

  • GABARITO: LETRA A

    ? Marieta fez 90 anos. Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta. Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.

    ? A conjunção coordenativa adversativa "mas" condena a nossa resposta, ela traz um teor semântico de ressalva feita pelo autor em relação à ideia anteriormente apresentada

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Trecho do texto: "Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher."

    O trecho entre parênteses introduz um comentário do narrador que se caracteriza como manifestação de:

    OK, mas entender a alternativa A como correta apenas pelo termo "ressalva" é complicado em?

    Pra mim, a continuação da alternativa do trecho foge da ideia do comentário do autor.

    R: ressalva em relação a comportamentos socialmente convencionados que podem estar se perdendo na atualidade.

    1. quais comportamentos são esses? não saber o sentido de educação?
    2. esse comportamento está se perdendo? ou seja, estão aprendendo o sentido de educação?

    Honestamente, pra mim nenhuma está bem clara e compatível com a ideia do autor. Seria mais adequado o examinador colocar algo como "ressalva quanto à compreensão social sobre o significado/sentido do termo educação".

    Eu, se fizesse essa prova, entraria com recurso rs.

    OBS: essa é apenas a minha contribuição aos colegas, para pensarmos, discutirmos e aprendermos juntos.