SóProvas


ID
2898307
Banca
CS-UFG
Órgão
AparecidaPrev
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Operários cruzam os braços por melhores condições de trabalho


      Centenas de operários que trabalham na obra de ampliação do aeroporto de Vitória paralisaram as atividades nesta segunda-feira (29). Eles reivindicaram melhores condições de trabalho. Além da troca do restaurante que serve aos trabalhadores, eles pediram o fim da dupla função, auxílio periculosidade para eletricistas e o pagamento da rescisão de contrato por uma empresa que saiu do consórcio. Os operários também pediram reajuste salarial. Todas as reivindicações foram atendidas e a obra não corre risco de novas paralisações.

      O estopim para o movimento foi na última semana, quando dezenas de funcionários teriam passado mal com a comida do restaurante. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado (Sintracost), Paulo Peres, a principal exigência foi a substituição do fornecedor da alimentação. “Semana passada teve um dia em que 70 operários passaram mal por causa da alimentação e foram hospitalizados. Mas isso não é de hoje, tem seis meses que os trabalhadores reclamam da qualidade da alimentação”, disse.

      Na manhã desta terça-feira (30), os operários realizaram uma assembleia. O consórcio da obra atendeu as reivindicações, além de conceder um aumento de 6%, de acordo com o sindicato. Nenhum trabalhador quis comentar o assunto.

      O diretor-presidente do consórcio JL, João Luiz Félix, responsável pelas obras no Aeroporto de Vitória, informou que todas as questões foram resolvidas com a ideia de não haver discussões e, consequentemente, atrasos na ampliação da estrutura do terminal aéreo. Ele acrescentou que no total são 1.350 pessoas trabalhando no canteiro de obras, entre operários, engenheiros e funcionários dos setores administrativos. DIAS, Kaique. Operários cruzam os braços por melhores condições de trabalho.

Disponível em:<http://www.gazetaonline.com.br/cbn_ vitoria/reportagens /2017/05/operarios-cruzam-os-bracospor-melhores-condicoes-de-trabalho-1014060665.html> . Acesso em: 20 jan. 2018. (Adaptado). 

No terceiro parágrafo, o autor afirma que os trabalhadores não quiserem comentar o assunto. Depreende-se, da leitura do texto, que isso ocorreu, provavelmente, porque eles

Alternativas
Comentários
  • Na boa, coloca a mão na bola de cristal e vai na fé com essa extrapolação...

    Com certeza pode ser mais de uma alternativa!

  • kkkkkkkk é só se colocar no lugar dos funcionários!

  • Oi? temiam represálias dos responsáveis pelas obras no Aeroporto de Vitória? Onde mesmo está explícito ou implícito essa informação? Sinceramente, não consegui depreender do texto isso...

  • Gente do céu, como uma questão dessa não foi anulada?

  • nada com nada ............... esta banca .

  • "provavelmente" :D

  • "No terceiro parágrafo, o autor afirma que os trabalhadores não quiserem comentar o assunto. Depreende-se, da leitura do texto, que isso ocorreu, provavelmente, porque eles"

    Quiserem???????????????????????????

  • Só com uma bola de cristal nessa questão.

  • Extrapolação monstruosa da sempre polêmica UFG.

  • Infelizmente essa banca é assim mesmo. Não são poucas as questões que deixam a gente tipo WHAT??.

  • Comentário de professor que é bom, nada...

  • Errei! mas o meu raciocínio foi o seguinte... se TODAS as reivindicações foram atendidas (1º parág. - Todas as reivindicações foram atendidas e a obra não corre risco de novas paralisações.) porque eles iriam temer represálias por falar alguma coisa? infere-se que iriam falar coisas boas, enfim.... vai sabe né!

  • Logo abaixo o texto diz: " informou que todas as questões foram resolvidas com a ideia de não haver discussões e, consequentemente, atrasos na ampliação da estrutura do terminal"

    Eu entendi que fazia parte do acordo cessarem as discussões e comentários, o que incluiria entrevistas para profissionais de imprensa, já que as reivindicações foram atendidas e essas paralisações, juntamente com a exposição de condições de trabalho ruins aos operários, poderiam prejudicar a reputação da empresa e da obra, podendo gerar possíveis atrasos.

    Mas não tinha alternativa apontando isso, então não entendi muito bem esse gabarito, mas fazer o que né.

  • alternativa d correta

    O trecho "informou que todas as questões foram resolvidas com a ideia de não haver discussões", dá a ideia de que fazia parte do acordo não realizar comentários sobre.

  • Essa questão foi sobre interpretação da vida.

  • Confesso que procurei em todo o enuciado do texto, e não vi nada relacionado a: Temiam represálias dos responsáveis pelas obras no Aeroporto de Vitória. :/